Usina de Letras
Usina de Letras
201 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Amar Cristo é fácil. Os nossos irmãos, nem tanto! -- 16/06/2010 - 09:37 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Amar Cristo é fácil. Os nossos irmãos, nem tanto!



O mandamento é claro: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, como a nós mesmos. Quanto ao próximo, Cristo dimensiona: amai-vos uns aos outros como eu vos amei.



Nada mais! Tudo se resume no maior mandamento da Lei divina: o Mandamento do Amor. Ele é absoluto, universal e incondicional.



Quanto a amar a Deus, nada a opor; afinal devemos tudo a Ele e, ao menos por gratidão, isso acaba sendo observado. Além do mais Deus não nos incomoda, não compete conosco, não atrapalha nossa liberdade... Porém, não fica tão pacífica a prescrição de amá-lo sobre todas as coisas, pois gostamos de nos amar excessivamente, como também, os bens materiais, a fama, o poder, o dinheiro.



Ainda mais difícil é cumprir a segunda parte, amar o próximo, nossos semelhantes, com todos seus defeitos, suas impertinências, teimosias, manias, disputas. Diferentemente de Cristo, estes nos “incomodam”, disputam conosco a vida do mundo, geram comparações, rivalidades...



Jesus Cristo veio nos mostrar a força do Amor, único capaz de consertar o homem e o mundo. Consumiu sua vida na dedicação aos seus. O episódio da Paixão põe à mostra um festival de traições, e que continuam até hoje...



Traímos seu amor quando não damos de comer a quem tem fome, quando não vestimos aquele que está nu, não matamos a sede de tantos sedentos e ressequidos, quando não atendemos os doentes, não cuidamos dos desamparados...



Continuamos a trair o amor de Cristo quando nos deixamos levar pelo orgulho, pelo egoísmo.



Traímos o amor de Cristo quando abandonamos a Fé e perdemos a Esperança; quando esquecemos Deus; quando fazemos somente a nossa vontade....



Traímos o amor de Cristo quando abandonamos a Verdade e abraçamos as mentiras do mundo...



Amamos a Deus, mas ignoramos sua Vontade!



Nunca podemos esquecer que o mandamento do Amor se fundamenta na Cruz e abrange duas dimensões: a vertical que nos leva a “olhar para o alto” e a horizontal, que nos leva a “olhar para a terra”, para a realidade dos nossos irmãos.



Desse modo, como bem lembrou o arcebispo Paul Josef Cordes, ao apresentar a mensagem do papa Bento XVI para a Quaresma de 2007, elevar o olhar a Cristo não significa “substituir o serviço ao homem pelo serviço a Deus”.



Ao olharmos para o Cristo trespassado, o nosso coração, por vezes endurecido, deve-se abrir ao outro; seus braços abertos apontam e ao mesmo tempo “querem abraçar” todos aqueles que sofrem.



Deus ama a todos e pede isso de nós. Insiste sobre o dever do amor; um amor testemunhado concretamente nas relações entre as pessoas: respeito, colaboração, ajuda generosa. Lembremos ainda que o próximo é aquele necessitado da nossa atenção e solidariedade. Mas precisamos “ver” o nosso próximo como Jesus, como o Bom Samaritano, isto é, com o coração que vê onde se necessita de amor e, sem “passar de lado”, age com caridade.



No livro “O Meu Cristo Partido”, o autor (Ramón Cué) coloca as seguintes palavras na boca de uma imagem do Cristo mutilado: “(...) Há muitos cristãos que tranquilizam a sua consciência beijando um Cristo belo, obra de arte e de museu, enquanto ofendem, mutilam ou roubam o pequeno Cristo de carne, que é o seu irmão...”



Jesus nos pede para amar até os nossos inimigos. Os pedidos que o Senhor nos faz através do Evangelho são possíveis de ser observados na medida da grandeza de nossa alma, da nobreza de nossos sentimentos: amar também àqueles que não nos amam, fazer o bem àqueles que nos fazem o mal, dar sem esperar a devolução e até rezar pelos nossos inimigos.



“Então, sim, ao amares teu inimigo, estás a amar um irmão. É esse o motivo por que o amor ao inimigo é a perfeição da caridade, já que a caridade perfeita consiste no amor aos irmãos. Ama e fazes o que quiseres; se te calas, cala-te por amor; se falas em tom alto, fala por amor; se corrigires alguém, faze por amor. Pois é preciso amar o homem e não o seu erro. O homem é obra de Deus, o erro é obra do homem. Ama a obra de Deus e purifica as obras do homem. Se existe o inimigo é porque existe o erro. Retira o erro e em vez de enxergares um inimigo, contemplarás um irmão.” (Santo Agostinho)



vcarezia@ig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui