Usina de Letras
Usina de Letras
221 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Elogio -- 14/08/2010 - 10:10 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Olá educadores e gestores,



Ao elogiar e reconhecer um aluno, o docente poderá mudar a vida desta criança ou jovem para sempre. É sobre isto que trata o artigo do Jornal Virtual de hoje, de autoria do professor de Física e Matemática Carlos Antônio dos Santos, que é educador há 28 anos e atualmente leciona na EE Monsenhor Artur de Oliveira, em Pitangui (MG).



Boa leitura!



Elogio e reconhecimento



Esse é o título do artigo publicado na revista Indústria de Minas, da Fiemg, por Eloi Zanetti, especialista em marketing e comunicação corporativa. É impressionante as semelhanças que encontramos do relato com as situações da nossa vida no dia a dia. Diz o artigo que Akira Kurosawa, hoje cineasta, era considerado por todos e até por ele próprio um “completo imbecil”. Era uma pessoa totalmente inexpressiva durante sua vida de infância e até a adolescência.

Mas foi um professor de Arte que, vendo um de seus trabalhos na sala de aula, teceu alguns comentários colocando-o em destaque na sua turma e enaltecendo suas qualidades, até então nem vistas por ele, com “demorados elogios”. Foi o bastante para ele se enxergar e dar um rumo à sua vida, e carregar consigo aquele elogio, e passou a fazer tudo por merecê-lo.

São inúmeras as situações que encontramos em que as pessoas debocham de colegas e amigos inibindo um potencial que poderia ser desenvolvido. Também são inúmeras as oportunidades que temos de tecer comentários elogiosos às pessoas que nos cercam e que poderiam, como o professor de Arte de Kurosawa, ser o norte para muitos, e infelizmente não nos damos conta disso.

Na maioria das vezes é preciso que alguém perceba as qualidades ou mesmo o potencial de alguém, que possa ser desenvolvido, e teça um elogio demonstrando um reconhecimento de um aspecto positivo da pessoa.

Conta-se no artigo em questão que, estando o autor viajando pelo interior do Paraná na companhia do músico Luiz Gonzaga, o rei do baião, durante uma breve parada numa churrascaria de beira de estrada, Luiz Gonzaga perguntou ao garçom que o serviu, em voz alta: “Moço, você é o dono do estabelecimento, não é?” Recebendo um não, obviamente já percebido pelo músico, mas este ainda disse: “É, mas não vai demorar muito e você vai ter a sua própria churrascaria. Tenho observado o seu trabalho, e você tem tudo para ser o dono do seu próprio negócio.”

Agora, imagine o garçom recebendo um elogio desses em público e ainda mais por uma figura como Luiz Gonzaga!

É interessante também notar que até uma certa fase de nossas vidas não conseguimos enxergar as oportunidades que nos cercam ou mesmo o meio em que estamos. O adolescente, na maioria das vezes, volta-se para questões irrelevantes próprias de sua idade e nos faz pensar: como é possível que ele não perceba a importância de certas coisas que nós, pais ou professores ou mesmo como simples adultos, queremos que ele valorize?

Quando adultos nos tornamos profissionais e especialistas em algum tipo de atividade, mas se não formos notados enquanto alunos e adolescentes também seremos como o cineasta: invisíveis aos olhos dos outros. Devemos praticar essa não tão difícil atitude do professor de Arte: elogiar as pessoas mostrando a elas e a todos o seu lado positivo. Vamos ajudar muita gente a encontrar seu caminho.



Texto de Carlos Antônio dos Santos, professor de Física e Matemática, enviado ao Jornal Virtual.

Email:carlos.01@netsite.com.br



Compartilhe conhecimento

Você tem algum artigo criativo sobre educação e gostaria de compartilhá-lo com os leitores do Jornal Virtual? Então, envie seu texto para mim mariana@humanaeditorial.com.br. Os artigos precisam ter, no máximo, 3.600 caracteres (contando com espaços), passam por uma avaliação editorial e, quando aprovados, são divulgados.





Enquanto isso, no Blog Educação em pauta ...

O Iesde – Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino está disponibilizando gratuitamente, por seis meses, aplicativos multimídias com conteúdos de inglês, francês, espanhol e curso de redação preparatório para vestibular e Enem a instituições de ensino e escolas interessadas em todo o Brasil.

Confira esta notícia completa e outros assuntos no blog das revistas Profissão Mestre e Gestão Educacional. Clique aqui para acessar.



Boa leitura!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 799 vezesFale com o autor