Usina de Letras
Usina de Letras
95 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Paz esteja no meio de nós... -- 19/08/2010 - 09:08 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Paz esteja no meio de nós...



A paz somente acontece na amizade com Deus e com os irmãos



A paz esteja convosco! Assim Jesus Cristo saudava os discípulos, numa demonstração clara da importância da paz em nossa vida.



Saúde e Paz! São os votos mais desejados; no entanto, fazemos muito pouco para que sejam realidade entre nós. Assim como a saúde do corpo e da alma, a paz é fundamental; sem ela não é possível vivermos a dignidade de filhos de Deus. Só na Paz o ser humano consegue realizar-se plenamente.



Mas será que temos consciência da verdadeira dimensão da paz?



A paz é dom de Deus. Infelizmente falta Cristo em muitos corações.



Como bem lembra João Paulo II: “A violência e a injustiça têm raízes profundas no coração de cada indivíduo, de cada um de nós”. Mas, se é do coração que procedem as maldades que os homens são capazes de cometer, é igualmente nele, sede do amor, que podem florescer os bons sentimentos, a fraternidade e as boas obras, capazes de construir um mundo melhor.



Ocorre que o homem despreza essas verdades. Os seres humanos estão-se alimentando do orgulho, da inveja, da desconfiança; irritam- se com facilidade e o diálogo pacífico, manso e construtivo torna-se cada dia mais difícil.



Muitas vezes entendemos a paz unicamente como o contrário de guerra, atentados terroristas, violências e brutalidades, mas é muito mais que isso; na realidade ela engloba tudo que é necessário para o bom relacionamento, para a convivência humana. Onde há paz há concórdia, entendimento, respeito, liberdade, igualdade, fraternidade; há vida em plenitude.



Ora, se queremos paz precisamos investir... Ignoramos que somos nós os fazedores da paz ou da violência.



Cruzamos os braços, e a violência vai-se alastrando, ficando cada dia mais próxima e, cedo ou tarde, atinge a cada um de nós.



Para que haja paz, nosso coração precisa mudar, nossas atitudes precisam mudar; é preciso vencer as desordens (pecados): pessoais, familiares e sociais.



A paz verdadeira é fruto do Amor e da Justiça, e ao mesmo tempo que é Dom é conquista.



Cristo ensinou-nos a linguagem do amor, da misericórdia, do perdão, mas ainda temos dificuldade de amar, de compreender, de perdoar. Ensinou-nos a humildade, a paciência, a compaixão, mas não conseguimos aceitar o outro, não somos irmãos. Ensinou-nos a fraternidade, a solidariedade, mas somos individualistas. Cristo ensinou-nos a construir pontes, mas acabamos construindo muros... Por isso temos conflitos, discórdias, desigualdades, disputas, guerras.



Cristo nos quer portadores da paz verdadeira, quer que a levemos à família, ao local de trabalho, aos amigos, aonde quer que estejamos.



Jesus Cristo é a nossa Paz! Só é preciso seguir o conselho de Sua Mãe: “Façam tudo que ele disser!”.



Peçamos a Nossa Senhora que proteja nosso coração quando ameaçado pelo desassossego, pelo temor, pela tristeza e pelo rancor, inimigos da paz.



Rainha da paz, rogai por nós!





vcarezia@ig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui