Usina de Letras
Usina de Letras
292 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tecnologia desobediente -- 28/09/2010 - 10:52 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A bola usada nesta Copa do Mundo na África do Sul foi batizada de Jabulani, que na língua africana significa “celebrar” ou “trazendo alegria para todos”. Toda a tecnologia conhecida até o século XXI foi usada nessa bola. Com menos gomos ela ficou mais leve, ligeira e eficiente que as bolas até então conhecidas. Apesar da tecnologia empregada pela sua fabricante Adidas, às vezes a Jabulani não obedecia e parecia ter vontade própria e não trouxe “alegria para todos”. Algumas vezes enganou os goleiros, os jogadores e a nós torcedores. Atormentou nossas vidas. Ia retinha para entrar no gol. No meio do caminho cismava, desviava e tomava rumo próprio ignorando a vontade de quem a chutou e toda a tecnologia que recebera.

Outro exemplo de tecnologia desobediente é o da sonda Mars Global Surveyor lançada em 1997. Sua missão seria mandar fotos e informações de Marte, o que foi parcialmente cumprida não fosse seu desaparecimento em 2006. Nunca mais tivemos notícias dela. Como se tivesse vontade própria ela deixou de se comunicar com a Terra. Deve está escondidinha numa montanha marciana para não ser encontrada ou pegou carona num cometa e está rindo dos cientistas desesperados pedindo que ela fale com eles. Ela está lá indiferente aos super telescópios e montanhas de dinheiro gastos na missão.

Eu poderia continuar citando outros casos em que a tecnologia ditou as regras mas vou parar no caso dos mineiros no Chile.

Parte de uma mina desabou em Copiapó, cidade ao norte do Chile, e 33 mineiros estão a 700 metros de profundidade presos porque a saída foi totalmente tapada no desmoronamento. O povo chileno e o mundo se mobilizaram para ajudá-los. A NASA enviou comida de astronautas, equipes de médicos e psicólogos estão em contato constante com eles e acompanhando todos os seus movimentos. Acredito que daí sairá algum trabalho sobre comportamento humano em condições extremas. A salvação deles e as nossas esperanças estão numa máquina que está perfurando um buraco que chegará até eles. Só que a sonda demorará uns três meses para chegar ao poço e resgatá-los.

Desde que vi a primeira reportagem sobre esses homens sinto uma sufocação no peito ao imaginar-me na mesma condição. Daqui de fora o mundo está torcendo e trabalhando para que a tecnologia seja obediente e o resgate seja um sucesso.

Para esses três casos foi empregada a mais alta tecnologia. Uma coisa me intriga. Apesar de toda a tecnologia da Polícia Federal para combater a corrupção, apesar das leis anticorrupção aprovadas pelo Congresso Nacional, das penas aplicadas pelos Tribunais e da rejeição do povo à corrupção... Por que ainda assim existem políticos que conseguem nos enganar?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui