Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CORAGEM -- 04/10/2010 - 16:23 (ANGELA FARIA DE PAULA LIMA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CORAGEM



Existem termos que usamos a vida toda e, de repente, eles tomam um significado que salta à nossa mente como que um presente ou desafio. Hoje eu li no dicionário que a palavra coragem vem do francês antigo “corage“. Imediatamente vi, bailando, em minha mente, um significado novo, até agora, para mim. E vi a palavra dividida em duas: cor-age. Ou seja, o coração(cor) age (agir) .E logo vislumbrei a verdade:- coragem é agir com o coração!



Como nunca pensei nisso antes?



Não existe coragem se não houver uma motivação que o sentimento preze e valorize tanto que possa nos impelir a realizar determinada ação!Somente quando temos arraigada aquela verdade sobre as nossas crenças que conseguimos sair da inércia e ousar atitudes inusitadas e corajosas.



É o caso daquela mãe que, para salvar um filho, é capaz de perder o medo da morte e protegê-lo com o próprio corpo. É o caso da fraqueza física ser vencida para levantar um pesado carro e tirar um ente querido sob as rodas. É o caso de um soldado que, para avisar seu comandante sobre a vitória de uma batalha vencendo mil obstáculos, ao ser inquirido sobre como chegara até ali, respondeu:- Morto meu senhor! E cair morto. E quantas atitudes mais poderão ser citadas?...



Não existe atitude maior que a coragem de agir somente com o coração, defender nossas verdades com denodo, e manter íntegra a nossa coerência diante da vida e do mundo.



“A vida é combate que os fracos abate. E os fortes e bravos só sabe exaltar” já nos dizia o poeta Gonçalves Dias em Canção do Tamoio.



Será que temos amor suficiente para deixar fluir a nossa melhor verdade em tudo que fazemos?



Porque viver nesse mundo e manter nossa estrutura de coerência é um ato de extrema bravura.



Pensemos nisso!



04/10/2010

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui