Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->BIO II -- 17/11/2000 - 22:04 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Nada deriva do acaso, mas de uma razão e sob necessidade”. Leucipo de Abdera

'Nada aprendemos que seja infalível' Demócrito de Abdera” (460 a.C. / 370 a.C.)

& 61550; Bio (II)

Os Paradigmas, ou conjunto de conceitos, que tivermos sobre o que é a vida, a saúde e a doença, modifica substancialmente nossa visão destes fenômenos. Se reunirmos um Médico Ocidental, um que pratique a Medicina Tradicional Chinesa, outro a Homeopatia e ainda outro a Medicina Antroposófica, conceitos bem diferentes estariam colocados. Todos tratam seus pacientes, segundo suas diferentes ideologias e todos estão convencidos de estarem certos. Todos, se individualmente competentes, tem clientes que os procuram.

Vamos perguntar a cada um de nossos hipotéticos personagens: O que é a Vida ? O que é a Saúde e a Doença ? Qual é a forma de tratar a Doença em sua Medicina ?

O Médico Ocidental:

A vida resulta de processos físico-químicos no interior das células.

Como ela surgiu ?

A “Ciência Ocidental” tem umas teorias de que nos primórdios da terra ocorreu uma forma de “geração espontânea da vida”, em um chamado “caldo ralo quente”. Nestas eras primitiva, sob a ação de raios, ter-se-ia formado os primeiros aminoácidos, que combinados formam proteínas, e daí a vida. Mas ela, a “Ciência”, nega que isto possa ocorrer de novo hoje em dia. A “Ciência”, em princípio afasta a idéia da intervenção de Deus.

O conceito de Saúde, inicialmente, era: “Saúde como ausência de Doença”. Evoluiu para o conceito da Organização Mundial da Saúde - OMS: “Saúde é o estado de perfeito bem estar físico, psíquico e social”.

A Terapêutica da “Medicina Ocidental”, começou a ser delineada por Hipócrates, na Grécia antiga. Ele começou a observar os doentes e descrever os quadros clínicos e a evolução das doenças, de forma sistemática. É, por isso, considerado como o “Pai da Medicina”. Alguns séculos, após, outro médico Grego, Galeno, influenciou muito a medicina. Por ter sido médico de Marco Antônio, imperador de Roma, e como Roma dominava o mundo, seus conceitos foram muito difundidos. Utilizava uma lei, ou forma de intervir em tratamentos, já descrita por Hipócrates, que era a “Lei dos Contrários”, para cada sintoma procura-se um medicamento que aja contra o sintoma, bloqueando-o. A medicina científica moderna desenvolveu-se, mesmo, nos últimos 100 anos. Para cada doença procura-se uma causa, ou conjunto de causas, seja genética, bacteriana, virótica, bioquímica etc.. Após compreender o esquema, que leva a produção da doença, encontra-se uma forma de se contrapor a este esquema. Seja um medicamento, uma cirurgia, uma vacina etc.. Os medicamentos são químicos. A química, tem também, cerca de 100 anos.

Terapeuta da “Medicina Tradicional Chinesa”:
Para a Medicina Chinesa a vida é resultante, em princípio, do Yin e do Yang, ou seja do positivo e do negativo. O equilíbrio destes elementos corresponde a saúde, seu desequilíbrio a doença. A Medicina Chinesa é milenar, com tratados escritos entre 3.000 a 5.000 anos. É toda baseada na observação da natureza. Além da teoria do Yin e do Yang baseia-se nos 5 elementos: Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal. Todas as características podem ser divididas entre estes elementos. Por exemplo: salgado é o sabor que estimula o elemento água, azedo ou ácido à madeira, amargo ao fogo, doce à terra e picante à metal.

Para equilibrar o indivíduo e manter a saúde o terapeuta recebia regularmente. Quando o cliente adoecia, ele teria falhado e não merecia pagamento. Utiliza-se a 1) Dietética Chinesa; 2) Exercício, que é o Tai Chi Chuan; 3) Massagem que é a Tui Na; 4) Fitoterapia Chinesa e 5) Acupuntura e Moxabustão.

Homeopata:

A Homeopatia não é uma medicina inteira, mas uma Terapêutica original. Ela forneceu uma nova forma de produzir medicamentos, a partir de elementos dos Reinos Mineral, Vegetal ou Animal. Por processos farmacêuticos muito precisos, vai-se diluindo, progressivamente, o medicamento. Com isto foge-se do nível toxicológico, dos efeitos colaterais e das contra-indicações dos medicamentos Alopáticos.

Ela é uma terapia “Vitalista”, ou seja, acredita “numa força imaterial que anima o homem”, e nesta intervém com o medicamento, estimulando esta força vital no sentido de restabelecer a saúde. No belo dizer de Samuel Hahnemamm “No estado de saúde, a força vital espiritual, que dinamicamente anima o corpo material, reina com poder ilimitado, e mantém todas as suas partes em admirável atividade harmônica, nas suas sensações e funções, de maneira que o espírito dotado de razão, que reside em nós, pode livremente dispor desse instrumento, vivo e são, para atender aos mais altos fins de nossa existência”. Sendo uma Terapêutica ela não se dedica a especulações sobre a origem da vida ou outras. Dedica-se a uma abordagem da totalidade psicossomática do paciente, acreditando que ninguém adoece por partes, mas na totalidade, sendo o órgão afetado somente o local onde se apresenta a doença. Utiliza a “Lei dos Semelhantes”, também já descrita por Hipócrates. Compara-se os sintomas dos pacientes, com os sintomas desenvolvidos, pelo mesmo medicamento, no homem são. O mais semelhante é administrado.

Encontra-se oficializada no Brasil, reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, não sendo mais uma Medicina Alternativa, e sim uma especialidade dentro da Medicina Oficial.

Médico Antroposófico:

A Medicina Antroposófica, foi desenvolvida baseada no filósofo austríaco Rudolf Steiner. Com centros de pesquisa baseados principalmente na Suíça e na Alemanha. Espalhou-se pelo mundo todo. Tem uma visão espiritual do homem, tentando levar princípios cristãos e espirituais a vida diária do homem. Desenvolveu-se a partir da Antroposofia do Steiner a Pedagogia Waldorf, a Terapia Artística, a Massagem Euritimica, a Euritimia, a Agricultura Bio-Dinâmica, a Arquitetura Antroposófica, a Farmácia Welleda e a Medicina Antroposófica.

Acredita que a vida surgiu gerada por Deus. Que ela atua sobre a matéria mineral, de que nossos corpos físicos são formados, subvertendo as leis do Reino mineral. Ao acabar a vida toda a matéria torna a seguir, estas leis, e “retorna ao pó”. Liberando o Espírito, que é imortal.

Acredita que a saúde é o perfeito equilíbrio, harmônico, e rítmico do indivíduo, consigo próprio, e com o universo. Que a doença é o rompimento deste equilíbrio e nos ajuda a parar e ver onde erramos.

Os medicamentos são dinamizados na técnica da Homeopatia, mas aplicados com a visão geral particular da Antroposofia. Alem de medicamento, é usado para fins terapêuticos outros recursos como: a arte (Pintura, desenho, modelagem no barro, teatro etc.), a Massagem, a Euritimia (uso do movimento, da dança e dos sons de forma terapêutica), a Biografia (o rememorar , analisar e entender todo o desenrolar de nossas vidas), etc..

Conclusão:

Podemos concluir, que felizmente, o homem tem diferentes formas de ver as coisas, diferentes modelos conceituais, diferentes Paradigmas. Mas que estes não são, obrigatoriamente, excludentes. Trata-se de uma enorme pretensão acreditar que alguém, ou alguma forma particular de “Ciência”, alcance toda a verdade. A Física já nos mostrou isto, muito bem. As leis de Newton funcionam, muito bem, para explicar os eventos na mecânica, mas falham ao estudar as ondas e as partículas. Uma nova Física, a “Física Quântica”, com outros Paradigmas, foi necessária. Lembremos de todo o atraso que foi a grande noite negra da “Idade Média”, onde quem pensava diferente dos Dogmas da Igreja, era destruído. Felizmente, em geral, seus pensamentos sobreviveram, e a Igreja se penitencia pelos erros cometidos. Entretanto, corremos risco semelhante, hoje em dia. O da intolerância com formas de pensar diferentes da nossa. Elevamos a “Ciência Ocidental”, tão novinha ainda, a condição de deusa central de nosso Olimpo. Tudo o que está em desacordo, aparente, com o que dizem seus oráculos, é heresia. Não é a toa que a Filosofia Chinesa Antiga nos diz que, como em tudo, também na História, as fases se alternam, vão e voltam.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui