Usina de Letras
Usina de Letras
273 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->DESLIPEDEMIAS (Gorduras no sangue) e PLANTAS MEDICINAIS -- 15/11/2000 - 14:50 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INTRODUÇÃO: Pesquisas mostram que mais de 30% da população, com idade acima dos 35 anos, tem colesterol acima do normal. O principal perigo é uma doença chamada de Aterosclerose (leva a entupimento das artérias). Dependendo da artéria atingida, surge um tipo de distúrbio, Infarto do Miocárdio, Gangrena, Derrame Cerebral.

..................................................
“ SOMENTE PODEMOS MANDAR NA NATUREZA, QUANDO, PRIMEIRAMENTE OBEDECEMOS A ELA. ”
Francis Bacon, filósofo inglês
..................................................

QUANTIDADES APROXIMADAS DE COLESTEROL EM ALGUNS ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL:

CARNE:
85 g de carne bovina ou suina .... 80
85 g de fígado ........................ 370
85 g de rins ............................ 675

AVES :
85 g de frango ou ½ peito c pele 74
sobrecoxa de frango c pele . 47
85 g de peru s pele ............... 65

PEIXE E FRUTOS DO MAR :
1 xícara de mariscos =19 grandes 114
1 xícara de lagosta picada ....123
1 xícara de camarão=22grandes .. 192
85 g de linguado grelhado ... 50
85 g de salmão grelhado .......35
100 g de sardinhas ................ 129

OVOS:
50 gr. .............................52


0bs. 1: A carne de peixe contem mais Ácidos Graxos Poliinsaturados isso ajuda a baixar os níveis de colesterol do sangue.

Obs. 2: Alimentando-se com pouca gordura, pode-se utilizar com moderação fontes de gorduras como coco (saturada), óleo de milho, algodão etc. (poliinsaturada) ou azeitonas, abacate (monoinsaturada).

DICA 1 : Mulheres que conseguem normalizar o peso reduzem em 30 % as suas chances de virem a ter câncer de mama.

DICA 2 : Mulheres obesas aos 50 anos tem o dobro de chances de desenvolverem câncer de mama.

DICA 3 : Estudos coordenados pelo médico Frank B. Hu, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, dão conta de que a Margarina e Gordura Vegetal Hidrogenada, podem causar mais prejuízo ao coração que a manteiga. Elas aumentam a taxa de LDL, o colesterol ruim no sangue.

DICA 4 : Pesquisas mostram que o café, principalmente fervido, aumenta os níveis do LDL colesterol (mau colesterol).

DICA 5 : O azeite de oliva por ser rico em óleo vegetal monoinsaturado reduz o colesterol em geral, aumentando um pouco o HDL colesterol (colesterol bom). Ele é em geral obtido esmagando as azeitonas em pilão ou moinhos que após são prensadas, se for uma prensa a frio, sem utilização de calor a qualidade do óleo é melhor. A melhor embalagem é vidro, pois a lata pode provocar danos ao produto.

AZEITE DE OLIVA : Os antigos cretenses, fenícios, gregos e romanos fizeram grande uso do azeite de oliva.

SOJA : O Dr. James Anderson, médico nutricionista e professor da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, realizou em 1995, 38 estudos com a proteína de soja em suas formas isolada, texturizada e em combinação, analisando 730 casos. Quatro estudos foram feitos com crianças e 34 com adultos. Em todos os casos os resultados foram: redução de 10,5 % do LDL (mau colesterol), aumento de 2,3 % do HDL (bom colesterol) e redução de (,1 % dos Triglicérides. Pessoas com níveis normais de colesterol, menor que 200 mg por decilitro de sangue, mostraram uma pequena redução de LDL e aumento de HDL. Nos casos em que o paciente possuía uma taxa alta de colesterol, maior que 300 mg por decilitro de sangue, a redução chegou a 20 %. Diversas pesquisas já demonstraram que, além desses benefícios, a proteína de soja previne o câncer, principalmente de próstata e mama, bem como reduz os efeitos da menopausa e da osteoporose.

..................................................
“ PARA MIM, VELHICE É SEMPRE 15 ANOS A MAIS DO QUE EU TENHO ”
Bernard Baruch, financista americano (1870-1965)
..................................................

“DIET” : Alimento com restrição de algum nutriente, que é indicado para pessoas com alguma doença, em que determinado componente alimentar não deva ser ingerido ou deve ser consumido em quantidade reduzida. Os alimentos dietéticos ou “DIET”, mais procurados por motivo de saúde, são os que apresentam restrição de açúcar (para diabéticos), sódio (para hipertensos), gordura (para tratamentos de obesidade e colesterol alto), aminoácidos e proteínas (para fenilcetonúricos). Basta que um produto tenha redução de um dos componentes para que legalmente possa ser considerado “DIET”

“LIGHT” : Alimento com nível baixo, reduzido, pobre ou leve de calorias. Deve ter pelo menos 25 % de redução de calorias em relação aos similares não “light”.

RECONHEÇA OS “DIET“

Quantidades máximas de nutrientes permitidas em produtos “ DIET ”:

“DIET” com restrição de açúcar : Deve apresentar no máximo 0,5 g de açúcar por 100 g ou 100 ml do produto.

“DIET” com restrição de sódio : Deve conter no máximo 120 mg de sódio por por 100 g do alimento.

“DIET” com restrição de gordura : Deve conter no máximo 0,15 g de gordura por 100g do alimento.

“DIET” com relação a colesterol : Deve conter no máximo 5 mg de colesterol por 100 gr do alimento.

“DIET” com relação a aminoácidos e proteínas : Os produtos devem ser totalmente isentos de aminoácidos e proteínas para serem considerado “diet”.

Segundo portaria de maio de 1995 do Ministério da Saúde.

..................................................
“... Nascerá toda a sorte de árvores ... o seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio.” Ezequiel 47:12
..................................................

O COLESTEROL : O Colesterol não é uma gordura, mas um álcool, só que este álcool específico se associa a Ácidos Graxos (moléculas que fazem parte da composição das gorduras) e dentro do organismo passa a se comportar como uma gordura (lipídio).

Ele é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Participa da produção de hormônios indispensáveis para a reprodução e para a integridade do Sistema Imunológico. Também é responsável por criar condições para a síntese da vitamina D, a grande protetora dos ossos. Está presente em todas as células do organismos.

O CAMINHO DO COLESTEROL : Parte do Colesterol circulante é produzido no Fígado (Mais ou menos 70 % do Colesterol circulante é produzido em nosso Fígado) - . O restante vem da alimentação (30 %), principalmente alimentos de origem animal. O Colesterol para circular no sangue, pega “carona” com as Lipoproteínas: LDL, HDL, VLDL e Quilomícron.

QUILOMICRON : O alimento chega ao intestino e a gordura é transformada em Quilomícrons. De lá segue para o Fígado. O Quilomícron pode se depositar nas artérias quando demora muito para chegar ao Fígado.

NO FÍGADO : o Quilomícron chega ao Fígado e se transforma em VLDL, LDL, e HDL. O VLDL e O LDL juntam-se, dando origem aos Triglicérides. Quando é demais, o LDL permanece em circulação, transportando colesterol para os tecidos.

HDL : Chamado “Colesterol bom”, Ele conduz o excesso de Colesterol impedindo que se deposite nas artérias.

Quando o colesterol (um álcool) liga-se a apo-lipoproteina A, Forma-se a HDL = High Density Lipoprotein ou ,em português, Lipoproteina de Alta Densidade.
LDL : Chamado de “Colesterol Mau”, ele transporta o excesso de colesterol para os tecidos provocando a Aterosclerose. Quando o colesterol liga-se com a apo-liproteina B, forma-se a LDL = Low Density Lipoprotein ou ,em português, Lipoproteina de Baixa Densidade.

VLDL : A Very Low Density Lipoprotein ou, em português Lipoproteina de Muito Baixa Densidade, junto com a LDL são responsáveis pela reserva de energia das células, entregam gorduras que vão ser armazenadas sobre a forma de Triglicérides (a caixinha de energia do organismo). Embora em níveis altos, os Triglicérides, também sejam muito danosos a saúde.

LP(a) : Quando uma artéria é obstruída, em seguida forma-se um coágulo, que aos poucos vai desaparecendo. Quem dissolve o coágulo é o Plasminogênio. A LP(a) é parecida com o Plasminogênio, e pode tomar seu lugar no organismo, por isso ela é perigosa, pois pode facilitar Infarto mesmo em pessoas com níveis normais de colesterol. Em pessoas com LDL Colesterol alto e LP(a) elevado o risco é em dobro. Parece ter causa genética, em estudos americanos um em cada cinco homens tem níveis elevados de LP(a).


..................................................
“No meio de sua praça, ... , estava a árvore da vida, ... , as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apocalipse 22:2
..................................................

QUEM MAIS SOFRE ? : 1) Tendência familiar, 2) Alimentação rica em gorduras, principalmente produtos animais, 3) Idade : com a idade aumenta o Colesterol, 4) Fumantes, 5) Hipertensos, 6) Diabetes, 7) Obesos, 8) Sedentários.

PREVENÇÃO :

· Só não dá para atuar na idade e na tendência familiar (hereditariedade).

· Alimentação quanto menos gordura consumir-mos, principalmente evitando as de origem animal, melhor.

· Cigarro (eliminar o cigarro é fundamental) , Obesidade, Diabetes, Hipertensão e vida sedentária temos como controlar. Está provado que exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida e natação aumentam os níveis de HDL Colesterol, que limpam o excesso de gordura do organismo.

.................................................
“O senhor fez a terra produzir os medicamentos; O homem sensato não os desprezará.” Eclesiástico 38:4
.................................................

PLANTAS MEDICINAIS USADAS NO CONTROLE DAS “ GORDURAS NO SANGUE ” :

ALCACHOFRA: NOME CIENTÍFICO: Cynara scolymus

NOMES COMUNS: Alcachofra-hortense; Cachofra

PARTES USADAS: Folha e bráctea (cabeça)

INDICAÇÃO: 1) Estimulante (do fígado, vesícula biliar e dos rins); 2) Para Artérias endurecidas; 3) Colesterol; 4) Diurético.

MODO DE USAR: 1) Infusão: 1 colher das de sopa de folhas fatiadas para uma xícara de água fervendo 3 vezes ao dia; 2) Tintura: 2 colheres das de sopa de folhas fatiadas, em uma xícara de álcool de cereais, por 5 dias , coe e tome uma colher das de café, diluído em água, antes das principais refeições; 3) Vinho Medicinal: 3 colheres das de sopa de folhas fatiadas em uma garrafa de vinho branco, por cinco dias, agitando de vez em quando, coe e tome um cálice antes das refeições principais. 4) Alimentação: cozidas ao dente ( nem moles, nem duras), com uma folha de louro, consumir 2 a 3 vezes por semana.

ALUMAN : NOME CIENTÍFICO: Vernonia condensata

NOMES COMUNS: Alcachofra; Boldo-chinês; Boldo-japonês; Aloma; Luman; Boldo-baiano; Arvore-do-pinguço; boldo-goiano.

PARTE USADA: Folha (verde ou seca)

INDICAÇÃO: 1) Gases intestinais 2) Colesterol; 3) insuficiência do Fígado; 4) Inflamação da Vesícula; 5) Diarréia Alimentar; 6) Fluidificante do suco biliar; 7) Hepatoprotetor; 8) Cálculos biliares; 9) Inapetência.

MODO DE USAR: 1) Infusão:1 colher das de sopa de folhas picadas para uma xícara de água fervendo, tomar uma xícara antes das principais refeições; 2) Vinho Medicinal: 3 colheres das de sopa, de folhas fatiadas, em uma garrafa de vinho branco seco, deixar macerar por 5 dias, agitar de vez em quando, coar, tomar 1 cálice 30 minutos antes das principais refeições.

BERINJELA : NOME CIENTÍFICO: Solanun melongena

NOMES COMUNS: Berengens, Tongu. PARTES USADAS: Fruto INDICAÇÃO: 1 ) Protetor das funções hepáticas; 2) Aumenta a produção de bílis e sais biliares; 3) Facilita a contração da vesícula biliar; 4) Laxante; 5) Digestiva; 6) Diminui e regula o colesterol.

MODO DE USAR: 1) Decocção: 1 fatia pequena de casca crua ou seca em uma xícara de água, ferva por 5 minutos abafe e tome 2 vezes ao dia. 2) Vinho medicinal: Coloque 6 fatias de casca seca e picada em uma garrafa de vinho branco seco, deixe macerar por 5 dias, coe, e tome 1 cálice antes das principais refeições; 3) Tintura: 4 fatias de casca seca e picadas em uma xícara de álcool de cereais a 70%. Deixe macerar durante 10 dias, coe, tome 1 colher, das de café, em um pouco de água, 2 vezes ao dia. 4) Alimentação: Berinjela cozida em fatias ou cubinhos às principais refeições.

CELIDÔNIA : NOME CIENTÍFICO: Chelidonium major

NOMES COMUNS: Erva das verrugas

PARTES USADAS: Raiz, rizoma, caule, folha, flor.

INDICAÇÃO: 1) Ativador das funções hepáticas e biliares; 2) Eliminador de cálculos biliar; 3) Afecções da vesícula biliar (inflamação e cálculo); 4) Estimulante da vesícula biliar; 5) Normalizador e regularizador da taxa de colesterol; 6) Eliminador de verrugas (látex amarelo fresco).

MODO DE USAR: 1) Maceração: macere uma folha fresca em 1 xícara de água, deixe por uma noite, coe e tome uma xícara pela manhã em jejum. 2) Vinho Medicinal: 5 colheres das de sopa da planta toda, seca, picada em uma garrafa de vinho branco, acrescente algumas sementes de anis. Macere por uma semana, coe em um pano, espremendo. Tome um cálice antes das principais refeições. 3) Tintura: Coloque 3 colheres da planta seca ou fresca em 1 xícara de álcool de cereais a 70 %, amasse bem. Macere por uma semana, coe, espremendo em um pano. Tome uma colher de café em um pouco de água, 30 minutos antes das principais refeições.

CÚRCUMA : NOME CIENTÍFICO: Curcuma longa

NOMES COMUNS: Açafrão-da-India, Açafroa, Gengibre Amarelo, Açafrão da Terra.

PARTES USADAS: Rizoma

INDICAÇÃO: 1) Digestivo estomacal; 2) Ativador da função hepática da secreção biliar e da função renal; 3) Flatulência; 4) Normalizador do colesterol; 5) Halitose (mau hálito), 6) Feridas, escaras, erisipela, micoses.

MODO DE USAR: 1) Infusão: Adicione uma xícara de água fervente sobre uma colher das de chá de rizoma fatiado, abafe 10 minutos, coe, tome uma xícara de chá ainda morno aos goles pela manhã em jejum e outra antes do almoço; 2) Tintura: 2 colheres de sopa de rizoma fatiado com i xícara de álcool de cereais a 80 %, macere por 5 dias e coe. Armazene em vidro escuro ao abrigo da luz. Tome 1 colher de café, em um pouco de água, 10 minutos antes das principais refeições.

FEIJÃO : NOME CIENTÍFICO: Phaseolus vulgaris

NOME COMUM: Feijão comum PARTE USADA: Vagem verde (legume)

INDICAÇÃO: 1) Diabetes; 2) Diurético ;3) Cálculo renal e biliar; 4) Colesterol; 5) Eczemas úmidos e pruriginosos; 6) Queimaduras superficiais; 7) Fissuras na pele.

MODO DE USAR: 1) Decocção: Lave bem 2 vagens, verdes, frescas, ferva, por 5 minutos, em 1 e 1/2 xícara de água, Tome uma xícara de chá antes das principais refeições; 2) Emplastro: Cozinhe 5 vagens, verdes e frescas, em 1 xícara de água até amolecerem. Amasse em pilão até consistência pastosa, coloque em um pano e aplique nas lesões de pele.

ZEDOÁRIA : NOME CIENTÍFICO: Curcuma zedoaria

PARTE USADA: Rizoma

INDICAÇÃO: 1) Digestivo; 2) Ativador da função hepática, da secreção biliar e da função renal; 3) Protetor pulmonar; 4) Afecções pulmonares ( Expectorante, para tosse e bronquite catarral); 5) Normalizador do colesterol; 6) Halitose (mau halito); 7) Picadas de insetos, sarna, piolhos, escaras.

MODO DE USAR: 1) Infusão: 1 colher das de chá do rizoma fatiado em uma xícara das de chá de água fervente. Coe e tome ainda morno, 1 xícara de manhã em jejum e outras antes das principais refeições; 2) Tintura: 2 colheres das de sopa de rizoma fatiado em uma xícara de álcool de cereais a 70 %. Deixe macerar por 5 dias, coe. Tome uma colher das de café em um pouco de água,, 10 minutos antes das principais refeições; 3) Vinagre Medicinal: Coloque 2 colheres, das de sopa, de rizoma fatiado, em uma xícara, das de chá, de vinagre branco. Deixe macerar por 3 dias e coe. Aplique nos locais de picadas de insetos com algodão.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui