Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->PAU-FERRO -- 11/12/2000 - 14:27 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PAU-FERRO

NOME BOTÂNICO: Caesalpinia ferrea L.

FAMÍLIA: Leguminosae

PARTE UTILIZADA: Raiz e casca

HISTÓRICO:
Também conhecida como jucá, era usada pelos tupis na confecção de clavas destinadas a matar seus prisioneiros. Jucá, em idioma tupi, quer dizer prisioneiro. É uma árvore que cresce nos sertões do norte e nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco e no Ceará. Sua madeira, roxa ou castanha, é duríssima, de boa qualidade, própria para obras de construção civil. Esta planta é muito usada na medicina popular por suas virtudes no tratamento do diabetes.

CONSTITUINTES: 1) taninos, 2) sitosterol, 3) ácido palmítico, 4) octacosanóico, 5) saponinas (traços de saponinas nas cascas), 6) óleo essencial, 7) alcalóides, 8) flavonóides, 9) cardiotônico (casca).

AÇÃO: 1) Cicatrizante, 2) antiúlcera, 3) hemostática, 4) antidiabética, 5) expectorante, 6) antiinflamatória, 7) anti-helmíntica, 8) antibacteriana.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS:
O extrato hidroalcóolico da planta apresentou atividade inibidora de helmintos (ancilostomídeos). Inibe a embriogênese larvar. Esta planta desenvolve uma diminuição da ulceração gástrica bem como do processo inflamatório onde há o envolvimento de mediadores como a histamina, por atuar ao nível dos receptores H1 H2. Promove a expectoração, removendo o excesso de muco do aparelho respiratório, principalmente em afecções catarrais, a presença de taninos poderia explicar tais efeitos. Os alcalóides poderiam auxiliar em efeitos tais como a desobstrução de vias respiratórias.

INDICAÇÕES: 1) Afecções bronco-pulmonares: tosse, catarro, coqueluche, asma. 2) Afecções cutâneas e bucais. 3) Úlceras gastroduodenais, diabetes. 4) Helmintos (anciolostomídeos), enterocalite, diarréia. 5) Hemorragias, contusões.

CONTRA-INDICAÇÕES:
Não há referências na literatura consultada.

EFEITOS COLATERAIS:
Não há referências na literatura consultada.
USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO:
Não há referências na literatura consultada.

PRECAUÇÕES:
Seguir a posologia recomendada. No caso de reações adversas suspender o uso.

INTERAÇÕES:
Não há referências na literatura consultada.
DOSAGEM / MODO DE USAR: Uso interno: 1) Decocto: 20g da raiz em 1 litro de água. Tomar até 4 xícaras ao dia. 2) Extrato fluido: 0,5 a 4ml ao dia. 3) Tintura: 5 a 20ml ao dia.
Uso externo: 1) Infuso ou decocto: 5% ad libitum, 2) Tintura: em contusões, golpes e ferimentos.

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO:
Durante o tempo que se fizer necessário.

SUPERDOSAGEM:
Não há referências na literatura consultada.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui