Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->FÁFIA -- 11/12/2000 - 14:37 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FÁFIA

NOME BOTÂNICO: Pfaffia sp

FAMÍLIA: Amaranthaceae

PARTE UTILIZADA: Raiz

HISTÓRICO:Arbusto de 1,5m com ramos nodosos nas articulações e folhas opostas. Também conhecido como paratudo pelos nativos, que lhe atribuíram várias propriedades medicinais. Nasce em todo o Brasil, junto ao curso dos rios, especialmente nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás. A fáfia é conhecida comercialmente por “ginseng brasileiro”, por sua raiz assumir aspectos humanóides como ocorre com a raiz do ginseng asiático.

CONSTITUINTES: 1) vitaminas A, B, C, D, E, F, 2) ácido pfáfico, 3) fasfosídeos, 4) estigmasterol, 5) sitosterol, 6) alantoína, 7) sais minerais: (P, Ca e K), 8) aminoácidos, 9) mucilagens, 10) saponinas

AÇÃO: Tônico para o organismo em geral, imunoestimulante, cicatrizante, antiinflamatório.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS:Pela ação das saponinas como diminuidoras da tensão superficial, as demais substâncias que fazem parte da formulação ficam com as suas ações facilitadas. Fortalece o coração, melhorando o processo circulatório. Aumenta o número de glóbulos vermelhos e a taxa de hemoglobina. É hipoglicêmico e potencializador da ação da insulina. Estimula e tonifica o organismo, eliminando a fadiga física e mental, aliviando estados de estresse e depressão. Melhora as funções do cérebro, contribuindo para maior clareza do procedimento mental. Nos Casos de intoxicação crônica, possui ação antitóxica. A alantoína, presente em sua composição possui ação cicatrizante e regeneradora celular. Em pesquisas recentes verificou-se que o ácido fáfico tem efeito inibitório sobre o crescimento de células tumorais “in vitro”. Mostrou também algum efeito analgésico.

INDICAÇÕES: Auxiliar no tratamento de irregularidades circulatórias, estresse, anemia, diabetes, astenia.

CONTRA INDICAÇÕES: Até o momento, não tem apresentado contra indicações.

EFEITOS COLATERAIS: Não foram relatados em literatura, nas doses terapêuticas recomendadas.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Não recomendado seu uso sem orientação médica.

PRECAUÇÕES: Não deve ser usado por pessoas hipertensas sem orientação médica. Apesar de não registrado em literatura podem ocorrer distorções nos resultados de análise para determinação de ferro sérico. Na forma terapêutica de pó deverá ser ingerido, dissolvido em água ou leite, às refeições.

INTERAÇÕES: Não é recomendado a combinação da fáfia com medicamentos que contenham sais de ferro.

DOSAGEM / MODO DE USAR:
Pó: 5 a 10g / dia

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO:
Pode ser usado por um período de 3 a 12 meses, havendo relatos de pessoas que fazem do uso da fáfia há vários anos, sem efeitos colaterais.

SUPERDOSAGEM: Quando ingeridos acima de 10g, pode ocorrer nervosismo, hipertensão, erupções na pele, diarréia e insônia.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO: Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui