Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->GINSENG COREANO -- 11/12/2000 - 14:40 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GINSENG COREANO

NOME BOTÂNICO: Panax ginseng C. A. Meyer

FAMÍLIA: Araliaceae

PARTE UTILIZADA: Raiz

HISTÓRICO: Ginseng tem como seu habitat natural a China, Coréia, Japão e Nepal, embora hoje também seja cultivada na Rússia. A raiz espessa desta herbácea atinge 1m de comprimento quando é arrancada com a idade de 10 anos. As raízes secundárias lembram as formas as pernas de uma figura humana e abase do caule a cabeça. Deve a esta semelhança o nome de ginseng=homem-raiz, e possivelmente também a reputação de curar a impotência. o ginseng partilha esta fama com a mandrágora, cuja raiz tem também forma humana. Quer a sua eficácia se deve a este simbolismo ou à sua composição química, o ginseng é utilizada pelos chineses e japoneses há milênios. É conhecida como “erva milagrosa”, “raiz que cura todos os males” ou ainda “raiz da vida”, por ter propriedades de retardar o envelhecimento. Talvez seja a única erva medicinal que se adapte integralmente a filosofia oriental que trata o universo como um todo.

CONSTITUINTES: 1) saponinas (proto-panaxadiol, proto-panaxatriol), 2) vitaminas (B, B2, B12, e C), 3) glicosídeos (ginosídeos), 4) sesquiterpenos, 5) amido, 6) goma, 7) mucilagem, 8) aminoácidos, 9) ácido fólico, 10) ácido nicotínico, 11) ácidos graxos, 12) enzimas: amilase e colina, 13) esteróides (semelhantes aos hormônios sexuais), 14) sais minerais como: ferro, cobalto, cobre, cálcio, magnésio e manganês

AÇÃO: 1) estimulante do sistema nervoso central, 2) revitalizante físico e psíquico, 3) tônico pulmonar e cardíaco, 4) estimulante do apetite, 5) febrífuga, 6) reguladora da pressão sanguínea, 7) redutora da taxa de colesterol, 8) atividade afrodisíaca e levemente analgésica, 9) cicatrizante, 10) regeneradora celular, 11) tônico capilar, 12) estimulante da circulação sanguínea, 13) detergente, 14) umectante.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: Atua como estimulante do sistema nervoso central, regularizando ou aumentando as funções cerebrais. Tem ação protetora contra agentes físicos e biológicos, desempenhando atividade imunitária. No sistema circulatório tem um efeito hipotensor. Atua nos estados de hiperglicemia, potencializando a ação da insulina. Diminui os níveis sérios e hepáticos do colesterol em casos de hipercolesterolemia. Estimula o córtex da supra-renal, aumentando a concentração urinária de corticóides, tendo uma ação antiiflamatória. Aumenta a taxa de hemoglobina e o número de glóbulos vermelhos. Age como antídoto em casos de intoxicação com álcool ou barbitúricos. A alantoína tem reconhecida ação cicatrizante e regeneradora celular. As saponinas desenvolvem atividade detergente e emulsificante, funcionando como redutores da tensão superficial.

INDICAÇÕES: 1) Em casos de envelhecimento precoce deve ser empregado juntamente com vitaminas e sais minerais, 2) Arteriosclerose, 3) Depressão, 4) Auxiliar no tratamento do diabete senil, 5) Indicado em casos de estresse.
* Fitocosmético: 1) Queda de cabelos, 2) Peles secas e irritadas.

CONTRA-INDICAÇÃO: Não é indicado em casos de hipertensão aguda, gravidez e doenças agudas.

EFEITOS COLATERAIS: Não foram relatados efeitos colaterais quando utilizado em doses terapêuticas.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Seu uso é contra-indicado na gestação.

PRECAUÇÕES: Quando tomado em altas doses, acima de 8g por dia, pode ocorrer nervosismo, hipertensão, erupções na pele, insônia e diarréia. Evitar o uso concomitante de café, chá ou outra substância estimulante. Hipertensos agudos devem tomar precauções devido ao fato do ginseng ativar as funções orgânicas.

INTERAÇÕES: Não foi encontrada na literatura consultada.

DOSAGEM / MODO DE USAR: 1) Pó: 5 a 10g / dia, 2) Decocto: 2,5 em 100ml de água.
* Fitocosmético: 1) Extrato glicosídeo: 2-5%

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO:
O uso prolongado em doses terapêuticas não apresentaram efeitos colaterais.

SUPERDOSAGEM: A sua toxidade é baixa. Em doses diárias acima de 10g pode causar nervosismo, hipertensão, erupções na pele, diarréia e insônia.

PRECAUÇÕES NO ARMAZENAMENTO: Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui