Usina de Letras
Usina de Letras
301 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->SÁLVIA -- 11/12/2000 - 14:57 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SÁLVIA

NOME BOTÂNICO: Salvia officinalis L.

FAMÍLIA: Labitae

PARTE UTILIZADA: Folha e sumidades floridas

HISTÓRICO: É um subarbusto, herbáceo, originária da região Mediterrânea mas perfeitamente aclimatada no Brasil, onde é cultivada em jardins e hortas, sendo muito utilizada como condimento, e também como cosmético. Segundo Saint-Simon, Luiz XIV bebia todas as manhãs, ao levantar, duas xícaras de sálvia e verônica. A escola de Salerno atribui-lhe o seguinte axioma: “Se existisse algum remédio contra o poder da morte, o homem não morreria no jardim onde cresce a sálvia”. O nome Sálvia deriva do latim Salus, saúde, alusão às propriedades curativas da planta.

CONSTITUINTES: 1) óleo essencial (1,2 a 2,5%): borneol, cineol, cânfora e tuiona; 2) triterpenos: ácido ursólico e oleanólico e seus glicosídeos e ---__ e ß- amirina, betulina; 3) ácido rosmarínico; 4) flavonóides; 5) taninos: 2 a 8%; 6) substância estrogênica; 7) substância amarga: picrosalvina; 8) ácido clorogênico e labiático; 9) saponinas; 10) resinas: 5 a 6%; 11) mucilagens.

AÇÃO: 1) tônica, 2) digestiva, 3) diurética, 4) hipoglicemiante, 5) carminativa, 6) anti-sudorífica, 7) estimulante, 8) antiespasmódica, 9) emenagoga, 10) antidiarréica, 11) anti-séptica, 12) adstringente, 13) dermopurificante, 14) anticaspa, 15) antiqueda, 16) antioxidante, 17) emoliente, 18) aromática.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: É usada como desodorante e antiperspirante pela capacidade de fechar poros dilatados, reduzindo o excesso de oleosidade, devido à presença de flavonóides, taninos e ácidos orgânicos como o ácido clorogênico. Sua emoliência é dada pelas mucilagens que possuem a capacidade de reter água. A sálvia é anti-sudorífica por efeito sedativo sobre o centro do calor. A secreção láctea e salivar também são diminuidas. Esta propriedade faz da sálvia um medicamento de escolha nos estados de hiperidrose como febres, tuberculose, menopausa, e sudoração nervosa.

INDICAÇÕES: 1) em afecções da pele, de origem micótica e feridas; 2) no tratamento de enfermidades que causam sudorese; 3) como auxiliar da digestão; 4) cólicas estomacais, intestinais e menstruais; 5) devido sua ação anti-séptica pode ser usado em produtos para higiene bucal, auxiliando nas afecções da boca (estomatites, gengivites, glassites, aftas) e garganta (laringite, faringite). Fitocosmético: 1) sua essência é usada como fixador na confecção de perfumes; 2) em produtos anticaspa e estimulantes do crescimento capilar; 3) cremes e loções para peles oleosas e acneicas; 4) produtos para banho estimulante; 5) coadjuvante no tratamento de rugas.

CONTRA-INDICAÇÕES: É contra-indicado para gestantes e lactentes.

EFEITOS COLATERAIS: Pode causar bradicardia e ser tóxico para o sistema nervoso, além de reduzir a secreção láctea.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Não é recomendada durante a gestação e a amamentação.
PRECAUÇÕES: Caso ocorram reações indesejáveis deve-se suspender o uso. Não deve ser usado por gestantes pois estimula as contrações uterinas.

INTERAÇÕES: Pode ser combinada com outras plantas de acordo com o efeito desejado: 1) Anti-sudorífica: borragem, cardo santo e verbena; 2) Anti-séptica: calêndula, salsaparrilha e tormentilha; 3) Digestiva: anis, camomila e ulmária; 4) Estimulante: arnica, quina, urtiga.

DOSAGEM / MODO DE USAR: Uso interno: Infuso: 1 a 1,5g de folhas em 1 xícara de água fervente. Tomar após as refeições. Em casos de sudoração noturna beber 1 xícara antes de deitar. Óleo essencial: 2 a 4 gotas, 3 vezes ao dia, em solução alcoólica. Pó: 1 a 4g três vezes ao dia ou por infusão. Tintura: 40 a 50 gotas, 2 horas antes de dormir ou a cada 8 horas. Extrato fluido em álcool 45%: 1 colher de café antes de dormir. Uso externo: Infuso: 15 a 30g de folhas em 1 litro de água fervente. Banhos, enxagues ou gargarejos, 3 a 4 vezes ao dia. Fitocosmético: Xampus, loções capilares e purificantes, cremes e loçòes, leite demaquilante, produtos para higiene bucal: 2 a 5% de extrato glicólico; Desodorante e anti-perspirantes: 5 a 10% de extrato glicólico.

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO: O tratamento não deve se prolongar por muito tempo, devido ao efeito tóxico desta planta.

SUPERDOSAGEM: O uso do óleo essencial em altas doses provoca reações epileptfirmes, sintomas de intoxicação e bradicardia intensa.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO: Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui