Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->URTIGA -- 11/12/2000 - 14:59 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
URTIGA


NOME BOTÂNICO: Urtica dioica L.

FAMÍLIA: Urticaceae

PARTE UTILIZADA: Folhas frescas ou secas e raiz

HISTÓRICO: A urtiga é uma planta comum, que no passado foi utilizada pela indústria têxtil. Usada também como planta medicinal e como alimento. O seu uso na indústria têxtil, foi abandonado no princípio do século XX. Hoje a urtiga é utilizada como planta medicinal, comestível e fonte de clorofila.

CONSTITUINTES: As folhas possuem uma substância histamínica e ácido fórmico, o restante da planta contém: taninos, mucilagens, vitamina A, C, B2, B5, sais minerais (S, Si, K, Fe, Ca, Na); clorofila, ácidos graxos, fitosterol (ß-sitosterol), carotenóides, flavonóides (glicosídeos da quercetina) e secretina.
AÇÃO: tônico adstringente, vasoconstritora, hemostática, revulsiva, antiseborréica, depurativa, anti-radicais livres, revitalizante, tonificante capilar e hipoglicemiante.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: A sua ação fundamental fundamental no organismo é a depuração do sangue, por melhorar a circulação, acelerar o intercêmbio e aumentar a excreção renal de ácido úrico. Em aplicações externas a loção é utilizada para favorecer o crescimento dos cabelos, bem como para tratar feridas e úlceras. A tintura atua como revulsivo em certas preparações tópicas. Pela sua composição em tanino, também é utilizada como antidiarréico. Em estudo recente demonstrou-se uma substância ativa da folha: a secretina, que facilita a digestão.

INDICAÇÕES: Uso interno: Hemorragias, anemias, reumatismo gotoso, diarréias, complemento alimentar, como cosdjuvante no tratamento de distúrbios urinários. Uso externo: Afecções buco-faríngenas, feridas e úlceras. Fitocosmético: Acne, problemas do couro cabeludo (seborréia, caspa, queda), géis anti radicais livres, produtos pós-sol, cremes regeneradores e para envelhecimento precoce.

CONTRA-INDICAÇÕES: Seu uso é contra-indicado em casos de edema causado por problemas cardíacos ou renais.

EFEITOS COLATERAIS: Podem causar irritação ocular e dérmica, quando utilizado externamente. Podem ocorrer reações alérgicas.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Não é recomendado o uso sem orientação médica.

PRECAUÇÕES: Deve-se cuidar na hora de colher a erva. Pode provocar irritação na pele durante o contato, causando eritema, bolhas e vesículas muito pruriginosas e vesicantes. Não utilizar as sementes, no uso interno.

INTERAÇÕES: Pode ser associado a outras ervas de ação semelhante como dente de leão, cavalinha, celidônia menor, bardana. Para aliviar o ardor causado pelos pêlos da folha de urtiga pode-se esfregar folhas esmagadas de azedas (Rumex obtusifolius).

DOSAGEM / MODO DE USAR: Uso interno: Erva seca: 2 a 4g três vezes ao dia ou por infusão. Infusão das folhas ou raízes - 5%; Suco fresco: 100 a 125g por dia; Extrato fluido em álcool 25%: 3 a 4ml três vezes ao dia; Tintura 1:5 em álcool 45%: 2 a 6ml três vezes ao dia. Uso externo: Decocção: 5%. Fitocosmético: Extrato glicólico: 2 a 10 - cremes, loções, géis e xampus.

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO: Como fitoterápico deverá ser utilizado a critério médico.

SUPERDOSAGEM: A ingestão de altas doses pode provocar irritação do estômago e sensação de queimadura generalizada da pele. A excreção urinária pode diminuir e provocar edema.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui