Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ALCACHOFRA -- 12/12/2000 - 14:43 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ALCACHOFRA

NOME BOTÂNICO: Cynara scolymus L.

FAMÍLIA: Compositae

PARTE UTILIZADA: Folha

HISTÓRICO: Planta vivaz, provavelmente originária da região do Mediterrâneo, considerada durante muito tempo como uma hortaliça, é hoje abundantemente cultivada nas regiões Atlânticas com invernos suaves. A alcachofra não é só uma planta alimentícia indicada para os diabéticos, mas uma importante erva medicinal que recebeu dos médicos árabes medievais o nome de al-kharsaf. O nome genético Cynara vem do latim canina, que se refere a semelhança dos espinhos que a envolvem com os dentes de um cachorrro. Para finalidades terapêuticas, as folhas devem ser colhidas antes da floração.

CONSTITUINTES: 1) - cinarina (ácido 1,5-dicafeilquínico) - 0,02 a 0,03%, 2) - sais minerais - 12 a 15%, 3) - ácido clorogênico, 4) - ácido cafêico, 5) - mucilagem, 6) - pectina, 7) - tanino, 8) - ácidos orgânicos: málico, glicérico e glicólico, 9) - glicosídeo A e glicosídeo B da alcachofra (tido como colerético), 10) - componentes flavônicos glicosídeos (cinarosídeo e scolimosídeo), 11) - cinaropicrina (principal constituinte amargo), 12) - enzimas (cinarase, oxidase, ascorbinase, catalase, peroxidase), 13) - pró-vitamina A, entre outras vitaminas.

AÇÃO:1) - colagoga, 2) - colerética, 3) - depurativa, 4) - diurética, 5) - laxativa, 6) - hipoglicemiante, 7) - reduz a taxa de uréia, 8) - reduz o colesterol sanguíneo.
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: Supõe-se que a cinarina seja a principal responsável pelas atividades colagoga e colerética da droga, provocando o aumento da secreção biliar. O amargor (cinaropicrina) aumenta a secreção gástrica e sua acidez. A cinarina (derivado da luteolina) abaixa a taxa de colesterol de maneira significativa através de uma estimulação metabólico enzimática. É utilizada para os casos de hiperlipidemia e ateromatose interior dos tecidos adipóides. A alcachofra não dissolve os cálculos biliares, mas diminui as cólicas, exercendo um efeito preventivo em pessoas predispostas a desenvolverem litíase. O incremento da eficiência metabólica do fígado deve-se aos componentes polifenóicos que provocam a diminuição plasmática do colesterol. A cinarina possui propriedades anti-hepatotóxicas, estimulando a função do fígado. Ação protetora e regeneradora dos hepatóxitos é provada pelos flavonóides e glialcooliterpênicos que estimulam a síntese enzimática básica do metabolismo hepático. Na uremia, a cinarina melhora a excreção da amônia por provocar uma aumento da produção de ácido úrico pelo epitélio renal. A ação diurética auxilia a eliminação de uréia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular desenvolvendo sua ação depurativa. A oxidase, enzima hidrossolúvel é provavelmente a responsável pelas propriedades hipoglicemiantes da alcachofra.

INDICAÇÕES: Nas afecções hepatobiliares e no aumento de uréia e colesterol; alivia os males gástricos e renais; coadjuvante nos regimes de emagrecimento, empregado também na hipertensão e hidropisia.

CONTRA-INDICAÇÕES: Não deve ser administrado em mães que amamentam, nem em casos de fermentação intestinal.

EFEITOS COLATERAIS: Não foram relatados efeitos colaterais desde que administrada na posologia correta.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: É contra-indicado o uso por mulheres que amamentam por diminuir a secreção do leite, além da propriedade da cinarina de coagular o leite materno.

PRECAUÇÕES: Em caso de hipersensibilidade ao produto, descongestionar o uso.

INTERAÇÕES: Pode ser associada com bétula, celidônia, genciana, alecrim e dente de leão para potencializar os efeitos colagogo e colerético. No tratamento de hipercolesterolemia e hepatopatias pode-se combinar com cardo mariano, genciana, dente de leão e alecrim.
DOSAGEM / MODO DE USAR: Uso interno: 1) Extrato hidroalcóolico: 0,5 a 1g/dia, 2) Infuso das folhas: 10g/litro. Tomar 1 xícara após as refeições, 3) Extrato seco: 0,20 a 1g/dia, 4) Tintura: 5 a 25ml/dia, 5) Decocto das folhas: 30 a 40g/litro, 6) Extrato seco: 100 a 150mg/dose. Tomar 3 vezes ao dia após as principais refeições. 7) Para hiperlipidemia utilizar 1 a 2g/dia.

DURAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO: De 3 a 9 meses a administração diária de 20mg de cinarina por via oral reduz em cerca de 31% do colesterol total e cerca de 24% dos triglicerídeos séricos. Utilizada por longos períodos, a alcachofra promove lenta e gradual perda de peso em pessoas obesas.

SUPERDOSAGEM: Pode ocorrer aumento da diurese e diarréia, embora não haja informações precisas em literatura em casos de superdosagem.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO: Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui