Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ALHO -- 12/12/2000 - 14:46 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ALHO

NOME BOTÂNICO:Allium sativum L.

FAMÍLIA: Liliaceae

PARTE UTILIZADA: Bulbo

HISTÓRICO: Desde os primórdios de nossa civilização, o alho vem sendo usado pelo homem tanto como recurso culinário quanto como recurso terapêutico. Gravações antiqüissímas demonstram que o alho era usado como remédio desde os tempos antes de Cristo pelos babilônicos, chineses, gregos e romanos. O alho cresce espontaneamente na Silícia e em muitos outros pontos da Europa, sendo amplamente conhecido e usado no Brasil. Os russos e búlgaros atribuíram ao hábito de ingerir alho a principal causa de sua vitalidade e saúde. Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças armadas britânicas valiam-se do alho para impedir infecções.

CONSTITUINTES: Cada 100g contém: 1) cálcio (30 mg), 2) enxofre (80 mg), 3) iodo (0,004 mg), 4) silício (traços), 5) sódio (45 mg), 6) ferro (1 mg), 7) vitamina A (0,1 mg), 8) vitamina B1 (0,1 mg), 9) vitamina B2 (0,1 mg), vitamina C (17 mg). Além de heterosídeos sulfurados, alicina (10 a 13%); ácido fosfórico livre; aliina, óxido dialildisulfeto (60%); ajoeno; dissulfeto de dialila, dissulfeto de dietila, trisulfeto de alila, polissulfeto de dialila.

AÇÃO: Expectorante, anti-séptico, pulmonar, analgésico, antiinflamatório, antibacteriao, tônico, hipotensor, vermífugo, hipoglicemiante, febrífugo, antiplaquetário, antioxidante e hipocolesterolemizante. Diminui a velocidade sangüinea e é anti-helmíntico.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: O princípio de ação do óleo de alho se deve a alicina e aliina. A alicina originada a partir da alinase possui notáveis propriedades bacteriostáticas e bactericidas sobre numerosas bactérias gram positivas e gram negativas. A alicina destrói os grupos tiólicos (-SH) essenciais à proliferação das bactérias. O alho reduz os níveis plasmáticos de colesterol através do óxido dialildissulfeto, prevenindo a formação de placas nas artérias. Possui ação vermífuga fraca para ascaris e oxiúros. Possui um efeito antitóxico não permitindo a formação de toxinas no intestino, além de eliminar as espécies patogênicas sem afetar a flora normal. É um estimulante do organismo e de algumas glândulas de secreção interna, sendo muito eficaz no diabetes. Devido a sua capacidade vasodilatadora é considerado um eficaz hipotensor. O óleo de alho modifica as secreções brônquicas, ajudando a desobstruir as vias aéreas. Ele fluidifica e desodoriza as secreções respiratórias. O efeito antiplaquetário se deve a presença do di e trissulfeto de dialila e trissulfeto de metilalila que inibem a tromboxane-sintetase, enzima que tem um papel importante na formação da tromboxane A2, poderoso agregante plaquetário. Atua como febrífugo. As combinações sulfúricas do alho exercem uma ação inibitória na oxidação do ácido araquidônico (síntese de prostaglandina). o alho age estimulando o mecanismo endógeno de defesa, protegendo o LDL colesterol, inibindo a formação dos radicais livres e a peroxidação dos lipídeos. Reduz também a captação dos lipídeos pelas células do endotélio basal.

INDICAÇÕES: Afecções pulmonares, bronquite, asma, gripe, tosse, rouquidão, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, vermes intestinais e anti-radicais livres.

CONTRA-INDICAÇÕES: Hipersensibilidade ao óleo.

EFEITOS COLATERAIS: Em altas doses, além da posologia indicada, pode ocorrer irritação gástrica e náuseas. Pode ser perceptível odor de alho na respiração e na pele. Também podem ocorrer reações alérgicas.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Não há referência em literatura consultada.
PRECAUÇÕES: Não exceder a posologia recomendada.

INTERAÇÕES: Combinado com tussílago e lobélia, na bronquite e asma. Associado com baptista e equinacea, atividade antiviral.

DOSAGEM / MODO DE USAR: Uso interno: 1) Óleo de alho: 0,03 a 0,12 ml três vezes ao dia, 60 a 100mg/dia (fibrinolítico e antiagregante plaquetário), 2) Infuso: 2 ou 3 dentes de alho amassados em 1 xícara de água. Tomar por 3 semanas. 3) Extrato seco: 100 a 250mg por supositório (contra oxiúras), 4) Alho fresco: 4g ao dia como hipocolesterolenizante e anti-radicais livres, 5) Bulbo seco: 2 a 4 gr três vezes ao dia, 6) Tintura 1:5 em álcool 45%: 2 a 4 ml três vezes ao dia. 7) Crianças: somente doses pequenas e diluídas.

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO: Pode-se estender por vários anos, conforme a necessidade.

SUPERDOSAGEM: DL50 = 100 mg/kg

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO: Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui