Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50570)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ARRUDA -- 12/12/2000 - 14:49 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ARRUDA

NOME BOTÂNICO: Ruta graveolens L.

FAMÍLIA: Rutaceae.

PARTE UTILIZADA: Folha

HISTÓRICO: Leonardo da Vinci e Michelângelo afirmaram que, graças aos poderes metafísicos da arruda, o seu sentido criativo e a sua visão interior melhoraram consideravelmente. Com os ramos aspergia-se água benta sobre as multidões. Era considerada uma importante desefa contra a peste negra. Os ladrões que roubavam as vítimas da peste negra protegiam-se com o chamado “vinagre dos quatro ladrões”, de cuja composição ela fazia parte. Era também um dos principais componentes da mithridate, antídoto grego contra os venenos. Esta planta apareceu nas armas da Ordem do Cardo, escocesa, e inspirou o desenho do naipe de paus dos baralhos de cartas.
CONSTITUINTES: Óleo essencial de 0,2 - 0,7%, composto principalmente de: 1) metilnonil, 2) metilheptilcetonas (90%), 3) de metilnonilcarbinol (10%), 4) álcoois, 5) ésteres, 6) fenóis, 7) composto terpênicos. Alacalóides de 0,4 - 1,4%: 1) arborinina, 2) graveolina (rutanina), 3) graveolinina, 4) alfa-fagarina. Derivados furocumarínico: 1) bergapteno, 2) xantoxina, 3) psoraleno, 4) composto flavônicos (rutina).

AÇÃO: 1) Emenagoga, 2) sudorífica, 3) anti-helmíntica, 4)anti-hemorrágica, 5) abortiva, 6) carminativa, 7) antiespasmódica, 8) diaforética, e 9) estimulante.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: A rutina aumenta a resitência dos capilares sanguíneos, evitando sua ruptura e blenorragia. Provoca uma leve contração do útero ela congestiona este órgão, estimula as fibras musculares, provocando-lhes s contração. Pode levar à hemorragia grave.

INDICAÇÕES: Reumatismo, nevralgias, dismenorréia e menorragias, hipertensão, verminoses, incontinência, flatulências.

CONTRA-INDICAÇÕES: Não deve ser usada na gravidez (uso interno) ou por pessoas de pele sensível (uso externo).

EFEITOS COLATERAIS: Hemorragias

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Durante a gestação, a arruda tem um efeito especial sobre o útero ao aborto e à morte. Pode acarretar a morte sem que haja parto.

PRECAUÇÕES: Usar com cautela, com orientação médica, pois contém princípios tóxicos.

INTERAÇÕES: Não foram relatadas na literatura pesquisada.

DOSAGEM / MODO DE USAR: Como emenagogo: 2 - 3g para 1 litro de água sob a forma de infusão. Tomar 2 xícaras por dia. Como calmante: recomenda-se o chá, mas em doses fracas. Como anti-helmíntico: ferver 20g de arruda em 1 litro de azeite de cozinha, ministrando-se 2 - 3 colherinhas (chá) por dia para este efeito também pode-se usar o chá na dose de 20g por litro de água que, em uso externo, serve contra piolhos ou contra sarna, ou na limpeza de feridas. Para uso interno o emprego da arruda deve ser feito com muita prudência por se tratar de planta muito energética em seus efeitos.

DURAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO: Pelo tempo que se fizer necessário.

SUPERDOSAGEM: A ingestão excessiva pode ser perigosa, podendo causar hemorragias graves.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO: As folhas devem ser dessecadas à sombra e conservadas em sacos de pano ou papel.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui