Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->CARDO MARIANO -- 12/12/2000 - 16:39 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARDO MARIANO

NOME BOTÂNICO: Silybum marianum (L.) Gaertn.

FAMÍLIA: Compositae.

PARTE UTILIZADA: Fruta, folha, semente e raiz.

HISTÓRICO: Chamado também de cardo santa-maria, o cardo mariano é nativo da Europa, utilizado a séculos na medicina popular e que se aclimatou bem no Brasil. Na tradição popular cristã, as nervuras de suas folhas representariam o leite derramado pela Virgem Maria quando ocultava o menino Jesus dos soldados de Herodes.

CONSTITUINTES: 1) cnicina; 2) tiramina; 3) lipídios; 4) proteínas; 5) açúcares; 6) flavonóides (silimarina, silibina); 7) mucilagens; 8) óleo essencial; 9) taninos; 10) princípio amargo; 11) histamina; 12) albumina;

AÇÃO: 1) tônico amargo; 2) aperitivo; 3) febrífugo; 4) tônico vascular; 5) hemostático; 6) anti-hemorrágico; 7) colagoga; 8) colerético; 9) tônico estomacal; 10) estimulante gástrico; 11) diurético; 12) hipertensor; 13) galoctagoga;
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: É excelente digestivo, diurético, estimulante, protetor e curativo do fígado como no caso de cirrose hepática e hepatite. Possui também a propriedade de ser hipertensor. A silimarina que é um flavolignina é citada em diversas publicações farmacêuticas nos últimos anos de tratamento de distúrbios que envolvem a presença de radicais livres, devido à sua ação antioxidante. Este produto está sendo utilizado em várias formulações de uso tópico para combater os radicais livres. A fruta do cardo mariano melhora a circulação abdominal do sangue, é útil nas hemorragias uterinas e em problemas menstruais. Usado também no tratamento de varizes e úlceras. Como colagoga provoca a saída da bilis que se acumula na visícula biliar. Ajuda a fluir o leite em mães que estão amamentando, quando este não está abundante. Aumenta a pressão arterial, ajudando a normalizá-la naquelas pessoas que sofrem de pressão baixa.

INDICAÇÕES: 1) afecções do fígado e visícula biliar (icterícia, litíase biliar), 2) fluir o leite em mães que não o tem em abundância, 3) hipocondria, 4) hipertensão (semente), 5) dispepsias, 6) insuficiência hepática, 7) cirrose hepática, 8) menorragias, 9) constipação, 10) deficiência cardio-vascular, 11) aperitivo, 12) hipertensão (folha).

CONTRA-INDICAÇÕES: Não apresenta contra-indicação.

EFEITOS COLATERAIS: Em casos isolados foi observada uma ação laxativa branda.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: É indicado o uso por gestantes e lactentes pois melhora o fluxo de leite.

PRECAUÇÕES: Não há referências na literatura consultada.

INTEREÇÕES:Não há referências na literatura consultada.

DOSAGEM / MODO DE USAR: Tintura: 2 a 5g por dia. Pó: 1 a 2g por dia. Extrato mole: 0,25 a 0,20g por dia. Extrato hidro-alcoólico: 0,10 a 0,20g por dia. Tintura mãe: 15 gotas. Fitocosméticos: Em hidratantes a concentração de uso é de 1%.

DURAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO: A preparação a base da fruta do cardo mariano devem ser usadas por tempo prolongado, com regularidade até o desaparecimento dos sintomas.

SUPERDOSAGEM: Não há referências na literatura consultada.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAGEM: Conservar ao abrigo da luz e da umidade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui