Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->CRATAEGUS -- 12/12/2000 - 16:42 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CRATAEGUS

NOME BOTÂNICO: Crataegus oxyacantha L.

FAMÍLIA: Rosaceae

PARTE UTILIZADA: Folhas e sumidades floridas

HISTÓRICO: Originário de toda Europa, conhecida em Portugal com pirliteiro, são arbustos grandes de crescimento lento que podem atingir 500 anos de idade e possuem lenhos e espinhos duros. Seus frutos foram utilizados pelo homem pré-histórico como demonstram as descobertas de sementes de crataegus, nas ruínas pré-históricas.

CONSTITUINTES: Contém 2% de flavanóides representados por hiperosídeos (0,7%) galactosídeos, quercetol e vitexina -2- ramnosídeo. 2-3% de procianidinas (procianidol dímero, epicatecol), ácidos triterpênicos, aminas.

AÇÃO: 1) vasodilatadora, 2) hipotensiva, 3) diaforética, 4) inotrópica positiva, 5) cronotrópica positiva, 6) batmotrópica negativa, 7) aumenta o porte sanguíneo coronariano e do miocárdio.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: O crataegus possui atividade sobre o miocárdio, resultado da ação sinérgica de seus princípios ativos. Amplos estudos farmacológicos, tem documentado que os princípios determinantes para a sua ação são as procianidinas e os flavonóides. O efeito característico do extrato é um melhoramento da irrigação do miocárdio e dos vasos coronários, que pode ser quantificado em base ao aumento da capacidade do miocárdio, mesmo em anóxia. A ação inotrópica positiva é interpretada como antagonismo do inotropismo negativo (que pode ser induzido pela ação de betabloqueadores). Do ponto de vista molecular, tal ação depende da inibição da c-AMP-fosfodiesterase. O crataegus possui um efeito mensurável sobre a modulação da concentração intracelular de cálcio. Possui ação depressiva moderada sobre o sistema nervoso central.

INDICAÇÕES: Reduz a taquicardia, sensação de opressão da região toráxica, recomendado como preventivo de acidentes vasculares, na hipertensão.

CONTRA-INDICAÇÕES: Não apresenta nas doses recomendadas.

EFEITOS COLATERAIS: Desde que utilizado na dosagem correta não apresenta efeitos colaterais.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Uso não recomendado sem orientação médica.

PRECAUÇÕES: Procurar seguir a posologia recomendada.

INTERAÇÕES: Quando administrado com glucosídeos cardiotônicos, é necessário reduzir a dose dos últimos.

DOSAGEM / MODO DE USAR: Uso interno: Infuso: 1 - 1,5 g de droga, adicionada de 1 xícara (150 ml) de água fervente, filtrar após 15 minutos. Tomar 2 - 3 xícaras ao dia. 1 colher de chá corresponde a 1,8 g de droga. Pó: 0,30 g / cápsula tomar 1 - 2 cápsulas 3 vezes ao dia. Tintura: 40gts/dia. Extratos titulados: 5 mg de flavonóides - indicados como hiperosídeos; 10 mg de flavonóides totais - determinados como fenóis totais e calculados como hiperosídeos; 5 mg de procianidina calculada como epicatequina.

SUPERDOSAGEM: Não há referências na literatura consultada.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO: Armazenar em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui