Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->GRINDÉLIA -- 12/12/2000 - 16:45 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GRINDÉLIA

NOME BOTÂNICO: Grindelia robusta Nutt

FAMÍLIA: Compositae

PARTE UTILIZADA: Sumidades floridas e folha.

HISTÓRICO: A grindélia, conhecida no Brasil por girassol-silvestre e malmequer-do-campo, é uma planta de origem americana, que cresce desde o Mississipi até o Pacífico. Planta de aspecto subarbustico, formando tufos de 50-90cm de altura. É viscosa e está revestida por uma resina segregada pelos pêlos secretores que cobrem as folhas e as brácteas dos capítulos. As flores se desenvolvem solitárias na extremidade da ramificação, são semelhantes às do girassol e apresentam odor balsâmico e sabor amargo persistente.

CONSTITUINTES: 1) resinas de 10 a 20% contendo principalmente ácidos diterpênicos como os ácidos grindélio e oxigrindélico. 2) óleo essencial borneol 0,3%, 3) taninos 4%, 4) saponinas, 5) alcalóides, 6) flavonóides, 7) composto acetilênicos: matricariol e acetato de matricariol, 8) fitosteróis, 9) princípio amargo: grindelina, 10) ácido p-oxibenzóico.

AÇÃO: 1) antiespasmódico, 2) expectorante, 3) balsâmico, 4) béquico, 5) hipotensor, 6) antiinflamatório.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: As atividades farmacológicas da grindélia devem-se especialmente às resinas. A grindélia atua relaxando os músculos liso e cardíaco, apresentando efeitos sobre os centros respiratórios e circulatórios, o que explica o seu uso no tratamento da asma e bronquite, especialmente quando estas estão associadas com taquicardia e respostas nervosas. Devido a este efeito relaxante do coração e do pulso sanguíneo, pode causar uma redução da pressão arterial. Facilita a expulsão das secreções traqueobrônicas anormais aumentando e fluidificando as secreções, facilitando também sua eliminação pelo reflexo da tosse. Age sobre o tônus intestinal melhorando a eliminação de gases.

INDICAÇÕES: Uso interno: 1) afecções respiratórias: asma, bronquite, laringite, coqueluche, tosse, catarro, rouquidão. 2) espamo do tubo digestivo: cólicas, flautulência. 3) afecções renais e das vias urinárias: nefrite, catarro vesical. Uso externo: 1) irritações da pele, como antiinflamatório.

CONTRA-INDICAÇÕES: Pessoas sensíveis ao produto.

EFEITOS COLATERAIS: Em doses elevadas pode provocar irritação renal e estomacal.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Não há referências na literatura consultada.

PRECAUÇÕES: Seguir a posologia recomendada. Não administrar em crianças menores de 6 anos de idade, sem orientação médica.

INTERAÇÕES: Pode ser combinado com lobélia (Lobelia inflata) e erva andorinha (Euphorbia pilulifera) no tratamento da asma.

DOSAGEM / MODO DE USAR: Uso interno: Adultos: Pó: 2 a 6 g/dia. Tintura em álcool 60%: 0,5 a 1 ml três vezes ao dia. Extrato fluido em álcool 22,5%: 0,6 a 1,2 ml três vezes ao dia. Infuso ou decocto a 2%: 50 a 200 ml/dia. Xarope: 20 a 80 ml/dia. Crianças: Pó: 0,6 a 1,0g por dia. Tintura: 10 a 20 gotas por dia. Uso externo: Cataplasma.

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO: Por 15 a 30 dias de tratamento.

SUPERDOSAGEM: Em altas doses pode provocar irritação renal e estomacal.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO: Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui