Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->FALSO BOLDO -- 23/12/2000 - 10:49 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falso boldo

Coleus barbatus
Syn.: Plectranthus barbatus
Labiatae

(Sob o ponto de vista antroposófico )

O gênero Coleus consta de cerca de 300 espécies de arbustos e subarbustos perenes e ocorre nativamente principalmente nas regiões temperadas e tropicais da África, Ásia e Austrália. Existem muitas espécies de Coleus, várias delas tem fins culinário, crescem facilmente, e foram propagadas em recintos fechados nas regiões temperadas-frias. Algumas espécies são utilizadas na decoração de jardins devido à riqueza de cores que formam belos desenhos em suas folhas. O próprio Coleus barbatus, que não possui folhas coloridas, chegou a ser bastante cultivado durante o século XIX para esta finalidade.
Coleus barbatus é um subarbusto perene, aromático, semi-suculento, com talos eretos e felpudos, folhas ovaladas com bordas denteadas. Flores azul-lavanda crescem em racemos na estação chuvosa. Ele pertence à família das Labiatas que engloba uma série de plantas medicinais como:

Alecrim ,
Sálvia ,
Orégano ,
Alfazema , etc.,
enfim, plantas relacionadas com o calor.
[Coleus sp: ] Coleus barbatus, denominado popularmente de falso bôldo, transformou as características típicas do calor existente em sua família (folhas pequenas, em forma de agulhas, secura, alta produção de óleos essenciais) em processos de fluidez e vitalidade. Suas folhas são grandes, peludas, suculentas. Por outro lado, o Coleus barbatus transformou a beleza e as cores das folhas, ou seja, uma característica de flor presente nas folhas, em atividade terapêutica. Isso significa que ela consegue evitar uma atividade astral (formação floral) ao domínio dos líquidos e da vitalidade, evitando que o fígado sofra processos de ressecamento.
O fato do Coleus barbatus transformar os processos de calor das Labiatas em fluidez e vitalidade, nos mostra que essa planta irá realizar um processo análogo, estimulando o fígado que está quente, inflamado, a voltar novamente a trabalhar no domínio das correntes líquidas. Essa planta, além disso, leva o processo de fluidez e vitalidade um pouco além do normal. Ela é inchada. Seus ramos, à medida que vão ficando mais velhos, vão se inchando de tal maneira que eles não conseguem mais ficar presos no tronco principal e caem.
Existem ainda estudos de seus efeitos na contração do coração, circulação e coagulação.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui