Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->INDICAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR DOENÇAS -- 23/12/2000 - 11:22 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INDICAÇÕES

Afrodisíaco: Ginseng, guaraná.

Alergias: Agrimônia, camomila, maravilha.

Anemias: Cavalinha, centáurea-menor, feno-grego, genciana, rosa-canina

Angina do Peito: Oliveira, quelidônia.

Antiafrodisíaco: Lúpulo.

Asma: Eucalipto, guaco, lavanda, parietária.

Bronquites: Agrião, capuchinha, eucalipto, guaco, hera, malva, orégano, parietária, sabugueiro,
tanchagem, tomilho, tussilagem.

Cabelos: Babosa, camomila, capuchinha.

Calmante: Alface, artemísia, camomila, erva-cidreira, espinheiro-branco, girassol, lavanda, lúpulo, maçã, manjericão, maracujá, melissa, mil-folhas.

Calos: Calêndula.

Cicatrizante: Agrimônia, calêndula, camomila, cenoura, confrei, espinheira-santa, gerânio, maravilha, mil-folhas, milho, oliveira, picão, tanchagem.

Cistites: Eucalipto, lavanda, linho, malva, milho, parietária.

Colesterol: Alcachofra, beringela, dente-de-leão.

Cólicas e Gases Intestinais: Abacate, aipo, alho, angélica, anis, anis-estrelado, artemísia, cálamo-aromático, camomila, coentro, cominho, cominho-armênio, endro, erva-cidreira, erva-doce, espinheiro-branco, gengibre, hortelã, laranja, louro, manjericão, maracujá, melissa, mil-folhas, orégano, poejo, quelidônia, sálvia.

Desidratação: Coco (água)

Desinfetantes:

Intestinos e vias urinárias: Cebola

Intestinos, vias urinárias e pulmão: Sálvia

Intestinos e Pulmões: Tomilho

Depurativo ou desintoxicante: Alcachofra, bardana, beringela, cardo-santo, centáurea-menor, chicória, couve ,dente-de-leão, genciana, losna, morango, noz, oliveira, parietária, quássia, tanchagem, urtiga, verbena.

Diabetes: Alcachofra, amora, bardana, carqueja, cebola, eucalipto, noz, oliveira, picão, quebra-pedra, Sálvia.

Diarréia: Abóbora, alho, arroz, banana, carvalho, cenoura, goiaba, jabuticaba, morango, noz, picão, rosa-canina, tanchagem.

Digestivo: Abacaxi, agrião, alecrim, alho, angélica, arruda, artemísia, azedinha, cálamo, aromática, canela, cardo-santo, carqueja, cáscara-sagrada, cebola, centáurea-menor, chicória, coco, cravo-da-índia, dente-de-leão, erva-cidreira, erva-doce, genciana, gengibre, hortelã, laranja, limão, losna, lúpulo, manjericão, melissa, mil-folhas, oliveira, orégano, poejo, quássia, quina, ruibarbo, Sálvia, verbena.

Diuréticos: Abacate, abacaxi, aipo, alcachofra, alface, alquequenje, aspargo, aveia, azeda e azeda-miúda, azedinha, bardana, boldo-do-chile, carqueja, cavalinha, cebola, centáurea, chicória, coco, dente-de-leão, erva-doce, espinheira-santa, girassol, milho, morango, parietária, picão, quebra-pedra, rosa-canina, sabugueiro, salsa, salsaparilha, tanchagem, urtiga, verbena.

Dor de Cabeça: Erva-cidreira, girassol, guaraná, lavanda, melissa, verbena.

Dor de Dente: Cravo-da-índia.

Enurese Noturna ou Perda de Urina: Carvalho, mil-folhas.

Estimulantes, Tônicos: Alecrim angélica, canela, gengibre, Ginseng, guaraná, hortelã, louro, quina, rosa-canina, Sálvia, tomilho.

Expectorante: Abacaxi, alho, capuchinha, eucalipto, guaco, hera, parietária, tanchagem, tussilagem.

Febre: Cardo-santo, carvalho, erva-cidreira, eucalipto, girassol, losna, oliveira, quássia, quina, folhas de pitanga.

Feridas: Ver cicatrizantes e hemorragias
Fígado e Vesícula Biliar: Agrião, aipo, alcachofra, alecrim, bardana, beringela, boldo-do-chile, calêndula, cardo-mariano, cardo-santo, carqueja, cáscara-sagrada, chicória, dente-de-leão, lavanda, losna, melissa, oliveira, quelidônia.

Fumantes: Agrião, aveia.

Gases Intestinais: Ver cólicas.

Gastrites e Úlceras: Angélica, banana, batata, cálamo-aromático, confrei, couve, espinheira-santa, gerânio, laranja

Gota (Ácido Úrico):Aipo, alcachofra, alecrim, alquequenje, aveia, bardana, limão, milho, morango, salsa, salsaparilha, urtiga.

Hemorragia: Bolsa-de-pastor, carvalho, cavalinha, cebola, gerânio, mil-folhas, picão, salsa, tanchagem.

Inflamações: Boca e garganta _ agrimônia, amora, azeda e azeda-miúda, carvalho, centáurea, limão, malva, manjericão.

Intestinos: Agrimônia, aveia, carvalho, gerânio, linho, malva, rosa-canina.

Olhos: Agrimônia, centáurea, euphrasia.

Pele: Ver alergias e cicatrizantes.

Reumatismos: Abacate, arnica, camomila, cânfora, centáurea, guaco, sabugueiro, verbena.

Vias Urinárias: Eucalipto, lavanda, linho, malva, milho, parietária, rosa-canina.

Laxantes: Abóbora, alface, ameixa, arroz, cáscara sagrada, coco, linho, maçã, mamona, ruibarbo, sene, tamarindo, trigo

Leite Materno ( Aumentar): Anis, anis-estrelado, cominho-armênio, erva-doce, feno-grego.

Mau-Hálito: Cravo-da-índia, sálvia.

Menopausa: Sálvia.

Menstruação: Alecrim, arruda, artemísia, bolsa-de-pastor, calêndula, camomila, canela, erva-doce, hera, losna, melissa, mil-folhas, orégano, salsa, sálvia.

Pedras nos Rins ou na Vesícula Biliar: Ver diuréticos ou fígado.

Pele: Agrião, aveia, bardana, cenoura. Centáurea.

Picada de Insetos: Cebola, manjericão.

Pressão Alta: Alho, espinheiro-branco, milho, oliveira

Queimaduras: Abóbora, calêndula, cenoura, oliveira, parietária, tanchagem.

Reumatismo: Ver inflamações.

Rins: Ver diuréticos.

Suor: Para aumentar - sabugueiro; Para diminuir - carvalho e sálvia.

Taquicardias e Palpitações: Espinheiro-branco.

Tic dos Olhos (Blefarospasmo): Boldo do chile.

Tosse: Abacaxi, agrião, canela, castanha, cenoura, cravo-da-índia, erva-cidreira, gengibre, girassol, guaco, hera, lavanda, malva, manjericão, orégano, poejo, sabugueiro, tussilagem.

Úlcera: Ver gastrite.

Vermes: Abóbora, quássia, tomilho.

Vesícula Biliar: Ver fígado.

Vômitos: Cardo-santo
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui