Usina de Letras
Usina de Letras
275 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PARANGOLÉ NOVO ROMANCE DE ADRIÃO NETO -- 17/06/2011 - 08:07 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PARANGOLÉ É O NOVO ROMANCE

DO ESCRITOR PIAUIENSE ADRIÃO NETO



Manoela Gomes - Jornalista e escritora



Você sabe o que significa a expressão "Entrou no oco do mundo? "escabriado"? Já ouviu falar nos termos "Estou em caldo de pinto" "pebado"? "siricutico"? "licute"? Pois estas são expressões populares tipicamente nordestinas. Estas e muitas outras palavras engraçadas, curiosas e esquisitas você vai encontrar no contexto do novo trabalho do escritor piauiense Adrião Neto que leva o título de "Parangolê" (Parangolé,Adrião Neto. Editora Nova Aliança, 162 p. 2011).

Na verdade o pararromance, assim denominado pelo escritor, trata-se de uma versão mais moderna e mais trabalhada do romance "Eterna Aliança", também de autoria de Adrião . A obra de perfil histórico e indianista retrata o cotidiano dos habitantes do litoral piauiense e a participação do Piauí no movimento separatista de 1822.

A nova trama foi reescrita e turbinada tendo como novidade a valorização da contexto histórico e do aspecto linguístico. Uma das principais preocupações do pesquisador foi adequar o linguajar dos personagens menos instruídos para a linguagem coloquial.

Durante o seu curso,o enredo original misturou-se com alguns dos principais fatos da História do Piauí e do Brasil, ampliando o raio de ação do litoral para o restante da província. A saga de Parangolé tem como marco inicial o ano de fixação dos primeiros pescadores em Amarração (nome original do município de Luis Correia e terra natal do autor), egresso da região ribeirinha do Parnaiba, Maranhaõ e Ceará; desenvolveu-se durante o movimento separatista de 1822, prolongando-se até o final do período revolucionário, que chegou ao auge com a Batalha do Jenipapo.

Mas você ficou curioso para saber o significado dos termos mencionados no início desta matéria? "Entrou no oco do mundo" quer dizer sumir, desaparecer. "Estar em caldo de pinto" significa enfermo, cansado, esgotado. "Pebado" quer dizer estar em apuros, "siricutico" significa aflição ou agonia e "licute" é chamego, xodó, grude. O título do romance "Parangolé" significa relato floreado, conversa fiada.

Você encontra Parangolê e outras obras do autor na Livraria Nova Aliança.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui