Usina de Letras
Usina de Letras
277 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->8. A JURA -- 30/05/2003 - 06:36 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Antes que alguém possa testemunhar falso, os espíritos amigos acorrem para evitar o sacrilégio. Entretanto, forças do mal, pressurosas, se antepõem e conseguem, dada a vibração de muitos ser de mesmo padrão, obstar o socorro, evitando que se restabeleçam os vínculos ideais. Sem tardança, após o juramento, as forças do bem, se assim podemos considerar maniqueistamente os opositores, partem para minorar o mau procedimento, arranjando atenuantes, para que os protegidos se resguardem, no mínimo, em profundo sentimento de culpa e ajam, dali por diante, com o coração contristado pelo arrependimento, até que possam ressarcir os prejuízos que qualquer atitude impensada costuma causar.

Sem que se perceba, quando a alma, envolvida pelos inimigos, se justifica diante de seus opositores no campo da carne, se desfaz a influenciação maléfica, de sorte que fica mais livre o acesso das entidades amigas, que passam a tomar uma série de atitudes para trazer de volta ao seio de sua corporação aquele ser que, por imprudência ou maldade, se arremetera de encontro ao que mais deveria ter evitado.




Exercícios

Este é o curto texto de hoje. Vamos propor algumas questões que deverão ser respondidas no transcurso de uma aula.


1. Quais os méritos possíveis daquele “pecador”, para que merecesse tanta atenção dos círculos superiores?

2. Se você estivesse nessas condições de auxiliar o encarnado, o que faria em primeiro lugar, considerando que você seja encarnado ou desencarnado, conforme a perspectiva em que se coloque?

3. De agora em diante, você estará atento para as promessas e juras que lhe forem necessárias para que lhe dêem crédito? Elas são realmente indispensáveis? Cite caso em que assim se configure.

4. Desde que os padrões vibratórios dos espíritos os façam congraçarem-se, é possível vir a separá-los? De que recursos dispõem os espíritos para isso?

5. Quando a relação entre dois espíritos, no etéreo, é saudável para ambos, existe a possibilidade de interferência de espíritos menos categorizados, no sentido de se desfazer o que existe de bom, substituindo por outros vínculos menos perfeitos? Justifique sua resposta.

6. Não querendo estender mais o assunto pelo adiantado da hora, responda a mais uma pergunta, agora de caráter eminentemente pessoal. Alguma vez você se deparou na situação do ser acima, precisando jurar falsamente para resguardar alguma posição? Conte o caso, sem esquecer-se de fazer referência à lei de causa e efeito, para cada uma das peripécias, até o desfecho, que deve representar, inequivocamente, alguma lição moral ou espiritual.



Este roteiro é extremamente simples, mas deve servir de modelo para configuração de outras situações: a iminência de crime de morte; a execução de latrocínio; a perigosa posição de favorecimentos pessoais em detrimento da sociedade; a aprovação de algum dispositivo legal com o intuito de favorecer determinados setores, em prejuízo da maioria; etc. Cada ponto pode ser ilustrado dramaticamente ou ser apanhado no noticiário jornalístico, caso em que as personagens reais do episódio não devem ser reconhecidas, para não possibilitar qualquer vibração perniciosa para tais entidades. Nestes casos verídicos, recomenda-se que a sessão de estudo principie por oração de soerguimento moral, que será orientada para os necessitados, mesmo que não sejam do conhecimento dos participantes da reunião. Em casos extremos, podem-se citar os nomes verdadeiros, desde que o grupo se ache de antemão preparado para que o estudo não termine na aula, mas que, após as discussões e o encerramento das explicações dos orientadores, todos se encaminhem para o local em que os envolvidos na trama se encontrem, para que se venha a dar assistência real a eles. Esta última situação é possível de concretizar-se em ambos os planos da realidade, bastando, para isso, que os elementos envolvidos tenham o hábito de participar de equipes socorristas.



Graças a Deus, tivemos ocasião de, mais uma vez, trazer exemplo de trabalho possível, agora mais efetivo, se coroado de êxito em uma aula somente. Caso o grupo seja muito principiante ou não apresente disponibilidade de horário, pode-se dividir a lição para várias etapas, segundo a possibilidade de cada um. Entretanto, o que não se pode postergar é o trabalho de socorro, no caso de serem pessoas reais.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui