Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->22. NORMAS PARA O PROGRESSO -- 13/06/2003 - 06:49 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

As vicissitudes humanas superam a humana compreensão. Caso fosse possível aos encarnados sequer vislumbrar os inúmeros percalços que deverão enfrentar para que se considerem criaturas felizes, teriam de suportar desilusões incríveis. Não é à toa que enaltecemos a necessidade de se perlustrar a jornada na Terra sob o amparo, a proteção, os auspícios das leis de Deus. Se é pouco honrar pai e mãe, não furtar, não matar etc., para o espírito lúcido essas anotações podem sofrer acrescentamentos de compromissos, se seus efeitos forem dilatados por interpretações simbólicas, que considerarão, inevitavelmente, como pai e mãe todo cidadão de maior respeitabilidade pela idade e pela experiência, que aceitarão atos como o de fumar como furto ao direito inalienável do próximo a atmosfera saudável, que acatarão como causadores de morte os apetrechos retirados do couro e os acepipes preparados com carne vermelha ou branca, quente ou fria. Essa pequena amostragem dos problemas inerentes ao cumprimento da legislação celestial serve para levantar a fímbria do mistério, quando dissemos de início que a humanidade ainda se encontra em estágio muito pobre de desenvolvimento cármico. Evidentemente, seres existem que têm compreensão mais abrangente dessa situação, mas são os que atuam como monitores da experiência carnal e servem ao próximo na justa medida da recomendação cristã. Sendo assim, pertencem ao corpo social tanto quanto o mais ignorante dos encarnados ou o espírito mais sofredor que vagueia pelas trevas abissais.

Neste ponto da dissertação, o caro leitor está a se perguntar se haverá cura para seus males, tantas são as injunções deletérias que admite para o ato de viver. Esta palavra é de advertência dos infortúnios, não é de desânimo, de desvigoramento, de desalento. Cotejando o estágio atual com o de alguns séculos passados, pode a humanidade surpreender-se com o tanto que conseguiu caminhar ascendentemente, rumo à casa do Senhor. O que é preciso urgentemente é destacar o fato de que é chegada a hora, definitivamente, de se capitularem os encarnados às evidências da revelação kardecista, de modo a adentrar vigorosamente no conhecimento da realidade supraterrânea mais próxima, correspondente ao círculo imediato à morte do invólucro corpóreo denso. Essa conscientização é importantíssima para o acatamento das diretrizes evangélicas consignadas nas obras mais sagradas, como “O Livro dos Espíritos” e “dos Médiuns”, bem como de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

Para futuro não muito remoto, podemos prever importante passo a ser dado por toda a humanidade, qual seja do relacionamento mais direto e mais livre entre os planos, como está acontecendo em inúmeras instituições do espiritismo, seja kardecista, seja de outra natureza. Esse vincular existencial terá como suporte a aquisição, da parte dos encarnados, dos princípios elementares que regem a vida sobre o orbe. Como está nas Escrituras Sagradas, “o escândalo há de vir, mas ai daquele por quem há de vir”. Estas palavras podem ser muito misteriosas para quem não esteja habituado a refletir a respeito das verdades evangélicas. Entretanto, se admitirmos o fato da possibilidade mediúnica, teremos a chave para abrir essa porta. Trata-se, evidentemente, do fato mais corriqueiro da vinculação cármica entre as pessoas, de sorte que os meios de integração devem ser revelados sem temor e sem tremor; todavia, quem estabelecer essa relação terá de sofrer as injúrias da incompreensão dos que, recalcitrantes e renitentes, não admitirem a evidência, por conta de interesses espúrios situados nos círculos materiais, como vanglórias, poderes, usurpações de benefícios etc. Sendo assim, que se preparem os nossos argonautas do saber evangélico para sofrerem desditas angustiantes, se tomadas “estrictu sensu” da visão horizontal da mentalidade humana. Contudo, dado o discernimento moral e espiritual desses denodados desbravadores do futuro cármico, poderão eles superar as dificuldades através de sua fé inabalável no reconhecimento do Pai pelos sacrifícios advenientes.

Que estas palavras, dirigidas especialmente para o leitor mais lúcido e cuja influenciação se estende por largos lances da confraria humana, possam amenizar o seu duro labor, pois, se “a ignorância é mãe de todos os males”, em contrapartida, A SABEDORIA, A CIÊNCIA E A CONSCIÊNCIA SÃO AS ALAVANCAS DO PROGRESSO ESPIRITUAL E MORAL.



Graças a Deus, pudemos vir a este cantinho apartado do mundo trazer mensagem de amor e de esperança, amor revelado nas advertências e nas orientações e esperança despertada a cada momento em que a cada leitura ou releitura mais se compenetrarem os nossos queridos leitores dos verdadeiros objetivos de suas realizações nesta passagem tão curta pela carne.



Exercícios

Sobre o texto, podem ser elaboradas inúmeras questões. Por isso, esta unidade de ensino destinar-se-á para livre discussão e apreciação. Poderão os que assim entenderem religar o texto com passagens proféticas das diferentes obras do misticismo mediúnico, pois são muitos os espíritos que, temendo pela sorte dos encarnados, costumam transmitir mensagens de advertência eivadas de previsões no que respeita a configurações de situações cármicas dolorosas. O cotejo evidenciará as semelhanças e as diferenças entre os textos, de modo que, como resultado da comparação, possam surgir conclusões objetivas a respeito do que cada um tem para oferecer para a realização global da humanidade, enquanto congregação de almas cujas afinidades se resolvem através da criação coletiva.

É claro que o trabalho livre exige pesquisa e amplo envolvimento pessoal. É quase defesa de tese acadêmica. Entretanto, não visamos a tanto. Basta trecho bem sucinto de algum autor, cuja leitura deve ser conjunta. Nenhum outro escrito se pede, de sorte que toda a tarefa pode transcorrer no plano da oralidade. Contudo, deve ser evitada a verborragia de muitos, restringindo-se o tempo de manifestação de cada componente do grupo. Quando houver discordância clara entre opiniões, não deve o coordenador empenhar-se a fundo para resolvê-las. Não tem importância se cada qual se recolher ao lar com suas próprias idéias. É certo que elas frutificarão e quem não estiver próximo da verdade tenderá a refazer os raciocínios, quer pelo influxo das razões que se arquivarão certamente na memória e que serão trazidas à tona do consciente, assim que se desobstruírem os canais, o que se conseguirá com a superação dos bloqueios causados pelas mais diversas facetas da frustração psíquica, que soem empanar o livre trânsito das idéias, quer por meio de influenciação direta dos espíritos guardiães junto aos que têm mais fácil o poder de receber a imantação mediúnica.



Gratos por tudo, caro escrevente. Fique na alegria do lar e ore para que haja luz para todos os espíritos que pairam irresolutos diante das tarefas redentoras.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui