Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->24. PONTO EVOLUTIVO -- 15/06/2003 - 08:08 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Os caminhos da vida são muitos, mas o destino da humanidade é um só: o reino de Deus. Portanto, vamos trilhar as estradas segundo a nossa destinação, sem enveredar por vielas escuras, sem nos perder nos labirintos dos vícios e dos comprometimentos espúrios.

Se cada nação possui sistema de governo próprio, é evidente que todos os povos apresentam usos e costumes diferenciados, de modo que, muitas vezes, o que para uns é admissível, para outros é totalmente vedado. É o mesmo que se passa entre os encarnados no campo da moralidade: seres existem que podem perpetrar certas atitudes grosseiras, do ponto de vista da sublimidade espiritual, e, ainda assim, refletir intenso progresso rumo à casa do Senhor. Entretanto, pessoas mais avançadas nessa mesma caminhada, se agissem segundo o padrão do irmão atrasado na senda da redenção, iriam ter de retornar para encetar o caminho do ponto anterior. Evidentemente, tal não acontece pois retrogradar não faz parte das leis universais da espiritualidade, mas que nos sirva de exemplo somente.

Por isso é que insistimos no profundo conhecimento de si mesmo. Se cada pessoa puder reconhecer com precisão em que ponto da estrada está caminhando, terá maiores certezas de como proceder para prosseguir ascendentemente. Caso tal conhecimento esteja sendo dificultado pelos compromissos da vida material, os quais costumam assenhorear-se da mente e da vontade dos que se imiscuem em trabalhos de muita responsabilidade intelectual e moral, principalmente, não se deve ficar preocupado com a perscrutação dos limites da moralidade, senão com a aquisição e aplicação das virtudes evangélicas, que se constituirão, na justa medida, nos recursos necessários para o progresso desejado e programado.



Exercícios

Se você estiver de acordo com o ponto de vista acima exarado, responda ao seguinte questionário.


1. Você tem tempo para perguntar a si mesmo em que ponto da caminhada se encontra? Caso a resposta seja afirmativa, explique a sua situação. Caso contrário, relacione as virtudes que deverá desenvolver para que possa, aplicando-as, progredir na senda do Senhor, na busca do cumprimento dos ideais da encarnação.

2. Independentemente da resposta ter sido afirmativa, relacione as virtudes evangélicas mais importantes para se obter a paz de espírito necessária para a conquista de pontos para acrescentamentos ao seu saldo, bem como, se possível, os males que devem ser alijados definitivamente de seus hábitos.



Somente depois de realizado o trabalho acima, individualmente e em grupo, passe para a fase seguinte.


Imagine que você não esteja de acordo com o texto de estudo. Relacione cinco argumentos contrários e refute-os à luz do espiritismo kardecista.

Em seguida, elabore dissertação inteiramente voltada para os aspectos morais e espirituais, da profissão que exerce, exerceu ou exerceria se tivesse oportunidade. Busque nessa profissão aspectos negativos que possam ser considerados como obstáculos para a realização de trabalho digno de ministério apostólico em nome de Jesus e diga o que tem feito para superar tais dificuldades. Conclua dando as razões por que escolheu essa profissão, procurando enxergar no fato as motivações cármicas subjacentes. Em seguida, estabeleça questionário de, no máximo, cinco perguntas ou propostas de trabalho e ofereça-o para um dos companheiros responder. Ao final da tarefa, todos terão preparado um questionário e respondido a outro. Proceder-se-á, então, a reunião em que os trabalhos serão lidos e comentados.

Para encerrar a unidade, busque-se algum texto de autoria conhecida que enalteça o trabalho profissional como forma de realização imprescindível para a consecução dos ideais de vida do homem encarnado.



Dada a complexidade deste trabalho, evidentemente, não deve ser oferecido (como, de resto, todos os anteriores) para os adolescentes das escolas de evangelização. São tarefas pesadas para pessoas que tenham conseguido aprofundar-se no estudo e na pesquisa das obras kardecistas e demais obras da literatura espiritista. São, portanto, trabalhos adultos, que exigem muito discernimento espiritual e acuidade no campo das verdades evangélicas, como ainda hábito de meditação a respeito da vida e da psicologia humana.

No entanto, se, no grupo, houver pessoas menos afeitas ao trabalho intelectual, pessoas cujo padrão de conhecimentos se volte para os aspectos práticos da vida, não devem ser descartadas do serviço. Neste caso, haverá um coordenador para leitura e apreciação inicial, visando ao entendimento das palavras, dos entrechos e do texto. Em seguida, as tarefas devem ser realizadas oralmente, através de livre discussão, sem que, entretanto, se fuja dos objetivos fixados em cada um dos exercícios.

É preciso saber que, quando o trabalho não está amarrado a textos escritos, as pessoas tendem a divagações; primeiro por não se sentirem seguras diante das demais; segundo, para esconderem, ou melhor, não revelarem os dramas mais íntimos, uma vez que não tiveram ensejo de meditar sobre eles convenientemente, surpreendidas que estão sendo por trabalho tão imediato. Daqui ser preferível adotar o sistema de tarefas a serem resolvidas em casa, para apresentação no próximo dia de atividades.

De qualquer modo, tudo que possa constituir-se em estudo, em dedicação à aprendizagem, deve ser devidamente aproveitado, para que cada qual possa sentir-se motivado para prosseguir empenhando-se no adentrar do mistério da vida, o que deve ser do interesse de cada um de nós.



Finalmente, recomendação que, talvez, seja cediça, mas que faremos para que não se corra o risco de ser esquecida. Tanto ao início dos trabalhos, como ao final, devem-se orar preces de invocação dos espíritos guardiães para insuflação de idéias em forma de intuições, bem assim para manter todo o ambiente rigorosamente propício para as tarefas, mesmo que espíritos menos esclarecidos adejem pelo local — o que pode oferecer para eles até oportunidade de aprendizado —, como também preces de agradecimento pelos momentos de confraternização em que os indivíduos se doam uns aos outros, na expectativa saudável de aproveitarem o ensejo para o seu bem e de todos os que estiverem sob o alcance de sua influenciação moral e espiritual.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui