Usina de Letras
Usina de Letras
263 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->7. O AMOR UNIVERSAL -- 15/07/2003 - 07:15 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Se, por acaso, um dia, for preciso arrancar de dentro do coração os sentimentos mais ternos para dar lugar a emoções de outra natureza, principalmente daquela que generaliza os afetos de modo que o amor se dilua como grande e profundo desejo de tudo abarcar em um só congraçamento, então poderemos afirmar, com toda a certeza, que chegamos ao auge dos atributos espirituais, pois nada que sentimos, particularmente, especificamente, pode sobrepujar a grandiosidade da criação e a tudo devemos atribuir o valor de criatura provinda de Deus. Esse amor ao todo, necessariamente, se confundirá com o amor ao Pai e todas as coisas, açambarcadas em único e extenso afeto, ganharão a categoria do Amor Divino e seremos capazes de estabelecer para nós a fortuna da visão de Deus.

Conceber tal sensação, tal situação, tal elucubração é possível, desde que tenhamos bem desenvolvido o poder de ter fé. Entretanto, alcançar a benemerência suprema de não só compreender como de realizar tão profundo ato de amor exige muito mais. Exige trabalho, abnegação, serenidade perfeita diante das circunstâncias e dos acidentes existenciais. Exige paciência transcendental. Exige capacitação moral extrema. Exige total desvencilhar-se de todo e qualquer desejo humano, mesmo os mais entranhadamente arraigados no subsolo da consciência. Exige despojamento integral de todas as vicissitudes e a apreensão cabal das virtudes evangélicas, aquelas propugnadas pelo Cristo em sua passagem pelo orbe.

Cabe a cada um de nós fixar com determinação como objetivo final da existência a conquista desse inefável ideal de glorificação, o qual prevê, para que não caiamos no esgoto do egocentrismo, a ascensão conjunta de todos os seres, em uniforme anseio de divinização.

Façamos, pois, desde já, por merecer atingir os píncaros desse ideal, providenciando as primeiras vitórias sobre as viciações e as primeiras conquistas morais sobre as incúrias e falsidades. Estejamos dispostos a enfrentar a dura realidade da condição humana precária e alijemos definitivamente de nosso desvario as angústias por não obtermos os sucessos pretendidos no campo do mundo, no âmbito da carne.

Eis a nossa exortação e o nosso desejo mais veemente: que cada encarnado, ao tomar conhecimento de sua destinação mais elevada, procure edificar a vida sobre as seguras bases da moralidade cristã, a fim de iniciar sua peregrinação de amor



Exercícios

Com as vistas nos princípios solidificados na mensagem-texto, elabore programa de vida adequado para cumprimento do desiderato do amor. Cada pessoa tem de elaborar o seu projeto, pois cada um é um universo diferente, cujas tendências se vêm fixando pelos anos afora, segundo a normatização inerente aos genes de sua formação biológica, em conjugação com a convivência específica de cada indivíduo, sob o impacto das influências aleatórias do meio ambiente.

Feita a programação de regeneração, cada qual deve submetê-la ao crivo das observações dos companheiros, que a analisarão, segundo critérios universalizantes, ou seja, após estabelecer quais as diretrizes mais eficazes para debelar as deficiências e para integralizar nas personalidades os ganhos morais superiores do evangelho. Sem que se venha a ferir susceptibilidades, inquirir de cada um o porquê da existência deste ou daquele vício ou má formação de caráter, no intuito de penetrar fundo na psique, pois não se trata de sessão de psicanálise, mas com o objetivo de perceber a real capacidade de superação demonstrada, numa tentativa de caracterizar o poder de enfrentamento dos problemas, sempre com a intenção final de ajudar na realização do plano estabelecido.

Em seguida, após se ter avaliado cada membro da equipe em sua força psicológica, em seu poder de tomar decisões e de enfrentar situações difíceis, iniciar as programações paulatinamente, quer no que respeita à vida íntima, quer quanto ao que foi concebido na área de influenciação e de auxílio social. Para isso, devem ser determinados alvos próximos, passíveis de avaliação. A cada etapa, o grupo irá reunir-se para discutir resultados e meios de concretização de novos objetivos.

Este trabalho todo nunca terá, verdadeiramente, término na presente encarnação. Por isso, vamos determinar, como exercício escolar, que se realizem sessões de julgamento do aproveitamento das tarefas durante período não inferior a um ano, podendo cada grupo determinar o número de reuniões e de etapas a seu bel-prazer. Evidentemente, como se trata de missão muito abrangente, deve este trabalho ser intercalado com outras unidades de ensino, de sorte que não se fira o princípio do interesse na aquisição de novos conhecimentos e na aprendizagem e apreensão de novas habilidades morais para aperfeiçoamento espiritual.



Gratos ficamos aos queridos aluninhos pela dedicação ao trabalho. Vamos suspender os trabalhos, por hoje, uma vez que a “lição” tem sido por demais rigorosa. Acreditem, no entanto, que, sem disciplina, sem abnegação, sem espírito de sacrifício, sem aquela alegria íntima de participar de trabalho sério para a conquista das benesses divinas, não se conseguirá jamais enfrentar as duras provas que constituem os obstáculos que se nos antepõem a cada passo em nossa peregrinação existência afora.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui