Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->1. O FUTEBOL -- 09/08/2003 - 08:01 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A multidão freme nos estádios. A paixão revigora os esforços coletivos da competição e os homens se abeberam do poder de dominar uma esfera de couro, pela máquina perfeita da carne, sob o influxo da mente educada na técnica, na perfeição do íntimo relacionamento entre movimento e impulso seletivo dos reflexos condicionados. Eis que pessoas comuns se arvoram em lideranças momentâneas e o povo extasiado segue o ritmo da partida, sofrendo, chorando, antegozando e vibrando na emoção superior de ver seu objetivo realizado na hora da marcação do gol. A uns o regalo da vitória, a outros o flagelo da derrota e tudo não passa de mera ficção no campo material mais grosseiro, como se o homem fosse capaz de dominar a matéria pela eternidade.

Mas o futebol passará, como passaram as lutas com as feras, as corridas das bigas, o entrechoque das armaduras. E se não passar nesta geração, o homem passará, certamente, e se encontrará diante de sua falência por ter tido a audácia de se supor perfeito enquanto dono do corpo, de arcabouço de elétrons, prótons, nêutrons, moléculas atomizadas e organizadas segundo disposição estável em equilíbrio momentâneo. E o que perdura, a divina centelha eterna que jaz no fundo da consciência, deixa de merecer os cuidados necessários para seu crescimento em amor e virtudes.

E a divinização do homem — figura idolatrada nas personagens que se projetam sobre o fundo verde dos gramados —, se ao menos provocasse o aperfeiçoamento de sua condição, teria algum proveito para a turbamulta que se debate nos estádios. Mas nem isso: a admiração é de outrem; a si próprios relegam ao desprezo mais vil das conveniências do momento, buscando, no fundo das garrafas e no espraiar da fumaça, o contentamento ou a tristeza que perdura epidermicamente durante alguns momentos, para se renovar a cada instante diante da perspectiva de outra contenda, de outra competição, na interminável fieira de campeonatos de todos os tipos, a alienar, a ensandecer, a desvirtuar, a enfeitiçar.

Não que queiramos abjurar os esportes. “Mens sana, in corpore sano” pregava o dito popular, para a contenção dos excessos. Mas de que valeu a inspirada advertência, se prosseguem os desvarios, a loucura, a busca incessante do domínio da matéria sobre o espírito?! Nem a mente está sã, nem o corpo está cultivado. Que o futebol não seja o apanágio desta civilização é o que sinceramente esperamos.

Homero (pela equipe).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui