Usina de Letras
Usina de Letras
224 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->8. A CONSTRUÇÃO -- 16/08/2003 - 07:26 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Quando o homem se põe a erigir sua casa, o edifício da fábrica, o templo religioso e de orações, busca os materiais mais propícios para que a edificação se sustente vigorosa e firme, sem descurar ainda da beleza do prédio e de sua comodidade. É justo que o faça para benefício do corpo e para segurança e proteção da família.

Do mesmo modo, agem aqueles que querem crescer ao lado de Jesus, procurando construir sua moradia de virtudes, na edificação da personalidade, como se fora local apropriado para habitar o seu espírito imortal, centelha divina que o aproxima do Criador. Não se pode, nesse caso, descurar das minudências no levantamento das paredes da moral, sobre o firme e batido solo do amor, com as janelas da humildade a espreitarem os momentos de agasalhar a caridade, colocando por sobre tudo o telhado da justiça. Desse modo, constrói-se, a um tempo, a casa, a oficina e o templo, na augusta esperança de poder ascender pacificamente, na companhia dos irmãos de luz que a nós se apegaram por força das vibrações harmoniosas que desprendemos.

Eis que, no entanto, não estamos sozinhos no empreendimento. É preciso convidar para a inauguração os vizinhos, os amigos, os parentes, e todos trarão consigo as suas edificações. É nesse ponto que se verificará a fortaleza de nosso edifício, sua contextura, seu arrojo, seu vigor, sua harmonia, sua verdade. Se não tivermos utilizado a argamassa correta, se não tivermos verificado a esquadria das paredes e o nível dos tijolos, se tivermos descurado da qualidade das madeiras, enfim, se não tivermos providenciado, na justa medida, a harmonização dos conceitos em torno das eventuais falhas na organização inicial do projeto, aí correremos o risco de ver esboroar-se a construção. É necessário, pois, estarmos completamente atentos e seguros dos conhecimentos técnicos, para que nossa expectativa não caia por terra. É por isso que recomendamos que a engenharia seja entregue aos cuidados de arquitetos experientes, para não sermos iludidos pelas aparências da obra, ficando em segundo plano a solidez e localização.

Não vamos prosseguir na imagem por ser cediça e já ter transmitido o nosso ideário. Fiquemos na representação simbólica maior: a caminhada se dará tanto mais certa e segura, quanto melhor tivermos cuidado da organização corpórea e espiritual.

Onofre.



Comentário

Tomamos a liberdade de propiciar a aluninho oportunidade de transferir para o papel os conhecimentos recém-adquiridos, o que muitas vezes já fizemos. É inútil repetir que se trata de novel escritor à busca de revelar os esforços na iniciação cristã. Os conceitos são gerais e a escrita elementar, mas o desejo de acertar é muito forte.

Ficou imensamente feliz por perceber que tem domínio parcial da imantação e que é capaz de transferir para o meio dos encarnados idéias que pensou, que elaborou, que arquitetou. Não demonstrou muito traquejo na temática, é verdade, mas conseguiu oferecer algo de bom à meditação dos leitores. Saibam, amigos, perdoar o atrevimento, frustrando-lhes a expectativa de prosseguirmos com os textos habituais. Trata-se de parte importante do ministério, qual seja o de ensinar e de propiciar oportunidades de avaliação dos conhecimentos. Não se amofinem, que os exercícios prosseguirão normalmente, sem interrupções.

Fiquem com Jesus no coração e aprestem-se para outro texto.

Otávio.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui