Usina de Letras
Usina de Letras
269 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->6. MOMENTO DE REPOUSO -- 19/09/2003 - 06:44 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

É sempre oportuno repousar um pouco antes das tarefas mediúnicas. Tal verdade ocorre também no âmbito dos espíritos, necessitados que estão de captar as energias do cosmo para oferecer ao trabalho. Há ainda que se conterem os anseios de se conseguirem grandes progressos através de pequenos esforços. Muita concentração, morigeração alimentar e envio de preces em rogação da presença dos irmãos maiores, para ajudarem na imantação e na manutenção de ambiente propício ao desenvolvimento dos trabalhos em plena paz.

Tais conhecimentos são extremamente elementares e estão difundidos em ambos os planos da realidade, no entanto, é constante observar-se que pessoas existem entre os encarnados que não tomam as devidas precauções e se apresentam à mesa evangélica despreparadas para as funções que deverão exercer. Quase sempre conseguem êxito, apesar de tudo, uma vez que caberá aos espíritos prover para que sejam diminuídos e até eliminados os fluidos negativos e as más vibrações de que são portadoras.

No campo espiritual, é mais harmônico o trabalho, principalmente quando os que vão manifestar-se ou colaborar para as tarefas estão alertados. De raro em raro é que encontramos entidades estremecidas pelo conhecimento de algo importante no círculo de seus relacionamentos e que não se apresentam em satisfatório estado vibratório. No entanto, é ainda menos comum ocorrer de alguma delas chegar até o ponto da atividade sem prévio aviso ao responsável maior pelas comunicações. Muito mais freqüente é o encaminhamento de espíritos onerados por diversos débitos, em estágio de sofrimento e dor, para os quais a presença nas sessões propicia oportunidades várias de reconforto e esclarecimento. Em tais circunstâncias, há necessidade de trabalho de preparação, para que a energização dos médiuns se dê adequadamente para recepção da mensagem dotada de vibrações prejudiciais ao perispírito dos mediadores. É preciso enfatizar que, em tais casos, tanto correm riscos os encarnados como ainda aqueles que, do lado de cá, cuidam dos aspectos “materiais” da incorporação, fornecendo fluidos para que o intercâmbio se dê de maneira perfeita. Quaisquer sejam os abalos perispiríticos, no entanto, estão os guias devidamente habilitados para a restauração integral da saúde energética dos envolvidos.

Esta dissertação objetiva alertar os amigos leitores ao mesmo tempo que serve de veículo para estabelecermos o contacto de forma bem acessível aos emitentes da “Escolinha”, empenhados mais nos aspectos técnicos da transmissão do que, propriamente, no teor da mensagem. O dia é de aprendizagem da imantação e da abordagem mediúnica. Por isso, o texto foi coletivamente preparado e diversos amigos estão trabalhando em conjunto, operando o aparelho de modo muito tranqüilo, a refletir total paz de espírito.

Para nós, é importante que se disponha o escrevente sem atropelos espirituais, açodado por fraseologia complexa a determinar preocupações deletérias para o fim visado. Oportunamente, traremos transmissões menos serenas a fim de nos habituarmos com tratamentos emergenciais para superação de situações não previsíveis. Esperamos obter permissão para isso, depois, evidentemente, do devido preparo teórico e das indispensáveis observações junto a mesas mais problemáticas.

Ao escrevente queremos deixar clara a alegria por lhe termos merecido a atenção, bem como as judiciosas e ponderadas reflexões a respeito do caráter do grupo que ora se apresenta para a aprendizagem. Queremos frisar que tais meditações nos são muito úteis para fornecer-nos pistas de como superar impressões e idéias muitas vezes inexatas, sem querer transmitidas no teor das mensagens, sem que nos tivéssemos dado conta delas.

Realmente, sob este aspecto, fomos surpreendidos em nosso noviciado, pois acreditávamos que era só “bolar” o texto e transmiti-lo. Não é bem assim, pois os cuidados devem ser redobrados e a leitura deve conter diferentes aspectos, até mesmo aqueles que se podem subentender nas entrelinhas. Pensávamos que qualquer vocábulo tivesse o condão de exprimir a idéia a ser transmitida, mas verificamos que não podemos deixar a escolha do sinônimo aleatória da parte do mediador. A escolha das palavras deve ser bem cuidada, para que não fiquem resquícios de idéias que absolutamente não tínhamos a intenção de declarar. Eis que, agora, com mais propriedade vocabular, conseguimos dar clareza ao pensamento, tornando muito mais eficiente a transmissão das idéias. Por outro lado, sempre fugimos à terminologia excessivamente técnica ou literária, mais por temermos não conseguir imprimi-las no papel do que por razões estéticas. Compreendemos agora que, se desejarmos obter acesso à mente do leitor, de modo a possibilitar-lhe leitura agradável e prazerosa, devemos também cuidar da elegância da frase, seu equilíbrio e proporcionalidade.

Pode parecer que este texto tenha chegado até aqui com tantas amenidades, com o único intuito de levar avante o trabalho através de “enchimento de lingüiça”. Todavia, não foi bem esse o desiderato. É verdade que precisávamos de maior extensão na escritura para possibilitar a que todos partilhassem a intermediação, mas tudo o que ficou registrado foi discutido e concordado como sendo de utilidade para possíveis leitores desejosos de conhecer alguns problemas “domésticos” do grupo de alunos da “Escolinha de Evangelização”.

Por outro lado, finalmente, quisemos também, quais orgulhosos autores, estar diante da obra, para conhecer a nossa capacidade de atuação. Dada a suavidade com que a pena do irmão percorre as pautas, como ainda a tranqüilidade e paciência que demonstra diante das hesitações (de resto, propositais), podemos perceber que estamos dominando alguns aspectos da técnica da mediunidade, conhecimento, aliás, de não pequena importância, haja vista a imensa necessidade atual de se alargarem as perspectivas dos contactos entre os planos.

Ao ensejo deste encerramento, queremos deixar consignada a grata satisfação de termos podido contar com a boa vontade do escrevente e deixar registrado o nosso agradecimento maior às pessoas que nos auxiliam a conseguir progresso neste belo campo do conhecimento espirítico. Que as suaves e misericordiosas bênçãos do Senhor descaiam sobre todos, a fim de que possamos criar forças para resguardar os irmãozinhos dos desgastes energéticos.

Fiquemos na paz do Senhor!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui