Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ORIENTAÇÕES (Fim de ESTUDANDO FILOSOFIA) -- 01/11/2003 - 08:11 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
I

Amigo Escrevente:


O momento é chegado de se incrementar o trabalho. Todas as suas intuições correspondem às nossas orientações. A partir de amanhã, pois, é pôr mãos à obra e principiar a datilografar, sem receio de ferir o aparato físico. A nossa assistência perdurará enquanto você se dedicar ao trabalho de divulgação.

Não bastará transcrever aleatoriamente, mas é preciso exercer certa escolha que orientaremos no momento mesmo do trabalho, uma vez que estaremos presentes. Não tema estar divergindo dos originais, pois podem ocorrer certas correções, no justo instante da datilografia. Vá com muita calma e trabalhe com afinco, do modo que lhe parecer o melhor. No entanto, não deixe de realizar o trabalho com muita alegria e consideração pelo esforço que despendemos. Não nos é fácil também elaborar todo o conjunto da obra, pobres espíritos que somos muito distantes da angelitude. Mas o esforço será compensado, se pudermos trazer para as lides espíritas mais alguns corações puros. Se de tudo resultar o bem para mais algumas pessoas, seremos todos nós compensados.

Fique agora na paz do Senhor e esforce-se por corresponder às esperanças que em você foram depositadas.

Hermínio.


II

É chegada a hora da preparação do material psicografado para publicação. O resultado final não é importante do ponto de vista dos autores ou do médium, pois toda a nossa “obra” visa somente a auxiliar os leitores a encontrar os caminhos que os conduzirão ao sucesso das encarnações. Mas a leitura depende deles e não de quem estabeleceu os princípios do trabalho. Portanto, caro amigo, queira atender somente aos princípios da organização e da preparação dos originais que serão encaminhados a editora. Não se preocupe com títulos e subtítulos. Exija somente que o trabalho pronto apresente consistência e coerência, o que, de resto, os mentores espirituais programaram quando liberaram os textos para serem transmitidos. Se é importante arranjar títulos para os capítulos, que se obtenha do próprio teor dos textos o extrato mais seguro de traduzir o que se vai ler, de modo a facilitar o incremento do interesse dos leitores.

Sempre colocar no frontispício de cada obra a expressão “Escolinha de Evangelização”, procurando nomear na capa os principais autores espirituais. Caso a obra seja coletiva, não haverá necessidade de relacionar previamente os autores, bastando que haja nota introdutória em que se esclareça o teor das mensagens e sua pretensão. Nunca deixar, no entanto, ao acaso a composição, o conjunto das mensagens, mas buscar agrupá-las segundo certo roteiro que vise ao crescimento moral das expectativas do leitor.

Deixar de lado as anotações específicas destinadas ao escrevente, a menos que haja interesse em informar o modo pelo qual se deu a orientação mediúnica, objetivando esclarecimento útil no sentido de encaminhar o leitor para a busca da própria mediunidade. Por exemplo, se o conjunto de mensagens comportar, até mesmo este simples roteiro poderá fazer parte da publicação.

Eis que também estaremos ao lado de quantos se envolverem no trabalho de levar esta produção à luz do mundo, para amparo e ajuda espiritual. Não haverá nem necessidade de evocação.

Mais tarde, quando o trabalho tiver sido entregue à divulgação “comercial”, aí o destino das obras seguirá o curso comum de qualquer impresso, mas se o leitor se sentir necessitado de nossa presença, lá estaremos para insuflação de idéias e de propósitos, para fazer valer a boa vontade de quem se atrever a trilhar o caminho do Senhor.

Homero.


III


Quanto aos textos sob orientação de Otávio dirigidos especificamente para o crescimento espirítico sob o influxo doutrinal do kardecismo (“Estudando Espiritismo com a Equipe do Irmão Otávio”), submetê-los à apreciação dos amigos da espiritualidade, no momento da transcrição, para que novos acrescentamentos e pequenos acertos possam fazer-se. É o que nos pede o amigo para informar. Deverá ele estar presente para assistência e desenvolvimento.

Quanto às partes ditadas por Maciel (“Caminhos para o Bem Maior” e “Pregações”), evidentemente, devem ser respeitadas na íntegra.

No que concerne aos textos dos aluninhos, com os respectivos comentários, poderão ser publicados, desde que a situação seja esclarecida em prefácio. Aguardar em tempo hábil que inspiraremos a confecção.

Quanto ao trabalho em si, é pôr mãos à obra. Sabemos que demandará tempo e dedicação, mas estaremos atentos para que não haja prejuízos na saúde nem contrariedades que possam perturbar a concentração do auxiliar.

É de bom alvitre, sempre que o trabalho for iniciado, que se busque concentração através das preces habituais, para que o serviço de magnetização possa completar-se.

No que respeita ao trabalho psicográfico à tarde, terá prosseguimento normal e não sofrerá solução de continuidade. Esperamos que a dedicação do escrevente não seja obstaculizada por nenhum percalço sério. Cuidaremos para que isso não aconteça.

Confiamos, ainda, em que as leituras realizadas pelo escrevente possam contribuir de maneira valiosa para orientá-lo no duro labor.

Muito agradecidos lhe ficamos e penhorados, desejando-lhe felicidades em seu esforço atual.

Manuel.


IV


A “Equipe Arquimedes” avisa que procederá, no dia de hoje, a uma suspensão dos trabalhos de escrita evangélica, pedindo escusar-nos o irmão escrevente se, porventura, alguma expectativa lhe esteja sendo frustrada. Iremos estar presentes à confecção das obras dos orientadores, de sorte que muito aprenderemos com eles.

Caso o escrevente se postar junto a esta mesa, iremos atendendo-lhe as solicitações, para não deixá-lo intranqüilo em relação ao trabalho de montagem dos livros. É preciso elaborar as perguntas previamente, pois estudaremos em conjunto qual a melhor solução para os problemas. Assim, quando qualquer pensamento lhe suscitar dúvida durante a confecção do trabalho, anote-o, para transformá-lo em questão a nos ser submetida.

Não se acanhe e não mentalize senão idéias edificantes e moralmente consistentes. Vá aprendendo a comedir os entusiasmos, pois necessitará efetuar grande esforço para não sucumbir às explorações e incursões que se lhe farão ao “ego”. Ao colocar-se diante da sociedade, qualquer seja a forma de projeção — e a mediunidade nem sempre é bem compreendida e aceita —, a pessoa precisa refrear os impulsos de grandeza e de superioridade. Haverá, então, precisão de exercício sério de humildade e modéstia, para não imergir no lodaçal do egocentrismo e do orgulho. Que estes avisos possam constituir-se em porto seguro onde atracar seu navio de virtudes!


V


Temos acompanhado os trabalhos de datilografia e preparação dos originais. Sabemos, portanto, que os textos estão ainda muito longe da perfeição daqueles do irmão Maciel, mestre e amigo de todos nós. Por isso, caro escrevente, não feche as portas da escrita para nós, por favor, pois queremos prosseguir empenhando-nos no sentido de melhorar o trabalho na confecção dos textos.

Quanto à sua indecisão no que respeita ao texto intitulado “Introdução” (“Caminhos para o Bem Maior”), pode refazê-lo segundo as idéias que lhe foram inspiradas. Retire a expressão “Quevedo disse”, bem como caracterize o substantivo “decisão” tão-só com o adjetivo “sábio”. Se quiser, poderá escoimar o texto de alguma imperfeição vocabular, segundo seu conhecimento lingüístico. Não se acanhe, pois os termos ali contidos foram motivados por trabalho psicográfico consciente, ou seja, as palavras representam o que melhor pareceu a você mesmo no momento da escrita. É preciso não esquecer que as mensagens foram transmitidas no começo de seu desenvolvimento mediúnico e devem refletir algumas imprecisões, dado o noviciado. Veja como agora é capaz de apanhar o ditado com mais segurança e confiança em seus impulsos.


Vá com toda a calma; não queira precipitar um final, pois um dia a mais para a publicação não significará grande perda, principalmente se a pressa representar imperfeição. Como anteriormente lhe foi dito, é preciso não cansar para não desanimar, não esmorecer. Vá trabalhando pausadamente, atento para a influenciação, que conseguirá textos mais propícios a oferecer conhecimentos, certezas, idéias, raciocínios, objetivos de vida, orientações, que os leitores arrastarão para a doutrina espírita.

Homero (pela “Equipe Arquimedes”).


VI


Amigo, estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento dos trabalhos de datilografia. Siga em frente e produza cada vez com maior entusiasmo. Não desanime diante do volume do trabalho. Vá reproduzindo os textos, atento para as imperfeições que perceber, modificando o que lhe parecer incompreensível ou contrário à doutrina. Fique certo de que seus conhecimentos e sua visão estão sendo acompanhados e orientados pela presença vigorosa destes companheiros da “Escolinha de Evangelização”. Atenda com alegria que conseguirá as almejadas publicações.

Entretanto, é bom advertir que as obras sofrerão os embates naturais de todo trabalho que se oferece à análise do público. O que resultar de bom, acredite, ficará impresso no recôndito das almas, de sorte que o proveito não aparecerá de modo palpável, tangível. Não alimente, portanto, esperanças de sucesso editorial. Faça só a sua parte, que muito lhe agradeceremos.

Fique na paz do Senhor!

Homero.



VII


A “EQUIPE ARQUIMEDES” SE DESPEDE


Querido Amigo, sua participação como instrumento que utilizamos durante certo tempo (de 11.7 a 4.9.90) para nos habituarmos à mediunidade psicográfica e intuitiva nos foi muito valiosa. Queremos agradecer-lhe a boa vontade, inclusive no que respeitou às intuições que tão amenamente pudemos insuflar-lhe à mente, por meio de sua pacienciosa expectativa.

Vamos ceder o lugar para outro grupo (“Irmãos de Fé”) que se aproxima da fase da escrita mediúnica e dos demais trabalhos correlatos, mas não iremos abandonar o posto junto à sua empreitada de cópia das mensagens, pois queremos ter alguma participação na fase de magnetização, bem como pretendemos observar tudo para aproveitar os ensinamentos dos irmãos que nos precederam.

Como você mesmo notou, chegamos muito afoitos para o trabalho mas, sob a influenciação e as boas palavras dos orientadores, pudemos sofrear os impulsos para dar curso à aprendizagem mais efetiva dos elementos necessários para o socorrismo por via mediúnica. Iremos agora para outros setores da “Escolinha”, a fim de iniciar novos cursos, novos estudos e novos trabalhos.

Fique na paz do Senhor e prossiga atendendo com boa vontade aos irmãos que precisam de seu veículo físico e mental.

Graças a Deus!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui