Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->INFORMAÇÃO BIOGRÁFICA DE ADRIÃO NETO -- 14/11/2003 - 00:49 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DADOS BIOGRÁFICOS

ADRIÃO NETO – Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí. Dicionarista biográfico, antologista, historiador, poeta e romancista. Sócio efetivo da International Writers and Artists Association (IWA - Bluffton, Ohio/USA), da Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura (OICC - Brasília/DF), da Associação Nacional de Escritores (ANE -Brasília/DF) e da União Brasileira de Escritores do Piauí (UBE/PI). É um dos escritores mais premiados do Piauí. Em 1978, conquistou o 1º lugar no Concurso de Monografia sobre a Importância do Porto de Luís Correia para o Desenvolvimento do Piauí, lançado em Recife (PE), pela Ação Social de Confraternização da Juventude; em 1994, logrou o 1º lugar no Concurso Nacional e Internacional de Poesia, promovido pela OICC - Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura; em 2001, com o romance A CONQUISTA DO MARANHÃO, foi classificado em 1º lugar no Concurso Literário, Categoria Romance – “Prêmio Fontes Ibiapina” – de âmbito nacional, promovido pela FUNDEC - Fundação Estadual de Cultura e do Desporto do Estado do Piauí e em 2002, com o romance histórico e indianista ETERNA ALIANÇA, editado no ano de 2000, conquistou o 2º lugar do Prêmio Nacional Literário Benedito Rodrigues Nascimento, promovido em Goiás, pela Sociedade de Cultura Latina do Brasil e Casa do Poeta Brasileiro. Autor de várias obras, dentre elas, do DICIONÁRIO BIOGRÁFICO ESCRITORES PIAUIENSES DE TODOS OS TEMPOS (1993 e 1995); do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRTIROES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS (1998 e 1999); dos livros didáticos LITERATURA PIAUIENSE PARA ESTUDANTES (várias edições – adotado por várias escolas do ensino médio), GEOGRAFIA E HISTÓRIA DO PIAUÍ PARA ESTUDANTES – DA PRÉ-HISTÓRIA À ATUALIDADE (adotado em várias escolas de todo o Estado) e do romance histórico e indianista ETERNA ALIANÇA (Adotado em escolas do ensino fundamental). Além de ter participado de várias trabalho coletivos, organizou as coletâneas CRÔNICAS DE SEMPRE (1995); A POESIA PARNAIBANA (2001) e COLETÂNEA DE ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS EM PROSA E VERSO (1999). Dentre outras honrarias, detém o Título de “Cidadão Teresinense”, outorgado pela Câmara Municipal de Teresina; o Instituto do Mérito Cultural “Leonardo Castelo Branco” e o Diploma de “Personalidade Cultural do Século”, outorgados pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades; o Diploma de “Personalidade Cultural da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro”; o Diploma do Mérito Cultural “Da Costa e Silva”, concedido pela UBE/PI; o Diploma do Mérito Cultural “Firmino Teixeira do Amaral”, conferido pela Fundação Nordestina do Cordel; o Instituto do Mérito Cultural “A. Tito Filho”, concedido pela Academia de Letras do Vale do Longá; o “Diploma”, concedido pelo Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, ambos sediados em Fortaleza (CE). É destaque em vários livros editados no Brasil e no exterior. Seu nome é citado em mais de trezentas obras, inclusive em dissertações de mestrado e em teses de doutorado. É verbete nas seguintes obras: no DIRECTORY OF INTERNATIONAL WRITERS AND ARTISTS, editado nos Estados Unidos; na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA (2002), de Afrânio Coutinho e J. Galante, 2ª edição, atualizada por Graça Coutinho e Rita Moutinho; na ENCICLOPÉDIA LITTERIS DE ESCRITORES NACIONAIS, organizada pela Editora Litteris; na ENCICLOPÉDIA DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, Volume I (1993), de Reis de Souza; no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS (2001), de Mário Ribeiro Martins; no DICIONÁRIO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO ESTADO DO PIAUÍ (1994), de Cláudio Bastos; no DICIONÁRIO DE POETAS CONTEMPORÂNEOS (1991), de Francisco Igreja; no livro LITERATURA: DE HOMERO À CONTEMPORANEIDADE – ENFOQUES HISTÓRICO, TEÓRICO E PRÁTICO (2003), de Ronaldo Alves Mousinho; no livro PERSONALIDADE CULTURAL DO SÉCULO – TALENTOS DA INTELIGÊNCIA DO PIAUÍ (2001), de José Fortes Filho; no GUIA DE ESCRITORES BRASILEIROS, de Néa Tauil; na VISÃO HISTÓRICA DA LITERATURA PIAUIENSE (3ª e 4ª edições), de Herculano Moraes; no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO PIAUIEENSE (1992 e 1993), no GRANDE DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO PIAUIENSE (1997) e no DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO PIAUIENSE ILUSTRADO (2003), todos de Wilson Carvalho Gonçalves; e ainda nos livros AMARRAÇÃO / LUIZ CORREIA e LUIZ CORREIA, PASSADO E PRESENTE, ambos de Wilson Fiúza, bem como no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via Internet, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br É destaque no livro A CRÍTICA LITERÁRIA NO BRASIL, 3ª edição (2003), do conceituado crítico literário Wilson Martins. Em setembro de 1996, participou, como conferencista, do XIII Congresso Brasileiro de Teoria e Crítica Literária / XII Seminário Internacional de Semiótica e Literatura / VII Simpósio Paraibano de Estudos Portugueses, realizado em Campina Grande, pela Faculdade de Direito da UEPB e Prefeitura Municipal de Campina Grande (PB). Participou, também, como conferencista, de vários seminários de Literatura Piauiense, realizados em Teresina e em outras cidades do Piauí, inclusive em Bom Jesus, onde, em sua homenagem, o evento foi denominado de I SEMINÁRIO DE LITERATURA PIAUIENSE ESCRITOR ADRIÃO NETO. Foi objeto de três questões do vestibular/99, da Universidade Estadual do Piauí. O Vestibular/2003, da referida Universidade também lhe contemplou com duas citações. Em 2002, seu nome fez parte do rol dos escritores piauienses, incluídos, pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí, no “Manual do Candidato” aos “Exames Supletivos do Ensino Médio”, tendo inclusive sido objeto de uma das questões da prova. Participou do Colégio Eleitoral para eleger os vencedores do Prêmio Multicultural o Estadão 2001, 2002 e 2003, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. Em suas andanças já foi visto em Portugal, Espanha, Suíça, Argentina, Paraguai, Guiana Inglesa, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Peru e em quase todos os Estados brasileiros. É autor do romance histórico RAÍZES DO PIAUÍ, a ser editado.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui