Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->VERBETE VI -- 14/11/2003 - 01:01 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VERBETE DO LIVRO “PERSONALIDADE CULTURAL DO SÉCULO – TALENTOS DA INTELIGÊNCIA DO PIAUÍ”, de José Fortes Filho.

ADRIÃO NETO é natural de Lagoa do Camelo, Luís Correia, Piauí. Bacharel em Administração de Empresas. Dicionarista biográfico, antologista, historiador, poeta e romancista. Sócio efetivo da International Writers and Artists Association (IWA – Bluffton, Ohio/USA), da Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura (OICC – Brasília/DF), da Associação Nacional de Escritores (ANE-Brasília/DF) e da União Brasileira de Escritores do Piauí (UBE/PI), Sócio correspondente da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC). Em 1994 logrou o 1º lugar no Concurso Nacional e Internacional de Poesia, promovido pela OICC. Autor de várias obras, inclusive do “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos” (1993 e 1995) e do livro didático “Literatura Piauiense para Estudantes” (várias edições), adotado por várias escolas. Além de outras honrarias, detém o título de Cidadão Teresinense e de Personalidade Cultural da UBE/RJ. É verbete de vários livros editados no Brasil e no exterior. Seu nome e citado em mais de duzentas obras, inclusive em dissertações de mestrado e em teses de doutorado. Em setembro de 1996 participou, como conferencista, do XIII Congresso Brasileiro de Teoria e Crítica Literária / XII Seminário Internacional de Semiótica e Literatura / VII Simpósio Paraibano de Estudos Portugueses, realizado em Campina Grande, pela Faculdade de Direito da UEPB e Prefeitura de Campina Grande (PB). Participou também, como conferencista, de vários seminários de Literatura Piauiense, realizados em Teresina e em outras cidades do Piauí, inclusive em Bom Jesus, onde, em sua homenagem, o evento foi denominado de “I Seminário de Literatura Piauiense Escritor Adrião Neto”. Foi objeto de três questões do vestibular/99, da Universidade Estadual do Piauí. Em suas andanças já foi visto em Portugal, Espanha, Suíça, Argentina, Paraguai, Guiana Inglesa, Venezuela e em quase todos os Estados Brasileiros.

Ponderações:

“Adrião Neto é um dos escritores piauienses que mais se destacam no cenário cultural do nosso Estado. A sua obra constitui-se no principal ponto de referência da Literatura Piauiense dos últimos tempos”. (José Ribamar Garcia, in Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, RJ, fevereiro de 1998).

“Adrião é uma figura das mais respeitadas no Piauí e fora dele. O trabalho que desenvolve o coloca entre os maiores historiadores e homens de cultura do Nordeste. É ponto de referência neste Estado que hoje em dia respira cultura, literatura, em todos os seus cantos”... (Reinaldo Barros Torres, in “Adrião e seu Dicionário”, jornal O Dia, Teresina, PI, 27-01-1998).
“Dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista, Adrião Neto consagrou-se com o “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos”. O farto documentário com mais de 500 páginas, reúne 1.382 verbetes com dados substanciais sobre a vida e a obra dos escritores piauienses. Tarefa vitoriosa nacionalmente por se tratar de uma das maiores publicações culturais do país”. (Carlos Said, in “Dignidade Literária”, jornal Meio Norte, Teresina, PI, 20-02-1998).

Pelos incontestáveis serviços prestados às letras e às artes, a Academia de Letras da Região de Sete Cidades, através do Instituto Leonardo Castelo Branco, outorgou-lhe o Diploma de Personalidade Cultural do Século.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui