Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->10. PREOCUPAÇÕES CASEIRAS -- 20/12/2003 - 09:06 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

É muito comum encontrarmo-nos com médiuns preocupados com situações especiais em seus lares. Até mesmo quando tudo, aparentemente, transcorre em paz, é corriqueiro que o mediador volte os pensamentos para pequenas contas a pagar, para recadilhos a dar, para compras a providenciar e assim por diante. Quando as preocupações se originam de graves transtornos financeiros, situações morais peculiares, afrontas e desafrontas no âmbito profissional, fatos que consigam perturbações vastas no domínio das emoções e da sensibilidade, desastres, mortes, notícias de catástrofes, aí o descalabro no momento da recepção da comunicação mediúnica é compreensível. Quase sempre solicitamos ao bondoso trabalhador que se afaste da mesa, para só conseguir ajuda e apoio, já que sem condições está de se constituir, ele mesmo, em amparo para a sustentação do serviço socorrista.

Todos nós, um dia, somos alvo de situações de envolvimento sentimental, de sorte que nos transformamos de socorristas em socorridos. A pregação mais habitual é o contrário: que os socorridos se transmudem em socorristas, a iniciar-se pelo socorro que devem prestar a si mesmos.

Pois bem, quando a preocupação do mediador é compreensível, nós lhe solicitamos para afastar-se. Mas quando é de pequeníssima monta, que atitude devemos tomar? De censura? De esclarecimento? De compreensão? De perdão? De cada uma um pouco, a principiar pelo fato de que o próprio interessado já deveria ter tido suficiente discernimento para aplicar a si mesmo as sanções cabíveis. E se não o tiver feito, vai receber mais essa admoestação.

Se o trabalhador recalcitrar, não admitindo qualquer observação a respeito do estado em que se apresenta para o trabalho, aí será duramente advertido, pois estará encaminhando-se para esquecimento do princípio que rege o trabalho mediúnico: o desprendimento total da condição de encarnado e a só lembrança do fato de ser trabalhador em prol da edificação das bases doutrinárias de quantos estejam necessitados de esclarecimentos.

Se, apesar de tudo, persistir em negacear o corpo, provocando situação desagradável de confronto com as entidades sofredoras, a tal ponto de lhes favorecer o argumento de que o exemplo dado não condiz com as verberações proferidas, aí, inevitavelmente, seremos obrigados a pedir que o mau trabalhador se afaste e permaneça distanciado das mesas evangélicas, enquanto perdure a renitência em não admitir seus erros e enquanto não se preparar convenientemente, no aspecto moral, para ter capacidade de acompanhar o desenvolvimento dos parceiros e doutrinadores.

Se, apesar de todas as recomendações, ainda assim o trabalhador, em atitude de final contestação às advertências, insiste em fazer parte do grupo, aí restará deixar o local entregue a outras entidades de vibrações mais consentâneas àquelas do amigo em litígio consciencial, desde que não se consiga afastá-lo por meio de atitudes coercitivas extremas, como moléstias providenciais que impeçam a deslocação mas não proíbam a atividade mental, por exemplo, ou ainda através das palavras aconselhadoras e amigas dos companheiros cônscios do problema.

Como reagiria você, bom amigo, diante de tal circunstância? Que faria para tentar recompor a anterior disposição, uma vez que está fraquejando diante da crescente angústia do desempenho cada vez mais difícil e oneroso? Faria apelo aos irmãos de ofício? Invocaria os guias e protetores? Elevaria preces e rogativas ao Senhor? Solicitaria intercessão de Nossa Senhora? Chamaria diretamente a Jesus Cristo? Abriria os livros sagrados em busca de inspiração?

Tudo isso poderia ser feito com real proveito, mas o mais importante seria rigorosa análise do procedimento, procurando elucidar as pequenas falhas por onde estão penetrando as influenciações deletérias de quantos tenham por objetivo desconjuntar o aparelho recebedor das mensagens. Tudo que acima referimos poderá, então, surtir efeito bem mais poderoso, pois, a par de se sanarem os problemas específicos do médium, certamente serão considerados também aqueles relativos às entidades perniciosas, de sorte que se poderá, “com uma só cajadada...”, através do encaminhamento dos sofredores para sua cura e recomposição perispiritual.

Eis que se revela, afinal, o objetivo da dissertação: o socorrismo a que nos dedicamos em relação às entidades sofredoras. Se você, bom amigo, participa de mesas de doutrinação e de distribuição de recursos fluídicos para regeneração dos tecidos etéreos dos irmãos sofredores e, inadvertidamente, comparece ao trabalho sentindo certa indisposição mental aparentemente sem fundamento: o filhinho está com dor de dente, a empregada não compareceu ao serviço, o amigo perdeu o ônibus faltando ao compromisso, o irmão se deu martelada no dedo, você se esqueceu de certo encontro pouco importante, qualquer coisa que cresça de valor de modo imprevisto e inconseqüente, aí lute por perceber que brechas deixou abertas por onde estão penetrando as vibrações sorrateiras dos gratuitos desafetos do espaço.

O mais razoável, dada a premência da situação, é orar para que os bons amigos da espiritualidade afastem o intruso ou o conduzam à mesa para manifestação e possível doutrinação. Nunca se deixe arrastar pela impressão de que o mal-estar irá passar em seguida ou pela idéia de que, uma vez que sempre cooperou nos serviços, esteja imune a qualquer tropeço em sua tarefa. Excesso de confiança aqui é fundamental para que se perca de vez a necessária humildade, base de todo serviço no campo da mediunidade.

Estamos insistindo neste ponto, porque todo médium, pelas mais variadas razões, passa por momentos de defecção, mesmo que meramente psicológica. Não é raro ocorrer de se encontrarem pessoas calejadas no ambiente espírita, de repente, totalmente descrentes do próprio serviço. Nesse caso, evidentemente, a base dos estudos é que está precária, pois, no avançar lento das lutas é que se deveria compenetrar o trabalhador, cada vez mais, que pouco ou nada conhece da doutrina. Aliás, é o que acontece em todos os setores do conhecimento humano: quanto mais se dedica o especialista a decifrar os mistérios relativos à sua área de aplicação, mais vai constatando que seus conhecimentos se aproximam do nada. Essa verificação, no entanto, deve constituir-se na própria segurança do trabalhador e no próprio incentivo à continuidade dos estudos, das leituras e das releituras, pois não basta um dia ter tomado contacto com determinada matéria, pois, com o aumento dos cabedais, melhores condições se adquirem de se avaliar de modo mais perfeito aquilo que um dia pode ter passado despercebido.

Embora o conselho inicial se endereçasse aos novatos do espiritismo, esperamos ter despertado também nos antigos o interesse por conhecer-se melhor diante da doutrina, favorecendo-lhes mais um detido e minucioso exame de consciência. Diante de nossas palavras, certamente, os mais velhos terão mais de que se recriminar, pois mais conscientes estão dos descaminhos e mais seguros das falhas de formação da personalidade.

Entrementes, esperamos que nos perdoem a ousadia, o que verdadeiramente farão se lhes dissermos que um dia, após termos trilhado inúmeros caminhos dentro da doutrina e por largos anos termos contribuído com esforço e dedicação para o engrandecimento de diversos centros espíritas, após termos desencarnado em idade absolutamente provecta, beirando os noventa e cinco anos de idade, ainda assim, ao despertarmos na nova realidade, pudemos observar que muito pouco fizemos diante do muito que poderíamos ter feito. Na expectativa de poder ajudar, portanto, é que nos atrevemos a endereçar nossas palavras aos mais operosos trabalhadores do Cristianismo Redivivo que é o Espiritismo Kardequiano.

Para o jovenzinho que nos seguiu até aqui nestas “sérias” considerações, temos palavra de recomendação que resume todo nosso conhecimento e experiência, a qual, de resto, se não for vivida com o coração e se não for examinada percuciente, sagaz e pacientemente pelo cérebro esclarecido através das leituras mais importantes, não terá significado algum. Ei-la.

Só espere dos outros o que você está em condições de oferecer; nunca espere de ninguém nada que se veja impedido de dar. De Deus, pode esperar tudo, mas deverá saber que dele só obterá o que você puder oferecer ao seu semelhante. Em suma, faça tudo que puder ao próximo e não espere dele nada em troca, na certeza de que Deus tudo proverá em seu favor. E isso deve iniciar já, se é que ainda não começou.

Aos irmãos mais velhos, mais experientes, denodados trabalhadores do Cristo, a vocês também temos palavra de muito afeto e de muita consideração, mas essa palavra já é do conhecimento íntimo de todos. Ei-la.

Pai nosso, que estais...

Augusto.



Comentário

Quiseram os amigos homenagear-me nesta data de primeiro de novembro, Dia de Todos os Santos. Pode parecer aos menos avisados que possa ter sido alguma disparatada e jocosa brincadeira, tendo em vista minhas vastas barbas brancas. Mas sinto-me profundamente honrado pela lembrança; apenas gostaria de poder realmente usufruir o grau de bondade e de discernimento a que eles se reportam através de sua atitude de relevante carinho. A eles dedico a mensagem acima, fruto de muita meditação e resultado das lutas que empreendi no terreno do socorrismo fraterno.

Se alguém, algum dia, ao ler minhas palavras, sentir brotar-lhe no fundo d alma o desejo de seguir os passos de Jesus em sua peregrinação de amor, credite tal emoção à evocação deste modesto trabalhador por meio de alguma prece comovida, da qual partilharei imensamente feliz por denotar que mais um dever chegou a cumprir-se.

E que Deus ampare a todos nós e propicie o desenvolvimento de que carecemos para, um dia, realmente todos juntos, sermos lembrados nesta mesma data. E que desçam das elevadas regiões da angelitude vibrações de muito amor para amparo nosso e soerguimento. E que de todos os corações puros ascendam em preces os mais sagrados votos de felicidade aos irmãos que conseguiram suplantar a dor e a miséria humana.

Glória a Deus e paz entre todas as suas criaturas!

Augusto.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui