Usina de Letras
Usina de Letras
232 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ESTUDANDO A BÍBLIA (Início) -- 07/02/2004 - 08:53 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NOTA EXPLICATIVA

Este opúsculo, de título bem pretensioso, reflete os estudos do espiritualismo à luz das informações deixadas aos encarnados pelos luminares da espiritualidade superior, nos textos sagrados que, pelos séculos, se fixaram em monumental obra, a princípio voltada para a vida hebréia e, posteriormente, desenvolvida com vistas à população concentrada no Ocidente.

Nosso enfoque, evidentemente, se amolda à visão de quem se destacou do mundo da carne, de sorte que os comentários buscam demonstrar desprendimento das ilusórias contingências dos mortais, o que obriga o nosso leitor a realizar esforço de concentração para perceber integralmente os limites que colocamos para a compreensão e aplicação dos conhecimentos bíblicos, para efeito de nova tomada de rumos, quando o indivíduo se vê à deriva em meio ao oceano das dúvidas e dos desassossegos.

No que toca aos objetivos e demais especificações relativas ao roteiro impresso ao trabalho, procuramos deixar bem claros no desenvolvimento dos tópicos. O mais que podemos acrescentar agora é que, diante do resultado do conjunto das comunicações, nos sentimos muito felizes por termos conseguido satisfazer as diretrizes consignadas pelos nossos maiores da “Escolinha de Evangelização”.

Esperamos, finalmente, que a mesma satisfação de agrado de nosso escrevente atinja o amigo leitor, no intuito de torná-lo ainda mais capaz de vislumbrar na Bíblia os tesouros que contém. Solicitamos em prece ao Pai que assim seja.



Para registro, devemos dizer que o apanhado dos ditados se deu no período de 4.1 a 6.2.91.

Mantivemos, além dos textos de análise dos tópicos bíblicos, os de orientação e explicação, para que se possa avaliar o método de trabalho do grupo. É importante ressaltar que as mensagens “coincidiram” com os eventos bélicos no Oriente Médio, a chamada Guerra do Golfo Pérsico, para os quais se voltou a preocupação da equipe, como se poderá avaliar. Suplicamos ao leitor que atente para o fato de que os amigos da espiritualidade não cessam de trabalhar em prol de todos os que sofrem. Esse o espírito do socorrismo que julgamos infiltrado em cada pequena manifestação e que cremos ser o ensinamento maior a ser absorvido, pois é a suma da pregação evangélica do Cristo—Jesus.




Esclarecimentos ao médium

A partir de hoje, solicitamos ao amigo escrevente que abra a Bíblia, sob inspiração nossa, para que possamos dar curso a série de mensagens fundamentadas na palavra do Senhor. Não temos o intuito nem a pretensão de qualquer sentido original, mas objetivamos estabelecer série de textos morais para o despertar de nossos alunos (nos dois planos) para as verdades evangélicas.

Queira Deus possamos dar prosseguimento a este intento sob as luzes e a orientação de nossos protetores, para quem, desde já, elevamos os nossos pensamentos, solicitando que se incrementem, em nosso coração, o sentimento e, em nossa mente, o entendimento do que seja, na verdade, a modéstia e que se sufoque o nosso orgulho, pois a empresa é séria e o cometimento factível de imperfeições graves, se os objetivos não vierem a ser atingidos.

Evidentemente, prosseguiremos atendendo às solicitações de nosso intermediário, bem como daremos assistência socorrista aos que se encontrarem necessitados, não indo em busca nas trevas das entidades mais carentes, mas dedicando-nos aos que têm plenas possibilidades de recuperação.

Somos turma nova, de modo que você há de nos perdoar o ingresso tão abrupto em sua intimidade mediúnica.

Fique na paz do Senhor e não se preocupe com nomes a serem atribuídos aos mensageiros. Basta denominar o grupo de “Equipe Evangélica”, que nos sentiremos agraciados pela atenção.

Até mais ver, bom irmão, e saiba que tudo está transcorrendo segundo o planejamento dos orientadores da “Escolinha de Evangelização”.



Pomo-nos à disposição para as perguntas de resguardo que queira fazer.

Somos turma de aluninhos, mas estamos retornando das tarefas socorristas mais perigosas, pois especializamo-nos em socorrer os que se perderam em crimes de natureza grave. Agora, retornamos aos estudos e estamos, se assim podemos dizer, no segundo grau de nossa escolaridade acadêmica.

A turma é composta de cerca de quarenta elementos (o número não é preciso porque há a possibilidade de ingresso e saída, sempre que o interesse por determinados cursos particulares assim o determine) e o chefe do grupo é um dos antigos colaboradores de sua intermediação, o irmão João, que, ao lado de Maciel, já freqüentou a sua pena (Ver “Pregações”). Manda-lhe ele saudações afetuosas e lhe promete imantações bem tranqüilas. Diante de suas observações a respeito da severidade que imprimia aos textos, diz que agora não há necessidade de tanta veemência, embora o vigor frásico e o rigor doutrinal devam persistir. Ver, por exemplo, a mensagem do grupo transmitida nesta data (“As hostes inimigas”).

Percebendo que você está “vazio” de perguntas, queremos esclarecer que estamos muito felizes por poder contar com sua boa vontade e aproveitamos a oportunidade para relembrá-lo de seus compromissos com a vida, de sorte a manter o espírito alerta para a doutrinação que se faz diuturna e para os princípios do Senhor. Solicitamos-lhe que prossiga alimentando-se levemente, lendo, para a preparação, os textos a que está acostumado, fazendo, enfim, exatamente o mesmo que vem realizando desde que retornou às tarefas medianeiras. As preces devem prosseguir compungidas e o temor da imperfeição deve ceder um pouco, para que possamos imprimir aos escritos o cunho de nossa personalidade.

Quanto à preparação para editoração dos textos, nada acrescentaremos, a não ser que siga sua intuição quanto aos títulos e pequenas alterações.

Como se vê, estamos sendo cansativamente repetitivos, a demonstrar que o caminho trilhado está correto. Poderíamos solicitar esforço maior, mas tal fato ensejaria certo descontrole emocional que talvez prejudicasse o desenvolvimento do trabalho. De qualquer forma, dada a aquisição prevista do novo aparelho reprodutor dos textos, temos a convicção de que o interesse pelo trabalho cresça, à vista das maiores facilidades que a moderna tecnologia proporciona.

Não queira ver nesta mensagem tão-só leitura consciencial de sua vibração, mas verdadeiro apanhado dos objetivos a que você destinou a sua vida.

Volte amanhã com a mente aberta e o coração sossegado. Sabemos que o dia de hoje é sexta-feira, mas, se você não tiver oportunidade de nos atender no sábado e no domingo, queira entender o “amanhã” como segunda-feira.

Gratos pela atenção dedicada e fique na paz de Deus!




ÍNDICE

Nota explicativa
Esclarecimentos ao médium
1. Objetivos
2. As hostes inimigas
3. O anjo decaído
4. Revelando intenções
5. O mendigo atrapalhado
Comentário
6. Um dia iluminado
Comentário
7. Um dia nebuloso
8. Os cânticos de Davi
9. Adão e Eva
10. Na hora da morte
11. Reflexão sobre o trabalho
12. Às sete igrejas
Comentário
13. O dia de hoje
14. A construção do texto bíblico
15. Explicações
16. Sobre o “Levítico”
17. O pedido do homem rico a Abraão
18. Momento de paz
19. A saúde de Uzias
20. “O Livro de Rute”
21. A palavra do Senhor
22. A reencarnação despercebida
23. Orientação
24. O amor é eterno
25. Pedro nega Jesus
26. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”
27. O apego às tradições mosaicas
28. O verdadeiro cristão
Comentário
29. O dom de evangelizar
30. A última epístola sagrada
Explicação
31. O Espiritismo sempre
Conclusão

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui