Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->28. O VERDADEIRO CRISTÃO -- 06/03/2004 - 07:58 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Para muitos, o advento do cristianismo se deu no momento do nascimento de Jesus.

Leiamos o texto de Mateus:

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Mt., 1:18.)

Se bem repararmos no escrito do evangelista, vamos perceber que, desde o início, o aparecimento do Messias está carregado de fantasias e de idéias concebidas à luz dos conhecimentos bíblicos tradicionais.

Transcreve o próprio Mateus:

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus convosco). (Mt., 1:23.)

De onde provém originariamente o texto acima transcrito? “Isaías”, 7:14. Em que circunstâncias tal profecia chega a José? Durante o sono, pela voz de um anjo.

Tanto maravilhoso para quê? Para influenciar o espírito do ouvinte e, posteriormente, do leitor, no sentido de fazer crer em que os fatos tiveram origem realmente divina, envolvendo-os de aura miraculosa e absolutamente sobrenatural.

Ora, para os que acreditam em Deus e em sua infinita e soberana misericórdia, nada disso faz sentido perante ele, pois o fato de ter Jesus nascido de mulher não virgem não diminui a excelsitude de seu ensinamento nem a magnitude de sua paixão. Então, para estes, o advento do cristianismo se dá ao início e durante o desenvolvimento de sua pregação.

Para outros, a morte de Jesus por meio da crucificação coroou o seu encarne redentor, iniciando-se aí a compreensão de todo o esplendor de sua divina missão, de sorte que tem início essa deslumbrante época de luz para a humanidade.

Não pensam assim os que vêem na figura dos apóstolos os verdadeiros fundadores da igreja e os primeiros missionários do evangelho, começando pela divulgação rigorosa, organizada, fiel e ministerial, a saga do que se convencionou chamar de cristianismo religioso, aquele que estabelece para o homem o seu vínculo com a Divindade, tendo sido o Cristo o mero revelador da ordem divina.

Se fôssemos enumerar todas as teses relativas ao advento do cristianismo, iríamos esbarrar até naqueles que acreditam que só o espiritismo se constitui na verdadeira iniciação do homem no mistério espiritual, de modo que só então tem começo, realmente, com o advento do prometido Consolador, a era cristã.

Para nós, entidades errantes do espaço infinito, para quem o Cristo significa espírito de elevada estirpe, um dos pródromos do universo, líder da humanidade em sua caminhada rumo à luz, o cristianismo só inicia no instante em que o ser humano compreende a verdade da existência e passa a agir segundo os preceitos evangélicos. Portanto, a todo instante se dá o advento do cristianismo, pois, a toda hora, vemos o despertar de novas almas para a grandiosidade da oferta pessoal do Senhor. E esse cristianismo só se desenvolve, cresce e floresce, quando o indivíduo convertido vê no próximo o seu irmão, o seu semelhante, aquele espírito gêmeo do seu, que deve proteger e auxiliar. E o cristianismo só irá coroar-se de perfeição no momento em que cada um de nós formos capazes de procurar Deus em nosso coração para entregar-lhe todo o nosso amor, reconhecendo, no Criador, o Pai misericordioso, que jamais nos há de faltar.



Comentário

Aproveitamos o ensejo da generosa oferta do escrevente em apanhar mais um ditado e elaboramos pequeno texto de descerramento para a realidade e a verdade do cristão. Se você, bondoso amigo, se vir na condição de aceitar Jesus, creia que despertará surpreso em seu regaço, como filho mui amado e querido.

Não se espante, pois, com as nossas palavras. Elas podem parecer às vezes duras, outras demasiado exigentes, mas acredite em que a nossa maior alegria é ver estes escritos serem divulgados, no intuito da pregação da palavra do Senhor. Se a nossa crítica pode parecer severa relativamente aos textos analisados, é porque estamos todos nós ainda arranhando a superfície da fruta, convictos do esplêndido sumo que dentro se contém. É essa água na boca que nos estimula a prosseguir na abertura de fendas pelas quais penetraremos para o interior da verdade.

Resguarde-nos Deus de idéias maliciosas e de eventual orgulho, mascarado pela tentativa de sermos sinceros. Abramos todos nós os corações para, com o escalpelo de nossa argúcia, podermos conhecer as verdadeiras intenções que lá se refugiaram. Conheçamos a nossa verdade e saibamos confiar ao Senhor a solução para os nossos problemas. Não queiramos ver jamais com olhos muito argutos, pois poderemos emprestar ao objeto de exame os preconceitos dos nossos pensamentos. Mas não deixemos de argüir tudo o que nos é apresentado como verdadeiro, pois da firme concepção do mundo é que brotarão as mais lídimas esperanças de sucesso.

Vamos encerrar esta maravilhosa tarde de psicografia, elevando em prece os pensamentos a Deus, para o agradecimento mais comovido e a solicitação mais pungente de seu amor e de sua luz. Acompanhe-nos o bom amigo leitor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui