Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A MUDANÇA NA MENTALIDADE DO BRASILEIRO -- 29/07/2004 - 14:42 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A MUDANÇA NA MENTALIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Durante séculos o Brasil foi o país da monocultura. E durante todo esse tempo, quando o produto cultivado no país perdia preço ou mercado, uma grave crise econômica se instalava, causando danos irreparáveis ao desenvolvimento do país. Isso veio acontecendo até que se descobriu aquilo que Cabral já dizia na Carta de Descobrimento: “Aqui, tudo se plantando dá”.
Hoje o país ainda continua vulnerável às crises, mas não às crises provocadas pela queda no preço de um determinado produto. O preço do trigo pode baixar ou subir, o mesmo pode acontecer com o preço da cana de açúcar, do café, da carne, dos metais e até dos produtos industrializados que não vai levar o país à bancarrota. Esta é a vantagem da diversificação.
Não é por acaso que exportamos cada vez mais e nossa balança comercial anda obtendo superávits primários cada vez maiores. Isso é bom para país, pois gera riqueza aqui dentro, faz aumentar nossas divisas e gera empregos. Até aí nenhuma novidade.
O que me parece é que essa mudança de mentalidade não está restrita à agricultura ou à produção industrial, mas a todas as áreas: desde o esporte até a cultura.
Hoje temos o prazer de ver não só nossas novelas ou nossa música fazendo sucesso no exterior, mas também o nosso cinema e os autores brasileiros. O mesmo acontece no esporte. O Brasil não é mais tão somente o país do futebol; agora somos também o país o tênis, do voleibol, da ginástica.
Sim, o Brasil não exporta somente produtos primários, exporta também produtos industrializados de primeira linha. E é isso que faz um país se tornar uma grande nação e ser independente do capital especulativo.
Sim, estamos engatinhando ainda; e temos muito que fazer. Mas só do país ter mudado a mentalidade do “mono” para o “pluri” já é um enorme passo. O resto virá lentamente, desde que nossos governantes façam sua parte, incentivando o crescimento da economia e combatendo o capital especulativo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui