Usina de Letras
Usina de Letras
200 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Restos de Carnaval -- 27/02/2012 - 11:32 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Restos de Carnaval

Carnaval 2012 no Brasil, tempo de folia de alegria, de festejar.

O povo brasileiro ainda não acordou do encantamento que foi o carnaval 2012: carnaval limpo, sem maiores acidentes, sem tragédias. A maior festa do mundo se desenrolou num cenário de descontração e alegria.

O carnaval no Brasil tem dois destinos certos: a Bahia com seus famosos carros alegóricos seguidos de foliões brasileiros, e outros vindos de todos os cantos do mundo sambando embalados pela magia da música brasileira alegre, festiva.

O outro ponto alto do carnaval do Brasil são os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro que a cada ano que passa trazem para a avenida alegorias e recursos carnavalescos inovadores: cada escola tentando superar-se sempre mais e mais.

Este ano a vencedora foi a Unidos da Tijuca, chegou para arrasar com o enredo a prestar uma justa homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do baião, se estivesse vivo completaria 100 anos em 2012.

A escola se fez toda ela o Rio São Francisco, e ao longo de suas margens, vaqueiros, profetas do sertão, sanfoneiros, que ao estilo dos velhos tocadores de concertinas iam animando as festas nas vilas e povoações de Portugal inteiro.

Luiz Gonzaga fazia o mesmo nas aldeias e povoados que se foram formando ao longo do percurso do Rio São Francisco.

Foi mesmo a festa das concertinas, das sanfonas, de todas as cores e modelos possíveis, alguns bem inovadores.

E no alto de uma grua bem estilizada, Luiz Gonzaga e sua sanfona, como se lá do alto acompanhasse o desfile e a homenagem que o Brasil inteiro lhe prestava ali.

Toda a cultura nordestina desfilando na Marques da Sapucaí.

Uma disputa acirrada, as outras escolas também tinham lá seus encantos e não faltaram reis, rainhas, padres, bispos, misturados com as mães de santo da Bahia na lavagem das escadarias do Bonfim, um carnaval feito com garra e ousadia.

Também um carnaval que mostrou um povo mais consciente de sua história e do seu papel na história.

A crise que assola o mundo, seja de ordem econômica, como é o caso da Zona do Euro, ou o levante do mundo árabe, a que denominaram primavera árabe, mas que de primavera não tem nada, chuva de sangue, isso sim.

Então é de louvar um país que faz das crises momentos de superação. Acostumado a toda a sorte de problemas, vai driblando o dia a dia com coragem, otimismo e ousadia

Lita Moniz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 663 vezesFale com o autor