Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Diário de um pseudônimo (031) (2004/11/08) -- 22/04/2005 - 14:27 (Penfield Espinosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diário de um pseudônimo (031) (2004/11/08)

Penfield Espinosa




08/11/2004

Eu, que abomino o confessionalismo, vou hoje falar um pouco de minha vida familiar.

Queria apenas dizer que meu pai me chamava de Penfield -- ele um advogado que idolatrava o jurista Thomas Penfield Jackson, que depois se tornou peça fundamental no processo anti-monopólio da Microsoft. Minha mãe, que chamava meu pai de pelo primeiro nome, no dia a dia chamava a mim de Espinosa. O Penfield era reservado para os momentos em que vinha alguma reprimenda.

Mamãe não era americanizada -- tinha cultura francesa; franco-baiana, eu me orgulho de dizer -- e gostava do sobrenome Espinosa. O filósofo e coisa e tal.

Mamãe não havia estudado filosofia; no tempo dela, na província da Bahia de São Salvador não eram tão bem vistas as moças que tinham o curso superior. Mas seu colegial foi muito bom -- chamava-se 'clássico' -- e ela realmente sabia quem havia sido o filósofo Espinosa.

Meu pai, tão franco-baiano quanto mamãe, via os americanos como sinônimo de progresso, de energia e de honradez.

Pouco sei de Marx -- minha geração foi das primeiras a sair de seu domínio --, mas não duvido que papai pensasse na cultura francesa como representante (ou pelo menos conivente) com a sociedade agrária, atrasada, feudal, de nossa Bahia. E pensasse nos americanos como os progressistas burgueses que iriam revolucionar a sociedade baiana e libertar seus proletários e camponeses.

Papai era dos poucos baianos de hoje e ontem que não gostava de Jorjamado: 'mau escritor, bom publicista, primeiro estalinista, depois carlista', estas eram as frases que ele dizia quando algum de nós louvava Jorge Amado. Aliás, 'Jorjamado' era como Glauber Rocha grafava o nome do famoso escritor baiano, criador de uma certa bahianidad.

Bem, é isso: chega de confessionalismo. Sou baiano, mas não narcisista.

Abraço a todas as memórias, a todos amigos antigos que já não vejo, e a todos novos amigos que ainda não vi.

S. Paulo, 8 de novembro de 2004

(Copyright © 2004-2009 Penfield da Costa Espinosa)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui