Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Por uma vida menos ordinária -- 11/09/2002 - 17:19 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não podemos ouvir o grito dos excluídos dessa nossa sociedade perversa, só ouvimos "isso é um assalto" ou som das balas, das sirenes da policia e das ambulàncias que correm freneticamente tentando abrir espaço no caos urbano e no trànsito da cidade.
Talvez esse grito não seja audível aos ouvidos humanos, apenas sentido em forma da violência e revolta que permeia o pensamento de milhões de pessoas nesse país e no mundo, esse grito deve estar preso na garganta de tantos que gostariam de soltar a sua voz e que fosse ouvida por alguém aqui na terra, porque no céu todos nós sabemos que Deus ouve nossas preces.
Os jovens da periferias urbanas das grandes cidade crescem embalados ao som de tiros e balas perdidas, mesmo o som que eles faz como raps e funks sempre existe um fato de violência nas letras, não são só musicas de protesto, são mais do que isso são verdadeiros gritos de raiva e rancor contra tudo que eles julgam serem responsáveis por essa desigualdade.
Hoje em dia morrem mais jovens no Rio de Janeiro( de 15 a 19 anos) envolvidos no tráfico de drogas ou vitimas da violência do que na guerra entre israelenses e palestinos, vivemos em meio a uma verdadeira guerra e nem se quer nos damos conta disso e ainda escuto por ai pessoas exaltarem nosso país por ele não ter guerras, imagina se tivéssemos uma, já estaríamos todos mortos a essa altura.
John Kennedy em seu discurso de posse no dia 20 de janeiro de 1961,disse:
"Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país" (Ask not what your country can do for you, ask what you can do for your country).
Nos faz pensar até que ponto podemos nos queixar de nossos governantes, até que ponto eles são donos de todas as culpas de tudo que acontece no ruim no nosso país, acredito que existe sim uma parcela de culpa dos brasileiros também pela nossa atual situação.
Nossa cultura reza que o país está ruim só por causa da má gestão pública de nossos recursos, esquecemos que o famoso jeitinho brasileiro também é responsável pela desordem que norteia nossa sociedade.
As leis estão todas ai para regular e organizar nossa sociedade e muitas vezes elas "não pegam´, mas não deve ser só culpa dos legisladores e dos políticos, nós temos culpa também por não cumprirmos a lei só porque não seremos punidos.
Não adianta só ficar reclamando das coisas, colocar a culpa no país e no governo e não fazer nada para mudar, temos que começar uma mudança pela gente,mudando nossa maneira de pensar sobre nosso próprio país.
Há alguns anos atrás me lembro de estar na praia e ficar incomodado com a sujeira que havia na areia a minha volta, ao invés de reclama r e me conformar com a situação catei o lixo que estava por ali até sentir que havia limpado tudo.
Fora alguns olhares e risinhos, imagino algumas pessoas terem pensado:"Olha o cara parece um lixeiro!", não ligo para que os outros pensam quando sei que eles estão errados, me senti muito bem, fiz minha parte e depois até observei que algumas pessoas se sentiram intimidadas e deixavam de jogar lixo na areia, recolhiam seu lixo e colocavam no latão de lixo.
Assim começa, é mais ou menos por ai que nossa vida poderá ser bem menos ordinária.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui