Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Diário de um pseudônimo (072) (2005/04/30) -- 13/08/2006 - 20:42 (Penfield Espinosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diário de um pseudônimo (072)(2005/04/30)

Penfield Espinosa



30/04/2005


You saw the whole of the moon.
The Waterboys



Li recentemente um romance policial americano bem legal, de Charles Elmwood.

Para reforçar a conexão entre psicanálise e livros policiais, chutada aqui antes, o livro usa uma importante metáfora para psicanálise, para artes: o espelh.

Simplificando bastante, um policial inteligente e violento e com problemas sexuais, tenta decodificar e combater os atos de um bandido... inteligente, violento e com problemas sexuais.

O policial talvez tivesse mais problemas do que o bandido, mas eles não são tão bem explicitados neste livro, talvez em um livro anterior, já que este faz parte de uma série.

Isso nos leva a aumentar a similaridade entre policial e bandido.

Grosso modo ela é assim: tanto policial quanto bandido são obcecados por mulheres. O policial por sua esposa e o bandido por sua namorada. Além disso, ambos são capazes de gestos ousados e inteligentes.

A diferença fundamental é a questão da cegueira. O bandido não via que sua namorada, uma bela junkie, viciada em coca, fazia tudo por pó; principalmente sexo, o que ele ciumento, não queria ver. E ela menos o ama do que se sente intimidada e protegida por ele.

O policial ainda é amado por sua esposa, que no entanto prefere evitar a vida difícil com um policial tão complicado e próximo da loucura. Então se amazia com outro homem. Que também é policial...

O bandido, que tinha vida honesta e abstêmia de mecânico de carros esporte caros, é levado ao crime por colegas que colocam droga muito forte em seu café. Durante o delíro, ele atropela e mata duas pessoas.

O policial já começou complicado, envolvido com drogas, bebedeira e orgias. Faz tudo que pode para se aproximar da família. O que inclui tocaiar, no colégio, as filhas, de quem (por decisão judicial) deveria se manter distante. Também invade o apartamento de sua ex-esposa.

O bandido faz algo de tão ousado quanto para garantir uma vida melhor para si e sua namorada: assalta bancos, robua carros e recepta armas roubadas.

Ambos são racistas.

Em síntese, o que separa os dois é a falta de visão e o senso de medida: apesar de visarem com garra, tenacidade e inteligência uma mulher difícil, o bandido nem sabe que sua amada não o ama, ao passo que o policial sabe muito bem que é amado.

Outro ponto é que o bandido é egoísta, o que também é uma forma de cegueira. E o policial é generoso e trama para salvar o bandido menos importante.

Outro ponto especular é a trajetória perversa dos dois: o bandido sai de situação de honestidade para bandidagem cada vez maior e mais autodestrutiva, e o policial sai de passado condenável para uma aceitação e poder cada vez maiores. por exemplo, derruba seu poderoso inimigo na polícia.

Algo de filho pródigo aqui ?


São Paulo, 30 de abril de 2005

(Copyright © 2005-2009 Penfield da Costa Espinosa)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui