Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->MOURA LIMA, A MAIOR EXPRESSÃO DA LITERATURA -- 18/09/2006 - 14:32 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

MOURA LIMA, A MAIOR EXPRESSÃO DA LITERATURA
TOCANTINENSE, É CIDADÃO PIAUIENSE

Adrião Neto*


Pouco tempo depois da segunda edição do DICIONÁRIO BIOGRÁFICO ESCRITORES PIAUIENSES DE TODOS OS TEMPOS, de nossa autoria, recebi uma carta do escritor Moura Lima falando sobre a sua ligação com o Piauí, elogiando o nosso trabalho e solicitando um exemplar da obra, a ele apresentada por um literato goiano.

Foi através desse contato que o notável corifeu tocantinense começou a conhecer, estudar as obras e fazer amizade com os escritores piauienses.

Dentre os primeiros livros, que por sua solicitação, lhe repassei, constam os de Fontes Ibipaina, Alvina Gameiro, Palha Dias e Magalhães da Costa. Depois destes vieram os de outros autores, acompanhadas de endereços e telefones para os primeiros contatos e intercambio cultural, que culminaram com o estreitamento de relações e a solidificação de grandes amizades.

Moura Lima, um dos mais conceituados regionalistas brasileiros da atualidade, é “gotocantinense” (goiano de Tocantins). Nasceu na Fazenda Capim-Puba, hoje Heitoraí, norte de Goiás, atual Estado do Tocantins. Estudou em seu torrão natal, em Uruana, Trindade, Itaberaí, Goiânia, Anápolis e Gurupi. Fez curso de Agrimensura e de Técnico em Agropecuária. Formou-se em Direito. Pós-Graduou-se em Língua Portuguesa. Especializou-se em Processo Civil. Alto funcionário público federal. Fazendeiro. Ativista cultural. Pesquisador, romancista, contista, cronista, ensaísta, folclorista, poeta, teatrólogo e filólogo.

Tendo como pano de fundo, palco e cenário o Norte de Goiás (atual Tocantins), o Sul do Piauí e a região fronteiriça da Bahia e do Maranhão, Moura Lima apoiando-se no regionalismo, na tradição oral, nas lendas e no linguajar caipira, traça um panorama sociológico, recompondo, com realismo e fidelidade, as histórias dos coronéis, dos jagunços, tropeiros, vaqueiros, peões, boiadeiros e bandoleiros, que infestavam a região tornando-a numa terra sem lei.

Possuidor de um estilo peculiar, grandes recursos lingüísticos e de uma apurada técnica, Moura Lima, como um hábil artesão da palavra, tece a sua obra deixando a sua indelével impressão digital, tornando-se na maior expressão da literatura tocantinense.

Sua obra – verdadeira radiografia da vivência e dos conflitos envolvendo poderosos, fracos e desvalidos – constitui-se em verdadeiro monumento literário.

Tendo em seu D.N.A. uma forte composição genética de “piauiensidade” transmitida por seu avô paterno (Pedro de Moura Alencar), que, tangido pela seca, saiu do Piauí, no lombo de uma mula, para o norte de Goiás, onde constituiu família, Moura Lima busca as suas raízes.

O caminho de volta, feito no plano literário, teve como ponto de partida o “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos”. Foi por meio dele que tudo começou. Graças ao intercâmbio iniciado com a nossa troca de correspondência e com alguns telefonemas, o escritor tocantinense tornou-se amigo de muitos piauienses, inclusive do Deputado Homero Castelo Branco, que por sugestão de Palha Dias e de outros escritores, conseguiu aprovar o Decreto Legislativo nº 188, de 17/12/2004, concedendo-lhe o título de Cidadão Piauiense.

Graças ao estreitamento das amizades e, sobretudo, ao seu merecimento, além da homenagem oficial do Estado, o extraordinário polígrafo tornou-se sócio-correspondente da Academia Piauiense de Letras (APL) e passou a ser alvo de várias honrarias por parte de outras instituições culturais. A Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC) lhe concedeu o título de Personalidade Cultural do Século. A Fundação Nordestina do Cordel (FUNCOR) lhe outorgou o Diploma do Mérito Cultural “Firmino Teixeira do Amaral”. A União Brasileira de Escritores do Piauí (UBE/PI), além da Comenda do Mérito “Da Costa e Silva”, também lhe conferiu a Láurea do Mérito Cultural “Firmino Teixeira do Amaral” – instituída especialmente para comemorar os 120 anos de nascimento do poeta FTA, um dos maiores cordelistas do Brasil de todos os tempos.





______________
Adrião Neto – Dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista. Autor de várias obras e da idéia da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo: 13 de março de 1823, na Bandeira do Piauí – Proposta devidamente viabilizada pela Assembléia Legislativa (Lei nº 5.507, de 17 de novembro de 2006, de autoria do Deputado Homero Castelo Branco).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui