Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Hiroshima! -- 13/09/2002 - 13:36 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nessa semana que faz aniversário o 11 de setembro, tenho assistido muita coisa e visto documentários sobre esse atentado, exaustivamente foram feitas homenagens às pessoas que morreram, foram apresentados especiais na teve e em jornais.
Mas o que é triste é saber que esse ato odioso, cruel e covarde não foi muito diferente e se analisando e lançando um olhar mais crítico e apurado, pode se chegar à conclusão que os americanos fizeram muito mais mal ao mundo do que o mundo a eles.
Vide Vietnã, quantas atrocidades foram cometidas pelos americanos contra aquele povo, em nome de uma guerra absurda por um ideal ainda mais absurdo, os americanos sempre defenderam seus interesses de uma forma muito agressiva e sem se preocupar com as consequências que eles causam aos povos que eles atacam.
É tão triste lembrar de Hiroshima e Nagassaki, duas cidades japonesas bombardeadas pelos mesmos americanos que hoje choram, um erro não justifica o outro, mas não venham agora os americanos posarem de vitimas, porque isso eles não são.Muito pelo contrário, na minha opinião o maior responsável por esses ataques terroristas são os próprios americanos com sua política egocêntrica.
O Japão foi bombardeado com a bomba atómica porque ousou atacar os americanos que se achavam inatacáveis, sentiram na pele a guerra e aproximando de seu território, Pearl Harbor marcou o inicio de uma nova fase na segunda guerra mundial, a entrada definitiva dos americanos na guerra.
Os ataques kamikazes surpreenderam os americanos que tiveram grande parte de sua frota destruída, mas como sempre a vingança foi planejada e levada às ultima consequências pelos "mocinhos" da história.
O que mais dá nojo é descobrir que os japoneses já haviam tentado iniciar conversações da paz com os americanos que rejeitaram completamente essa hipótese e levaram a cabo sua vingança.
A possibilidade dos japoneses atacarem seu território fez com que o governo americano apresasse o final da guerra e destruísse o Japão, não fez o mesmo com a Alemanha que matou muito mais gente ou com a Itália, todos do eixo.
Atacaram o Japão porque o Japão ficava longe demais de qualquer lugar mais estava ficando perto de mais da "terra sagrada, do solo americano".
A seguir um breve resumo sobre os horrores de Hiroshima que nunca deve ser esquecida:

Um clarão....um estrondo...80.000 mortos instantaneamente...fogo...ferros retorcidos...cinzas...ruínas...nada.
Na manhã de 06 de agosto de 1945, mais precisamente às 08h 45, o "Little Boy" (como foi apelidada a bomba lançada pelo bombardeiro Enola Gay) atinge o solo japonês reduzindo a pó tudo no raio de 2 Km. Até mesmo casas num raio de 4Km foram seriamente atingidas.Já era quase o final da guerra e Hiroshima ainda não havia sido atacada. A cidade continuava com suas atividades normais, seguindo as orientações do governo. O comércio e as escolas continuavam a funcionar normalmente, ao contrário do que acontecia nas outras cidades que também eram alvos militares.
Toda vez que uma aeronave inimiga se aproximava da cidade, sirenes de alerta soavam. E não foi diferente no dia 06 de agosto de 1945. De repente, um estrondo, um clarão, uma onda de calor e todas as edificações junto com a vegetação desapareceram. O centro de Hiroshima transformava-se então num mar de cinzas. Aproximadamente 80.000 (oitenta mil) japoneses morreram instantaneamente. O número de mortos pela bomba ou por doenças causadas por ela, chegou aos 140.000 num total de 350.000 habitantes na época. Ninguém sabia o que estava acontecendo, pois a bomba atómica ainda era uma arma totalmente desconhecida. Afinal era a primeira vez que uma arma desse tipo era utilizada e que acabou sendo chamada de Bomba Especial.Devido a essas altíssimas temperaturas, muitas pessoas foram literalmente desintegradas, chegando a desaparecer por completo restando apenas suas "sombras" nos locais em que se encontravam. No mesmo dia todos se espantaram com o estranho fenómeno da chuva preta, provavelmente causado pela enorme quantidade de cinzas levantada pelo fogo que destruía toda a região. As pessoas que haviam sobrevivido tinham suas roupas derretidas juntamente com a pele devido ao calor intenso provocado pela bomba. muitas desesperadas e com seus corpos ardentes se atiravam nos rios para aliviar a dor e acabavam morrendo ali mesmo, devido à contaminação da água pela radiação.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui