Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->AFRF Reconta História do Piauí em "A Epopéia do Jenipapo" -- 01/06/2007 - 08:05 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AFRF reconta história do Piauí em “A Epopéia do Jenipapo”

(Matéria editada no Boletim Eletrônico da Unafisco Sindical)

A segunda edição do livro “A Epopéia do Jenipapo”, de autoria do AFRF Adrião Neto, já está disponível nas livrarias e bancas de revistas de Teresina (PI). A publicação, da Editora Edições Geração 70, aborda como tema principal a sangrenta Batalha do Jenipapo, um dos episódios mais marcantes da luta pela emancipação política do Brasil, ocorrida em 1823.
Segundo o autor, os livros escolares não reproduzem esta “heróica epopéia escrita com o sangue dos piauienses, maranhenses e cearenses, vaqueiros e roceiros da região de Campo Maior”. Para corrigir essa situação, o livro narra a luta para inclusão da data da Batalha do Jenipapo na bandeira do estado do Piauí, o que foi feito por meio da Lei nº 5.507, de autoria do deputado Homero Castelo Branco, publicada em 17 de novembro de 2005.
Adrião Neto conta, no livro, que a nova batalha do povo do Piauí é para a retirada da terceira estrofe do hino do estado, que faz uma injusta homenagem aos bandeirantes. “Os bandeirantes foram grandes genocidas e promoveram um banho de sangue na região. A homenagem devia ser feita aos índios, primeiros ocupantes desta terra”, considera o autor.
Adrião Neto é um dos escritores piauienses que mais se destacam no cenário cultural do estado. Natural de Luís Correia (PI), é administrador de empresas, dicionarista bibliográfico, antologista, historiador, poeta e romancista. Sua obra é considerada ponto de referência da literatura do Piauí e tem repercussão nacional e internacional. Adrião Neto é citado em mais de 200 obras publicadas. Cada exemplar do livro “A Epopéia do Jenipapo” custa R$ 15 e os pedidos também podem ser feitos diretamente ao autor pelo e-mail adriao-neto@webone.com.br.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui