Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Família -- 16/09/2002 - 18:42 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sempre ouvi da minha mãe a seguinte frase:
"Quem não é um bom filho, não será um bom pai".
Hoje meditando sobre isso descubro muitos significados, os pais sempre nos dizem coisas importantes, são ensinamentos e na maioria das vezes eles têm razão porque só querem o nosso bem.
Provavelmente minha mãe me dizia isso porque ela deve ter ouvido da mãe dela e a mãe dela de alguém da família e por ai vai, deve ser uma espécie de ditado familiar que nos acompanha e quando ela o disse pensava claramente no meu bem e na minha atitude como filho, queria que eu aprendesse a escutar e a seguir os ensinamentos dela, sendo um bom filho certamente eu seria um bom pai por entender o que é ser filho e sê-lo da melhor maneira possível.
A palavra "Am ( i )" ( Mãe ),na língua dos fenícios deu origem à palavra "Família", foi ela que deu o fruto da "Geração da Raça Humana". De "Ami", nasceu a palavra "Fami", "Famie" ( Famille ) e, para o Português "Familia". Para o hebraico manteve-se "Ami" ( Parente, Familiar ). De "Am " também resultou o sinónimo de "Ama" ( Mãe ), que também aparece no idioma Euskara (Basco). E deste modo se formou um role de palavras como "Ami" ( Amigo ), "Ami´able"( Amigável ), "Ami´tie" ( afecto, amizade ), e os exemplos não se esgotam aqui.
Ter uma família não é só o fato de se pertencer a ela, é fazer sua família saber o quanto ela é importante para você, é estar presente mesmo quando se está ausente, fazer com que seus familiares precisem de você e você esteja pronto para ajudá-los.
Família é sinónimo de compreensão e de abrigo, onde você deveria se sentir protegido e feliz, longe do "mundo lá fora", dentro de uma família devemos estar felizes e se não estivermos é porque alguma coisa anda errada conosco ou no seio familiar, falta dialogo.
Todos nossos valores e o que somos são graças a nossa família, se não fosse por ela nem estaríamos aqui, a gratidão é um dos maiores e mais importantes sentimentos que devemos ter em relação a nossas famílias.
A família na minha opinião deveria ser considerada como uma parte de nós, um pedaço de nossa alma e se algo estiver errado com alguém dela nós também não estaremos bem, como se todos fossem um só sendo si mesmos.
Fazer parte de uma família é ter sua própria personalidade é aprender a ter opinião formada ,é aprender o que é bom dos outros familiares e ensinar o que acha que tem de bom para oferecer, é na família que todos nossos conceitos nascem.
Uma família feliz deve ser aquela onde todos se sentem importantes e são ouvidos,onde o amor é o maior dos ensinamentos, onde os filhos aprendem a ser filhos e os pais aprendem a serem pais de verdade sem delegar essa função para outros e assumindo os riscos para si.
Ter uma família é algo de mais básico que define um ser humano ou mesmo a maioria dos seres vivos, muitos de nós se quer sabemos a verdadeira dimensão do que é uma família, mas se quisermos mesmo um dia alcançar uma parte do que nos é realmente destinado temos que aprender a conviver em família e um dia formar uma nova família para incorporar á aquela que já se pertence .




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui