Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem é Jesus? (I) -- 28/09/2012 - 11:41 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





Quem é Jesus ? (I)



 



Já no Antigo Testamento, o povo de Deus quis saber quem Ele era, qual o Seu Nome. Sua resposta foi simples e clara: Eu Sou...



Deus é a plenitude, aquele que É!



As Sagradas Escrituras, fundamento da nossa Fé, valorizam sobremaneira o SER, em detrimento do TER.



Jesus, com palavras, atos e atitudes confirma isso, quando em diversas situações afirma: Eu Sou...



 



“Eu sou o pão da vida” (João 6, 35). Jesus conhece muito bem o coração faminto do ser humano. Na verdade a fome espiritual, que atinge tanta gente, não é saciada com qualquer alimento. Jesus é o alimento para uma vida plena. Jesus é a resposta aos anseios do ser humano, sobretudo numa sociedade fria, materialista e individualista.



Essa declaração de Jesus como o pão descido do céu anuncia sua permanência no nosso meio através da “sacramentalização” do seu corpo – a Eucaristia, alimento definitivo para a nossa fé, nossa espiritualidade.



Aos poucos, Jesus vai revelando sua essência, sua natureza e para que veio até nós. Na narrativa do seu encontro com a samaritana, apresenta-se como a água viva, capaz de matar a nossa sede espiritual: de paz, de justiça, de fraternidade, de solidariedade, nossa sede de amor.



 



“Eu sou a luz do mundo” (João 8, 12). Sabemos muito bem a diferença entre a luz e a escuridão. Sabemos o quanto é difícil andar no escuro. Mas a pior escuridão é aquela que atinge nosso coração, nossa alma, nossa consciência. É aí que mora o pecado, a morte. E quanta gente vive nas trevas, muitas vezes por imposição, outras tantas por opção. Trevas que abrigam injustiças, explorações... Trevas que escondem tanto mal. Trevas que escondem aqueles que têm medo da luz. Luz que denuncia, que mostra, que dá transparência e brilho à vida.



Certamente a Luz de Cristo chega a todos, mas muitos se escondem dela e até mesmo a impedem de refletir. E nós? Estamos levando em consideração o que Ele mesmo garantiu: “Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz do mundo” ?



 



“Eu sou a porta” (João 10, 7-9). Não conseguimos entrar normalmente em um recinto se não sabemos onde fica a porta ou se está fechada. Com o reino de Deus acontece a mesma coisa: para entrar nele precisamos encontrar sua porta e que esteja aberta. Ocorre que a vida pode tanto fechar como esconder essa porta. Pode oferecer dificuldades para fazermos parte do Reino e até mesmo para a sua construção.



Cristo se coloca a nossa disposição para nos introduzir no reino dos céus, para a nossa redenção e conversão ao seu Reino de paz, de justiça, de perdão, de misericórdia, de amor.



 



“Eu sou o bom pastor” (João 10, 11-14). O Evangelho compara o povo de Deus a um grande rebanho de ovelhas, animais frágeis que requerem cuidados contra seus inimigos naturais. Conosco não é muito diferente, de certo modo somos necessitados de cuidados frente a um mundo cercado de ameaças: ódio, inveja, exploração. Jesus se preocupa com o seu rebanho, que possa ser iludido e explorado pelos inimigos e até por falsos pastores que estão à procura de “ovelhas” despreparadas. Por isso nos alerta que Ele é o verdadeiro pastor, capaz de nos oferecer cuidados, proteção e segurança. É importante termos convicção de que junto d&
39;Ele estamos seguros.
(Continua...)



 



vcarezia@gmail.com


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui