Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem é Jesus? (II) -- 15/10/2012 - 07:58 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





 



 



 



Quem é Jesus? (II)



 



Estamos concluindo essa breve reflexão sobre Jesus Cristo, Senhor da nossa história, iniciada no artigo anterior, com o objetivo de o conhecermos melhor, condição primeira para podermos amá-lo e segui-lo.



Ele continua a nos dizer:



 



“Eu sou a videira, vós, os ramos” (João 15, 5). Jesus se compara a uma planta, a videira, bastante comum no seu tempo e lugar. Uma bela e fácil comparação: uma planta possui raiz, tronco, ramos (galhos) e frutos. Ele mostra assim qual a relação que quer manter conosco; sendo a raiz e o tronco, mantém viva a videira e nutre os ramos (nós) ligados a Ele pelo Batismo, responsáveis pela produção dos frutos dependendo de como mantemos nossa conexão com Ele. Em uma outra passagem, adverte-nos que, se a ligação dos ramos com o tronco (com a seiva) for cortada, eles secam e morre. Em outra ocasião lembra que, se não produzirmos frutos saborosos, corremos o risco de sermos cortados e descartados...



Está aqui muito bem representada a relação espiritual que devemos manter com o nosso Senhor. Quanto aos frutos, deverão ser de fidelidade e de amor.



 



“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14, 6). Ninguém vai a lugar nenhum se não sabe o caminho. Quantas vezes ficamos sem saber para onde ir, que caminho tomar diante das propostas do mundo. Cristo se mantém como o Caminho a ser seguido se o que queremos é uma vida plena de realizações, de verdadeira felicidade. Como a Verdade, livra-nos das mentiras, das dúvidas e dos erros que nos envolvem.



 



“Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11, 25). Não é fácil entendermos nem aceitarmos o mistério da morte, muito embora seja ela uma certeza. O desespero toma conta do nosso ser, se admitirmos que a nossa vida se encerra aqui. A nossa fé leva-nos até Cristo: com sua ressurreição venceu a morte, vitória que conquistou também para nós que o aceitamos como nosso Salvador. Ele nos garante a vida eterna em Seu reino. Assim, a morte é um inimigo derrotado.



 



Como vemos, Ele não disse: Eu tenho..., Eu faço..., Eu posso..., mas simplesmente Eu Sou... para revelar algo de Si.



Contrariou o mundo que prega e se vangloria do Ter: riqueza, poder, fama... capacidade.



 



Em sua vida terrena Jesus foi-se revelando aos poucos através de palavras e ações. Em determinada ocasião pergunta aos seus discípulos “quem Ele era” na opinião do povo que o seguia, obtendo respostas vagas. Mesmo os próprios discípulos pouca convicção tinham do Mestre, apesar da convivência e dos sinais presenciados. Salvou-se a declaração de Pedro: “Tu és Cristo”.



E nós, será que já encontramos verdadeiramente Cristo? Sabemos que realmente Ele é, o que representa para nossa vida de cristão?



Sem isso não vamos conseguir ser seus discípulos, seguidores fiéis.



Ser como Ele: do bem, da paz, da justiça.



Ser da solidariedade, da fraternidade; ser do amor.



Ser da misericórdia, da compaixão, da caridade.



 



E poder afirmar: Eu sou de Deus!



 



vcarezia@gmail.com


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui