Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->(Friedrich Wilhelm Heinrich) Alexander Freiherr von Humboldt -- 02/01/2013 - 23:14 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Foco no Absoluto. Focus sullo Assoluto.

texto

(Friedrich Wilhelm Heinrich) Alexander Freiherr von Humboldt

Nasceu aos 14/09/1769, em Berlim, faleceu aos 05/06/1859, em Berlim.

Junto ao seu irmão William, o filho de um oficial foi educado por professores particulares, escolhidos entre renomados líderes do Iluminismo de Berlim; recebeu o ensino fundamental de J.H.Campe, dentre outros. Depois de estudar ciências naturais e mineração em Freiberg, trabalhou de 1792 a 1796 como assessor de mineração no serviço público prussiano. A partir de 1788, porém, ele desenvolveu três programas de pesquisa que, em 1793, participaram de uma metodologia para uma ciência de ponta, que ele chamou de "Geografia Física", "Física da Terra" ou "Teoria da Terra"; tais programas contribuiram, também, para o início da preparação da sua famosa viagem. Em sua "Geografia Física", ele tratou de Morfografia, Climatologia, Hidrografia, Geomagnetismo, e da Geografia das Plantas, dos Animais e dos Seres Humanos; em 1799, ele já era o geógrafo líder de seu tempo.

Com o botânico Aimé Bonpland, em 1799 viajou para a América do Sul; em 1804, conduziu pesquisa na região dos atuais países da Venezuela, Cuba, Colômbia, Equador, Peru e México; em seguida, voltou-se para Cuba e Estados Unidos (em Washington, tornou-se amigo de Thomas Jefferson); depois foi para a Europa. Depois de voltar para casa, ele viveu até 1827, principalmente em Paris, quando pôde avaliar, com grande privacidade, sua a história da sua expedição. Em 1827, ele retornou a Berlim e tornou-se conselheiro do rei da Prússia. Suas palestras em Berlim, entre 1827 e 1828 inauguraram novo apogeu da ciência na Alemanha. Em 1829, ele empreendeu nova e longa viagem: passou pelos Estados Bálticos, foi a Moscou, depois para os Urais, até a fronteira chinesa.

Humboldt foi o mecenas mais influente de seu tempo e ajudou muitos poetas e escritores como Heine, Tieck e Groth Klaus. Entre seus conhecidos mais íntimos estavam Claudius, Jacob e Wilhelm Grimm, August Wilhelm Schlegel e Goethe e Schiller. Charles Darwin descreveu-o como "o maior explorador científico da sua época."

Obras, entre outras:

1805-1834 Voyage aux régions équinoxiales du Nouveau Continent (30 vols)

1807 Ideias para uma geografia das plantas

1808 Exibições da Natureza

1814-1825 Relação História da Viagem às Regiões Equinociais do Novo Continente (3 vols)

1845-1862 Cosmos. Esboço de uma descrição física (5 vols)

DISPONÍVEIS NO PROJEKT GUTENBERG-DE

Cosmos. Primeiro volume

Cosmos. Segundo volume

Cosmos. Terceiro volume

cosmos. Quarto volume

Sobre o universo. Palestras sobre o cosmos, entre 1827 e 1828, na Singakademie de Berlin, gravadas por desconhecido.

Vistas da Natureza

FONTE: PROJEKT GUTENBERG-DE



Friedrich Wilhelm Heinrich) Alexander Freiherr von Humboldt

Geboren am 14.9.1769 in Berlin; gestorben am 6.5.1859 in Berlin.

Zusammen mit seinem Bruder Wilhelm wurde der Sohn eines Offiziers von Privatlehrern erzogen, die aus den führenden Köpfen der Berliner Aufklärung gesucht wurden; den Elementarunterricht erteilte u.a. J. H. Campe . Nach einem Studium der Naturwissenschaften und des Bergbaus in Freiberg arbeitete er von 1792 bis 1796 als Bergassessor im preußischen Staatsdienst. Schon ab 1788 aber entwickelte er drei Forschungsprogramme, die ihn 1793 zu einer Methodologie, einer Leitwissenschaft – von ihm »Physikalische Geographie«, »Physik der Erde« oder »Theorie der Erde« genannt – und dem Beginn einer speziellen Vorbereitung seiner berühmten Reise führten. In seiner »Physikalischen Geographie« behandelte er Morphographie, Klimatologie, Erdmagnetismus, Hydrographie sowie die Geographie der Pflanzen, der Tiere und des Menschen; 1799 war er bereits der führende Geograph seiner Zeit.

Zusammen mit dem Botaniker Aimé Bonpland brach er 1799 zu einer Reise nach Südamerika auf; bis 1804 forschte er im Gebiet der heutigen Staaten Venezuela, Kuba, Kolumbien, Ecuador, Peru und Mexiko; anschließend kehrte er über Kuba und die USA (wo er sich in Washington mit Thomas Jefferson befreundete) nach Europa zurück. Nach der Heimkehr lebte er bis 1827 meist in Paris, wo er seine Expedition im größten privaten Reisewerk der Geschichte auswertete. 1827 kehrte er nach Berlin zurück und wurde Berater des preußischen Königs. Seine Vorlesungen in Berlin 1827/28 eröffneten eine neue Blütezeit der Naturwissenschaften in Deutschland. 1829 unternahm er noch einmal eine große Reise: über das Baltikum und Moskau in den Ural und bis zur chinesischen Grenze.

Humboldt war der einflußreichste Mäzen seiner Zeit und hat vielen Dichtern und Schriftstellern geholfen, so Heine , Tieck und Klaus Groth . Zu seinen Bekannten gehörten Claudius, Jacob und Wilhelm Grimm, August Wilhelm Schlegel sowie Goethe und Schiller samt ihren Familien. Charles Darwin bezeichnete ihn als »den größten Wissenschaftsreisenden, der jemals gelebt hat«.

WERKE U.A.

1805-34 Voyage aux régions équinoxiales du Nouveau Continent (30 Bde.)

1807 Ideen zu einer Geographie der Pflanzen

1808 Ansichten der Natur

1814-25 Relation Historique du Voyage aux régions équinoxiales du Nouveau Continent (3 Bde.)

1845-62 Kosmos. Entwurf einer physischen Weltbeschreibung (5 Bde.)

IM PROJEKT GUTENBERG-DE VORHANDEN

Kosmos. Erster Band

Kosmos. Zweiter Band

Kosmos. Dritter Band

Kosmos. Vierter Band

Über das Universum. Die Kosmosvorträge 1827/28 in der Berliner Singakademie, aufgezeichnet von einem Unbekannten.

Ansichten der Natur













































































































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1185 vezesFale com o autor