Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lenda de Saturno e o Carnaval -- 02/02/2013 - 20:04 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Lenda de Saturno e o Carnaval



A primeira Lenda Urbana sobre Carnaval refere-se ao vingativo Deus Saturno, que era fã de barcos e navios.

Reza a lenda que como ele era muito brabo e mal- humorado ele detestava arco-íris e lugares com cores muito fortes. Por isto, sua força aumentava nas tempestades, nos dias cinzentos e no inverno. Um certo dia, cansado das vinganças de Saturno contra a Terra, os mortais aprisionaram este deus através de fitas coloridas de lã, que foram amarradas em seus pés, para que ele perdesse as suas energias. Assim Saturno ficou humilde e pediu a Zeus, o chefe dos deuses do Olimpo, para que pelo menos uma vez ao ano ele ficasse livre e em troca não se vingaria de ninguém durante aquele período. Então, Zeus explicou isto aos mortais, que elaboraram uma festa chamada Saturnália, em homenagem as colheitas, onde as fitas coloridas de lã eram retiradas da estátua de Saturno. Além disto, a festa era animada, pois as pessoas jogavam excrementos umas nas outras, cantavam, dançavam, os escravos eram libertados durante o período deste evento e barcos alegóricos desfilavam. Reza a lenda que o nome destes barcos eram Carros Navalis e que, o termo Carnaval pode ter vindo disto.

Nesta comemoração, as pessoas tinham a liberdade de se vestirem como as criaturas que elas sempre sonharam em ser. Deste jeito, surgiram as primeiras fantasias de Carnaval.

Dizem que na Antiga Roma havia, numa praça, uma estátua de Saturno e que depois das pessoas colocarem fitas coloridas nos seus pés, a imagem sumia e só voltava depois do evento.

Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui