Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VISITA À LA CHASCONA -- 21/02/2013 - 08:59 (valentina fraga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DE TODOS OS VIAJANTES, APENAS EU ENTENDIA O MOTIVO DE ESTAR ALI. O RESTANTE ACOMPANHAVA PASSIVO MEU DESEJO DE CONHECER O LUGAR. CAMINHAVAM INTRIGADOS E INQUIETOS, POIS NA OPINIÃO DE CADA UM, QUALQUER PROGRAMA SERIA MAIS INTERESSANTE QUE CONHECER A CASA DE ALGUÉM QUE JÁ MORREU E QUE NÃO FAZ PARTE DE SUAS HISTÓRIAS.

COMO APRECIADORA DA LITERATURA, AMANTE DAS ARTES, E AMANTE DO AMOR, NADA MELHOR QUE ESTAR NAQUELE LUGAR.

APÓS A CAMINHADA DA ESTAÇÃO DE TREM ATÉ O MUSEU OU FUNDAÇÃO COMO CHAMAM NO LUGAR, LEVAMOS VINTE MINUTOS, NUM SOL CAUSTICANTE E VEZ OU OUTRA ALGUM VENTO QUE VINHA DA CORDILHEIRA DOS ANDES. ENTRE BARES E CAFÉS COM UMA PARADINHA PRA HIDRATAR, CHEGAMOS ÀS PORTAS DO MUSEU LA CHASCONA, CASA ONDE VIVEU PABLO NERUDA E SUA AMADA MATILDA. DE SUA HISTÓRIA COMO MILITANTE POLÍTICO, COMUNISTA, SEI POUCO. TENHO MAIOR INTERESSE NA LITERATURA ROMÂNTICA, NO SEU AMOR PELO MAR, PELAS PAISAGENS E POR UMA MULHER EM ESPECIAL CHAMADA MATILDA URRUTIA.

A CASA EM FORMATO DE NAVIO, LHE DAVA A SENSAÇÃO DE ESTAR NO MAR, PORÉM, EM TERRA FIRME. SEGUNDO A HISTÓRIA, NÃO SENTIA-SE BEM NAVEGANDO.

À ENTRADA DA CASA, FOMOS RECEBIDOS DE MANEIRA FRIA E RESPEITOSA. HAVIA UM HALL ONDE PODIA SE COMPRAR ALGUMAS ESCULTURAS DOS SIMBOLOS MAIS EXPRESSIVOS DE SUA ARTE, PRATOS COM OS 20 POEMAS DE AMOR E UMA CANÇÃO DESESPERADA, ALÉM DE OUTROS LIVROS, POSTERS, CANECAS, ENFIM, TODA SORTE DE BUGINGANGAS, ENTRETANTO, UMA EM ESPECIAL, CHAMOU MINHA ATENÇÃO.

ENQUANTO OS OUTROS IAM AO SEGUNDO PISO TOMAR UMA AGUA, EU ESTAVA ESTÁTICA, FRENTE A CAPA DE UM LIVRO QUE ESTAMPAVA A FIGURA DE NERUDA COM SUA CHARMOSSA BOINA, (AQUELA IMAGEM NÃO ERA INDIFERENTE AOS MEUS OLHOS) AO LADO DE MATILDA, A MULHER DE OLHOS REDONDOS E GRANDES.

INSTINTIVAMENTE DEVO SABER PORQUE PAREI ALI, E COM OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS NÃO CONSEGUI ME MOVER.

FUI AO JARDIM, OLHEI EM VOLTA, E A DISPONIBILIDADE DA VISITA AOS LUGARES MAIS ÍNTIMOS ACONTECERIA EM UMA HORA. TEMPO QUE INFELISMENTE NÃO PUDE ESPERAR, POIS OS COMPANHEIROS DE VIAGEM JÁ MOSTRAVAM ENFADO PELO PASSEIO, NA OPINIÃO DE CADA UM, TOTALMENTE SEM SENTIDO.

NÃO VALERIA A PENA EXPLICAR O MOTIVO REAL DE MINHA PRESENÇA ALI. NÃO VALERIA A PENA SABEREM QUE NAQUELES MINUTOS PRECIOSOS PUDE SENTIR A ESSÊNCIA DO AMOR QUE PAIRAVA NO AR. NÃO VALERIA A PENA EXPLICAR SOBRE MEUS SENTIMENTOS, QUE SÃO SÓ MEUS.

PARTIMOS DALI, SEM COMPLETAR A MISSÃO, A ÚNICA QUE ME INTERESSAVA.

O RESTO FOI SÓ PASSEIO, BOM, MAS SÓ PASSEIO.

VALENTINA FRAGA
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui