Usina de Letras
Usina de Letras
260 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50484)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Deusa Héstia e a Assexualidade -- 03/03/2013 - 14:57 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Deusa Héstia e Assexualidade



A deusa Héstia era filha de Cronos e Réia. Ela foi cortejada por Poseidon e Apolo, mas como não queria se casar, por não gostar de contato físico, pediu permissão a Zeus para permanecer virgem o resto da vida. Então, o deus aceitou o pedido e como presente a deusa ganhou o privilégio de ser venerada em todos os lares e de dominar o fogo das paixões da vaidade. Afinal, só quem é casto tem o poder de dominar o fogo da luxúria. Por isto, que na Grécia Antiga o altar desta deusa ficava, muitas vezes, próximo a uma lareira, onde o fogo permanecia sempre acesso. Afinal é missão de Héstia proteger a família e o lar do fogo da inveja e da cobiça alheias. Aqui é bom destacar que em Roma e no Egito, esta deusa recebeu o nome de Vesta. Nestes lugares existiam templos devotados somente a esta divindade e suas sacerdotisas chamavam-se vestais e precisavam permanecer virgens por trinta anos.

Héstia foi uma deusa que não se deixou dominar por Afrodite, que representa o amor sexual e a luxúria, pois disse não aos prazeres libidinosos da carne.

Como era recatada, esta deusa casta vestia saias longas, com anáguas; não usava decotes e tinha um lenço comprido em sua cabeça. Ela gostava de brincar com crianças e manusear objetos infantis, pois ela mesma não se considerava uma alma feminina e, sim, um espírito inocente e infantil.

A deusa Héstia é considera na Psicanálise do Novo Milênio como a deusa da assexualidade. Pois, assexuais são as pessoas que não apreciam sexo e nem sentem necessidade disto.

A primeira vez que ouvi falar desta deusa foi aos 27 anos, num consultório de uma psicóloga, onde confessei ser virgem, gostar de objetos infantis e ter medo de engravidar. Então, ela afirmou que eu tinha complexo de Héstia, que era a deusa da pureza da antiga Grécia.

No filme chamado “Doutor T. e As Mulheres”, o personagem principal possuía uma esposa, Kate, que foi diagnosticada com Complexo de Héstia porque tinha atitudes pueris e se negava a fazer sexo.

Ainda, segundo a Psicanálise do Novo Milênio cada mulher carrega, em sua alma, um tipo de deusa. As moças que se identificam com Héstia tem as seguintes características: geralmente são solteiras, assexuais, caseiras, esforçadas, trabalhadoras, tímidas, apreciam as artes em geral e cuidam dos seus pais quando tornam-se idosos com alguma doença.

Através deste texto acredito que sou assexuada e tenho este tão pouco falado Complexo de Héstia, pois me identifiquei com todas as características desta deusa.Tenho curiosidade em saber se alguma outra mulher, que se classifica como assexual tem a mesma identificação com a deusa Héstia.

Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui