Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A TURMA DO BEM -- 07/02/2010 - 13:45 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fico pasmo quando vejo uma criança de sete anos configurar um celular, navegar na Internet, jogar joguinhos que exigem grande perspicácia do operador. Parece-me que estamos “queimando” etapas da vida. E isso não é bom para formar a personalidade do futuro cidadão.

Crianças, enquanto crianças precisam viver como criança, brincar como criança... As coisas sérias e perigosas, devem ficar para os adultos (que as criaram).

Meus filhos e netos, jamais ganharam armas de brinquedo como presente de Natal, de aniversário ou sob qualquer pretexto... Não se pode banalizar a vida... Não se pode inculcar violência no ingênuo mundo imaginário das crianças.

A todo momento nos diversos canais de tevê, em Games e nos DVDs, nossas crianças entram em contato com heróis violentos.

A tecnologia do mal avançou de tal forma, que a simulação da vida e da morte parece verdadeira: supostamente em defesa dos mais fracos, falsos heróis ferem e matam 'inimigos'.

A vida enfim, não tem valor, é como se fôssemos apenas bonecos falantes, desprovidos de qualquer sentimento humano.

Ninguém nasce com capacidade para o bem ou para o mal... As pessoas se capacitam, para exercer algum papel na sociedade – disse certa vez Maria do Céu.

A educadora sabe muito bem o que diz. Olavo Bilac também: “Não nasce a planta perfeita, não nasce o fruto maduro... E para ter a colheita, é preciso semear...” Semear boa semente, semear com qualidade...

A questão é bastante polêmica e não caberia numa folha de papel. Precisa-se de livros, muitos livros que contribuam para a boa formação da personalidade das crianças e de programas televisíveis que promovam a cultura do BEM, sem ter que combater o MAL. O MAL É A AUSÊNCIA DO BEM. O mal existe porque o bem está em falta...

A literatura infantil, por exemplo, carece reforma. Não podemos continuar vivendo as aventuras dos irmãos Grimm; agora projetadas e adaptadas para o MAL.

Aqueles, pois, que têm na criança seu público- alvo, jamais se esqueçam que podem gerar vida ou morte, gerar a violência ou a paz... Podem arrebanhar adeptos para o BEM ou para MAL.

Por onde anda a TURMA DO BEM? A tevê que você vê, não mostra o trabalho do professor André Polidoro, nem dos palhaços “Patati e Patatá”. As gravadores de renome e as famosas editoras, também agem do mesmo modo...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui